Introdução: Muitas pessoas, ao longo dos séculos, tem tentado negar a existência e vinda do Filho de Deus, Jesus Cristo à terra. Ateus, Cientistas e outros grupos, tem se esforçado, para apagar da história humana, a figura de Jesus.
Vamos analisar neste estudo, alguns tópicos, que não deixam dúvidas sobre este assunto. Analisaremos os fatos, que comprovam sem deixar nenhuma brecha para qualquer tipo de dúvida, que Jesus é real, e que ele esteve aqui, e viveu entre os homens, durante aproximadamente 33 anos.
Há muito mais fatos, que comprovam a veracidade da narrativa bíblica sobre a figura de Jesus, do que fatos que por exemplo, comprovam a existência de outros líderes religiosos, e que tem milhares de seguidores pelo mundo.
10 Evidências que comprovam a Existência de Jesus.
1- A Bíblia: A bíblia é a principal evidência, de que Jesus esteve na terra. Pois todos os seus livros, apontam para a figura do salvador. Do Filho de Deus que, no tempo estabelecido por ele. Nasceria entre nós. "O Livro Sagrado", é também um livro histórico, que conta vários momentos marcantes da população da Palestina, do Egito, da Assíria, do Império Romano, e também é claro, de Jesus Cristo.
2- Obras da Antiguidade Judaica: O historiador judeu Flávio Josefo viveu na época de Jesus e em sua obra "Antiguidades Judaicas", mas precisamente no capítulo terceiro do volume XVIII, diz: "...entretanto existia, naquele tempo, um certo homem sábio...Era fazedor de milagres...ensinava de tal maneira que os homens o escutavam com prazer...Era o Cristo, e quando Pilatos o condenou a ser crucificado, esses que o amavam não o abandonaram e ele lhes apareceu no terceiro dia..."
* Este é um relato, de alguém, que testemunhou os fatos relacionados a Jesus e que viveu em sua época.
3- Anais de Públio Cornélio Tácito: Tácio era um convicto pagão romano (56 d.C-120 d.C) e foi considerado um dos maiores historiadores da antiguidade. Em seus Anais (parte XV), escreveu:
" ...Nero infligiu as torturas mais refinadas a esses homens que sob o nome comum de cristãos, eram marcados pela merecida das infâmias. O nome deles se origina de Cristo, que sob o reinado de Tibério, havia sofrido a pena de morte por um decreto do procurador Pôncio Pilatos..."
4- Carta de Plínio: Plínio (62 d.C-114 d.C) foi um procônsul em Jerusalém e ao escrever uma carta ao imperador Trajano relatou que: "...maldizer Cristo, um verdadeiro cristão não o fará jamais...cantam(os cristãos) hinos a Cristo, como a um Deus..."
5- Obra Vitae Duodecim Caesarum (Os dozes Césares): O historiador romano Suetônio (70 d.C-130 d.C) escreveu em um trecho do livro quinto da obra "Os doze Césares", mais precisamente no capitulo XXV no qual evoca o imperador Tibério: "...expulsou de Roma os judeus, que instigados por um tal Chrestus (Cristo), provocaram frequentes tumultos..."
6- Urna de Tiago: A primeira prova arqueológica de existência de Jesus, é uma urna de calcário, que era usada para depositar ossos na cidade de Jerusalém. O ossuário data de aproximadamente 64 d.C, e nele está escrito: "Tiago, filho de José, irmão de Jesus."- para os estudiosos, trata-se do mesmo Tiago, irmão de Jesus.
7- Pergaminhos Sagrados: Outro grande achado da arqueologia e que trata sobre a existência de Cristo na Terra, são os pergaminhos do Mar Morto, que foram encontrados em Israel, na década de 1940. Os textes feitos com carbona 14, confirmaram que trata de documentos, da época de Jesus e referem em vários pontos, a um "Mestre da Justiça.".
8- Obra de Luciano de Samosata: Luciano Samosata, foi um escritor grego, que escreveu, apesar de não ser cristão, durante toda a sua vida (segundo século) que Jesus Cristo, era adorado pelos povos cristãos, pois teria introduzido diversos novos ensinamentos, e que foi por eles mesmos crucificado.
Em seus escritos, ele destacou sobre os ensinamentos de Jesus: O valor da fraternidade, a importância da conversão, e que todos deveriam negar outros deuses, e servir à Deus somente.
9- Mara Bar Serapião: Este foi um escritos sírio e ficou conhecido por ter fornecida uma das maiores referências não judaicas sobre a existência de Jesus Cristo, quando escreveu 40 anos depois da crucificação (73 d.C), onde encoraja seu filho a adquirir conhecimento, assim como Pitágoras, Sócrates e um Rei sábio, Jesus Cristo.
10- Escritos Gnósticos: o Evangelho da verdade, o Apócrifo de João, o Evangelho de Tomé, o tratado da Ressurreição, entre outros, são considerados gnósticos e todos eles mencionam a existência de Jesus.
Todos os fatos acima mostram sem sombra de dúvidas, que Jesus, nasceu e viveu por um período de tempo entre os homens. Sua história está gravada, além das escrituras, também na história de várias testemunhas de sua época. Mesmo de homens, que como vimos, não foram cristãos. Não teriam, motivo para exalta-lo. Mas citam seu nome em suas obras, por que reconheciam nele, algo sobrenatural.
Evidências de Jesus na Arqueologia.
No mar da Galiléia, Nazaré, a cidade da infância de Jesus, ainda está ativa hoje. Além disso, pontos primitivos correspondentes ao relato bíblico foram localizados em ciclos recentes de seca.
um barco de pesca, da época de Jesus, foi descoberto. Seu modelo, corresponde, aos barcos utilizados, para pesca, da época de Cristo.
Cafarnaum, cidade frequentemente visitada pelo Mestre, é amplamente escavada. Locais específicos como uma sinagoga, onde Jesus curou um homem com espírito maligno e pregou o sermão do pão da vida, e a casa de Pedro, onde Jesus, curou sua sogra, estão lá, preservados até hoje, E guardados como tesouro.
Outros lugares, como: o tanque de Betesda as fundações para o monte do templo judaico construído por Herodes, o Grande. Os passos do Sul, onde Jesus e seus seguidores entraram no templo, a piscina de Siloé. E outras construções que fazem parte da narrativa bíblica, tem sido descobertas, dia a dia. Não deixando, qualquer dúvida sobre a veracidade dos textos sagrados.
Conclusão: Somente, uma mente nebulosa e maldosa poderia negar estes fatos. Pra você ter uma ideia, homens como Buda, Maomé, Lao Tsé e outros, que são considerados os fundadores de seitas como o Islamismo, o Budismo e o Taoismo, e que tem milhares de seguidores, só para citar alguns. Até hoje, nada de concreto foi descobertos sobre eles. Não há evidências arqueológicas e nem históricas de que realmente existiram, mas milhões em todo o mundo, os seguem, e também, creem em seus supostos escritos. Não podemos negar a existência de Jesus. O Filho do todo poderoso esteve entre os homens. Hoje se encontra a direita do Pai, esperando o momento certo em que virá buscar os seus, para estarem com ele, por toda a eternidade. o cristianismo, como vimos tem fundamentos sólidos. Ele está construído, sobre o próprio Cristo. Fortaleça sua fé. Encha seu coração de Jesus.
Ele é Real. Ele é o Alfa e o ômega. O principio e o fim. O Filho Unigênito de Deus. Não tenha dúvidas. Todos os fatos narrados pela bíblia, são verdadeiros e dignos de confiança. Estude sua bíblia regulamente. Ela é a boca de Deus entre os homens.