Introdução: Um dos maiores problemas da Igreja atual, está relacionado à santificação. Vivemos dias, em que o homem, virou o centro do culto. Tudo é feito para atrair o maior numero de pessoas possível, e também para que essas pessoas se sintam bem na igreja. Pecado, Santificação, Compromisso com Deus, Necessitado de Mudança de Vida e outros assuntos, que chamam o homem a uma responsabilidade maior diante de Deus e do mundo, estão virando tabu. O retrato da igreja, do século 21, é apenas um rabisco, da igreja primitiva (Leia Atos dos Apóstolos). Enquanto aquela igreja crescia e se multiplicava, justamente por ser diferente do mundo, a igreja de nossos dias, cada, dia mais, se parece com o mundo. É possível, nos relacionarmos com Deus, sem nos preocuparmos com nossa santificação? Precisamos urgentemente de um avivamento verdadeiro em nossas igrejas. Precisamos de Palavra.
Como se Dá um Verdadeiro Avivamento?
O verdadeiro avivamento é aquele que se fundamenta no conhecimento e na prática dos preceitos da palavra de Deus. Quanto mais conhecemos a palavra, mas, conhecemos a Deus. Nunca se chorou tanto, se dançou tanto, ouve tanta gritaria, tanto emocionalismo como nos dias atuais. Será isso sinal de avivamento? De vida com Deus? Mais do que um impacto nas emoções das pessoas, o verdadeiro avivamento causa um impacto na vida delas como um todo. Quando alguém nasce de novo, o fruto desse novo nascimento, poderá ser visto através de atitudes, que reflitam Deus.
O livro de Hebreus, no capítulo 12. do versículo 14 à 17, entre outras coisas, nos adverte: Segui a paz com todos (é possível, ter paz, se agirmos de má fé, com nossos semelhantes? Se nos formos corretos em todos os nossos caminhos?) e a santificação (está palavra no grego, tem o mesmo significado de: "sagrado" ou "santo". Estar separado para um serviço especial. Se separar do pecado, para Deus), sem a qual. ninguém verá o Senhor. é impossível, ver Deus, se vivermos uma vida dissoluta.
Portanto, é impossível, alguém se considerar, convertido, se continua vivendo da mesma forma que antes. Todas as vezes, que Jesus, estava com alguém, todas as vezes, que ele restaurava a vida de alguém, e á Bíblia nos dá, dois exemplos, a ordem era expressa: "Vá e não peques mais"... como no caso da prostituta, pega em adultério, como vemos em João 8.11. - e em outra ocasião, junto ao tanque de Betesda, depois de ter curado aquele paralítico, que já estava ali, a 38, anos, também ordenou: Vá e não peques mais"... (João 5.14).
Quando Deus se faz presente, o verdadeiro avivamento (ou nascer para Deus), se projeta e impacta, a vida da pessoa, e de todos a sua volta. O velho testamento, nos mostra como se deu o avivamento, do povo judeu, recém saído do cativeiro: há uma solene advertência para o povo não cometer os pecados de seus pais (Neemias 7.1-10.44).
Como se deu a Reestruturação Religiosa da Nação?
Sempre que Deus deseja realizar uma obra, utiliza pessoas que demonstrem o desejo de cooperar com ele. É impossível Deus, mudar alguém, se a pessoa, não lhe der oportunidade. A leitura da Lei (Neemias 8.1-10.39) e sua exposição diante do povo, por Esdras, chama o povo israelita á responsabilidade diante de Deus. Essa leitura começou no primeiro dia do sétimo mês (8.2) e, provavelmente continuou a cada manhã durante uma semana.
Ao ao ouvir a Lei, o povo se conscientizou de seus pecados. podemos ver, portanto,o quanto,é importante, que a palavra de Deus, seja ensinada ao povo. Vivemos dias, em que, a palavra de Deus, está sendo substituída, por shows, por peças, por corais, por louvores, por acampamentos, por brincadeiras, por cinema, por encontros, nos quais, ela é pouco estudada etc... O reflexo, disso, é uma igreja fraca, porque não conhece o seu Deus. Não há outra maneira, de conhecermos, a Deus, que não seja através de sua palavra. Só ouve uma reestruturação da nação de israel, no tempo de Esdras e Neemias,, porque ouve leitura da palavra. É a palavra, que nos mostra, quem Deus, é, e suas exigências na vida, de todos aqueles que o tem como Senhor.
Conclusão: Nossas vidas, devem estar fundamentadas na palavra de Deus (a Bíblia). Não há como nos relacionarmos com Deus, vivendo, em pecado. Vivendo de acordo com o mundo. É muito perigoso nos afastarmos dos preceitos do Senhor. A solidez de uma vida cristã depende da intensidade e profundidade com que nos apegamos a seus ensinamentos. É conhecendo a palavra, e a colocando em prática, que demonstramos nosso amor a Deus. o cristão, precisa amar a justiça e ser fiel a palavra. Não há a mínima possibilidade de vivermos de maneira que agrade a Deus, sendo negligentes a sua vontade, tão bem exposta em sua palavra. Jesus, foi claro: Diz o salmista:
Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Salmos 1:1-6.
Feliz é aquele que tem prazer na Lei do Senhor, e em cumprir toda a sua vontade. Só há um caminho, que nos ajuda a sondar o coração de Deus: A sua palavra.