Gênesis 2:24
Introdução: A família foi a primeira instituição criada por Deus. No casamento, as prioridades de homem e mulher mudam. A bíblia adverte que o homem deve amar e proteger sua esposa (Colossenses 3.19), e a esposa da mesma forma deve honrar seu marido (Efésios 5.22). E os dois, devem zelar pelos filhos, preparando-os para a vida, ensinando-os, a amar o Senhor (Provérbios 22.6).
Cuidado com as contaminações do mundo.
Um lar deve ser uma ilha, isolado, dos modismos que ferem os ensinamentos das escrituras.
É muito comum, vermos famílias, mesmo evangélicas, sendo influenciadas pelos costumes mundanos. Nossas famílias sofrem um bombardeio diário, 24 horas por dia, sobre todo tipo de assuntos e temas. Na sociedade secular, o casamento deixou de ter o valor que a bíblia dá para ele. Os planos de Deus pra família e os valores de Deus pra família, tem sido invertidos pelo mundo. Casar e se separar na primeira dificuldade virou moda, assim como a desobediência dos filhos, os vícios, o cuidado em se manter puros para o casamento, aborto e outros assuntos polêmicos, tendem a ser aceitos pela sociedade, de forma muito branda. Quem pensa diferente, é visto como ultrapassado (a).
Dentro de um lar cristão, os valores, devem ser, os valores de Deus. O olhar sobre qualquer tema, deve ser visto, pela ótica da palavra de Deus.
Certa vez, Josué, reuniu todas as famílias de Israel, e lembrou a elas, sobre o cuidado do Senhor com a nação até aquele momento. Mostrando sua fé em Deus, e sua fidelidade, deixou bem claro, quem reinava no seio de sua família. Josué, também os advertiu, sobre o cuidado que deveriam ter, com os costumes daqueles povos subjugados por eles.
Eles deveriam renovar sua aliança com Deus, e tirar de seus lares, tudo o que pudesse comprometer suas vidas com o Senhor (Josué 24).
Que grande lição aprendemos com Josué. Diante de tantas influências negativas que tentam abalar os alicerces de nossa família, precisamos agir, com a mesma devoção, convicção e firmeza do líder Hebreu. Não importa o que é aceito pelo mundo, mas, sim, o que é aprovado por Deus.
Quantos lares evangélicos tem sido abalados pelo pecado, porque os pais, não ensinam seus filhos a amarem o Senhor? Há, viverem segundo seus ensinamentos?
O livro de Salmos, no capítulo 103. 17-18, diz: "Mas a misericórdia do Senhor é de eternidade a eternidade, sobre os que o temem, e a sua justiça, sobre os filhos dos filhos, para com os que guardam a sua aliança e para com os que se lembram dos preceitos e os cumprem."
Uma família firmada no Senhor, planta para a posteridade. Deus responde de maneira reciproca nossa obediência a ele. Sua proteção e cuidado, alcançará nossas futuras gerações. Se nos mantermos fieis, nossos filhos serão benção para a igreja e para o mundo. Vale a pena consagrar nossa família ao Senhor. Vale a pena manter longe de nossa família, tudo aquilo que fere os princípios da palavra.
Precisamos construir a base de nosso lar, sobre a rocha, que é Jesus. Não abrir mão da educação de nossos filhos, mantê-los ligados as coisas do Senhor. Interessados pelo estudo assíduo das escrituras.
Incentiva-los a criar um "filtro", para analisar de maneira bíblica todos os assuntos. Se agirmos assim, teremos lares fortalecidos. Não podemos permitir que os modismos afastem nossas famílias de Deus.
Nossas referências de comportamento não podem ser os mesmas do mundo. Não é o cantor de rock ou artista do momento, que deverá servir de exemplo pra nós, e sim, os homens e mulheres de Deus.
Conclusão: Os pais precisam entender que os filhos são herança do Senhor (Sl 127. 3-5). A responsabilidade na direção da família é dos pais. Os pais precisam ser exemplo para seus filhos. Caminhar do lado deles. Protege-los das influências negativas do mundo. A instrução na palavra e o amor a Deus, devem ser ensinados na infância. Os filhos precisam aprender a ter prazer em estar na igreja. Salomão não disse: Crie o seu filho no caminho em que deve andar, mas, "Instrui". Ou seja, ensine com o seu exemplo. Instruir nossos filhos e dar a eles, instrução e disciplina planejada, com o objetivo de formar a longo prazo, homens e mulheres de caráter. Pessoas dignas. Exemplares.
Pessoas cuja luz de Cristo brilhara através de suas atitudes e ações. Pessoas que formarão outros lares, que também serão luz. É a benção passando para posteridade. A mente de nossos filhos são como quadros em branco. A responsabilidade é nossa, sob a direção do Espirito Santo, de escrever neles, as leis de Deus.
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela - Salmos 127.1"
Que o Senhor possa nos encher de ousadia, fé e amor pelas nossas famílias, para que possamos proteger nossos lares, de tudo aquilo que atrapalha nosso relacionamento com Ele.
Você pode realizar grandes proezas em nome de Deus, mas, se você for negligente com sua família, qual valor isso terá?. O ministério do verdadeiro homem e mulher de Deus, começa em casa.