sábado, 30 de abril de 2016

É Possível Nos Relacionarmos com Deus Vivendo em Pecado?

Leitura Bíblica: Neemias 8.9-b- Pois todo o povo estava chorando enquanto ouvia as palavras da Lei.

Introdução: Um dos maiores problemas da Igreja atual, está relacionado à santificação. Vivemos dias, em que o homem, virou o centro do culto. Tudo é feito para atrair o maior numero de pessoas possível, e também para que essas pessoas se sintam bem na igreja. Pecado, Santificação, Compromisso com Deus, Necessitado de Mudança de Vida e outros assuntos, que chamam o homem a uma responsabilidade maior diante de Deus e do mundo, estão virando tabu. O retrato da igreja, do século 21, é apenas um rabisco, da igreja primitiva (Leia Atos dos Apóstolos). Enquanto aquela igreja crescia e se multiplicava, justamente por ser diferente do mundo, a igreja de nossos dias, cada, dia mais, se parece com o mundo. É possível, nos relacionarmos com Deus, sem nos preocuparmos com nossa santificação? Precisamos urgentemente de um avivamento verdadeiro em nossas igrejas. Precisamos de Palavra.


Como se Dá um Verdadeiro Avivamento?

O verdadeiro avivamento é aquele que se fundamenta no conhecimento e na prática dos preceitos da palavra de Deus. Quanto mais conhecemos a palavra, mas, conhecemos a Deus. Nunca se chorou tanto, se dançou tanto, ouve tanta gritaria, tanto emocionalismo como nos dias atuais. Será isso sinal de avivamento? De vida com Deus? Mais do que um impacto nas emoções das pessoas, o verdadeiro avivamento causa um impacto na vida delas como um todo. Quando alguém nasce de novo, o fruto desse novo nascimento, poderá ser visto através de atitudes, que reflitam Deus.

O livro de Hebreus, no capítulo 12. do versículo 14 à 17, entre outras coisas, nos adverte: Segui a paz com todos (é possível, ter paz, se agirmos de má fé, com nossos semelhantes? Se nos formos corretos em todos os nossos caminhos?) e a santificação (está palavra no grego, tem o mesmo significado de: "sagrado" ou "santo". Estar separado para um serviço especial. Se separar do pecado, para Deus), sem a qual. ninguém verá o Senhor. é impossível, ver Deus, se vivermos uma vida dissoluta.

Portanto, é impossível, alguém se considerar, convertido, se continua vivendo da mesma forma que antes. Todas as vezes, que Jesus, estava com alguém, todas as vezes, que ele restaurava a vida de alguém,  e á Bíblia nos dá, dois exemplos, a ordem era expressa: "Vá e não peques mais"... como no caso da prostituta, pega em adultério, como vemos em João 8.11. -  e em outra ocasião, junto ao tanque de Betesda, depois de ter curado aquele paralítico, que já estava ali, a 38, anos, também ordenou: Vá e não peques mais"... (João 5.14).

Quando Deus se faz presente, o verdadeiro avivamento (ou nascer para Deus), se projeta e impacta, a vida da pessoa, e de todos a sua volta. O velho testamento, nos mostra como se deu o avivamento, do povo judeu, recém saído do cativeiro: há uma solene advertência para o povo não cometer os pecados de seus pais (Neemias 7.1-10.44).

Como se deu a Reestruturação Religiosa da Nação?

Sempre que Deus deseja realizar uma obra, utiliza pessoas que demonstrem o desejo de cooperar com ele. É impossível Deus, mudar alguém, se a pessoa, não lhe der oportunidade. A leitura da Lei (Neemias 8.1-10.39) e sua exposição diante do povo, por Esdras, chama o povo israelita á responsabilidade diante de Deus. Essa leitura começou no primeiro dia do sétimo mês (8.2) e, provavelmente continuou a cada manhã durante uma semana.

Ao ao ouvir a Lei, o povo se conscientizou de seus pecados. podemos ver, portanto,o quanto,é importante, que a palavra de Deus, seja ensinada ao povo. Vivemos dias, em que, a palavra de Deus, está sendo substituída, por shows, por peças, por corais, por louvores, por acampamentos, por brincadeiras, por cinema, por encontros, nos quais, ela é pouco estudada etc... O reflexo, disso, é uma igreja fraca, porque não conhece o seu Deus. Não há outra maneira, de conhecermos, a Deus, que não seja através de sua palavra. Só ouve uma reestruturação da nação de israel, no tempo de Esdras e Neemias,, porque ouve leitura da palavra. É a palavra, que nos mostra, quem Deus, é, e suas exigências na vida, de todos aqueles que o tem como Senhor.

Conclusão: Nossas vidas, devem estar fundamentadas na palavra de Deus (a Bíblia). Não há como nos relacionarmos com Deus, vivendo, em pecado. Vivendo de acordo com o mundo. É muito perigoso nos afastarmos dos preceitos do Senhor. A solidez de uma vida cristã depende da intensidade e profundidade com que nos apegamos a seus ensinamentos. É conhecendo a palavra, e a colocando em prática, que demonstramos nosso amor a Deus. o cristão, precisa amar a justiça e ser fiel a palavra. Não há a mínima possibilidade de vivermos de maneira que agrade a Deus, sendo negligentes a sua vontade, tão bem exposta em sua palavra. Jesus, foi claro: Diz o salmista:

Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite.
Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará.
Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha.
Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.
Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.
Salmos 1:1-6.


Feliz é aquele que tem prazer na Lei do Senhor, e em cumprir toda a sua vontade. Só há um caminho, que nos ajuda a sondar o coração de Deus: A sua palavra.



sábado, 9 de abril de 2016

A Bíblia: livro, biblioteca ou palavra de Deus?

Introdução: Alguma vez, você já leu a bíblia? Qual a importância que ela tem pra você? Você acredita que a bíblia é um livro inspirado por Deus? Neste estudo, encontraremos respostas para essas e outras perguntas.

* A Bíblia é o livro, mais lido e mais vendido no mundo.

Qual a origem da palavra Bíblia?

A palavra Bíblia, é de origem grega e significa livros. Embora tenhamos a Bíblia como um livro só, na verdade ela é uma verdadeira biblioteca, pois é constituída de uma porção de livros menores. Ao todo são 66 livros. 39 compõem o Antigo Testamento, e 27, o Novo Testamento.

Essa coleção é também chamada de: "Escrituras Sagradas" e de "A Palavra de Deus".
Ela é um livro antigo. Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, foi escrito a 1400 anos antes do nascimento de Cristo. Já o Apocalipse, o ultimo livro da Bíblia, foi escrito aproximadamente, no fim do primeiro século, depois de Cristo. Podemos concluir, então, que a Bíblia, foi escrita num período total de 1500 anos. O ultimo livro da Bíblia (Apocalipse), foi escrito há quase dois mil anos atrás.

A mensagem bíblica, é tão atual, como era na época em que foi escrita, que parece ter sido escrita em nossos dias. A importância da Bíblia deve-se ao fato de ser a revelação de Deus aos homens. Isso a torna, um livro diferente de todos os outros existentes, e explica a razão por que devemos procurar sempre os seus ensinos para orientar nossa vida.

Quem Escreveu?

A Bíblia foi escrita por aproximadamente 40 homens. Estes homens eram apenas especiais, no sentido de terem sidos ajudados pelo Espirito Santo a escreverem a palavra de Deus. Essa é a razão dela ser chamada de "Palavra de Deus".

Como nos mostra o texto de 2 Pedro 1.21, a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens "santos", ou separados, falaram inspirados pelo Espirito Santo.
Algumas vezes, o Espirito Santo disse ao escritor o que ele deveria escrever, como encontramos no texto do livro do profeta Jeremias 36.2: Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te hei falado contra Israel...

Em outros, textos, como o evangelho de Lucas 1.3, e Apocalipse 1.1-11, percebe-se que o escritor foi guiado a buscar inspiração, no Espirito Santo, sobre tudo o que deveria escrever. Isso, implica dizer, que, Deus atuou de várias maneiras, a fim de que sua mensagem fosse revelada aos homens.

1- Os próprios autores da Bíblia declararam que escreveram por revelação divina: Gálatas 1.11,12.

2- Os livros da Bíblia formam uma unidade. Cerca de 40 homens cooperaram com Deus como veículos, para revelarem sua palavra à humanidade. Esses homens, exerceram, as mais variadas funções: Davi era rei, Amós era agricultor e pastor de gado, Lucas era médico, Paulo era intelectual, e fabricava tendas.

Alguns destes homens escreveram apenas um livro, Outros, no entanto, escreveram vários, como o apostolo Paulo, que escreveu 13 livros do Novo Testamento (na forma de cartas). Os livros harmonizam-se entre si, justamente porque o Espirito Santo ajudou o escritor de cada livro da Bíblia.

3- A Bíblia contém verdades que os homens não poderiam ter descoberto por si mesmos. Ninguém poderia ter escrito sobre a criação do Universo, se por Deus, não fosse revelado. Sabemos pela história que vários fatos aconteceram, mas ao lermos a Bíblia verificamos que vários outros fatos foram profetizados, antes de acontecerem, como por exemplo, o nascimento de Jesus.

Deus nos ajuda a reconhecer que a Bíblia é a verdade, se desejarmos sinceramente seguir os seus caminhos. Em João 7.17 há uma maravilhosa promessa a esse respeito: "Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo de mim mesmo."

4- Jesus deu testemunho a respeito da inspiração da Bíblia, em, Lucas 24.27: "E, começando por Moisés, e por todos os outros profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras."

5- A influência da Bíblia na transformação de vidas. A mensagem da Bíblia transforma o homem. Muitos tiveram sua vida totalmente transformada pela leitura da Palavra de Deus. Ela nos alegra nos momento de tristeza, nos encoraja, dá conforto, confiança, inspira confiança, entre outras coisas.

6- A Bíblia é atual. Ela nos revela as crises mundiais, o aumento da maldade, as catástrofes naturais, o desamor etc... Certos livros de ciências, escritos a pouco tempo encontram-se desatualizados, a Bíblia, entretanto, é sempre atual. Os problemas de que a Bíblia trata,são problemas de cada geração.
Por isso, no livro do profeta Isaías 40.8, lemos: "Seca-se a erva e murcha a sua flor, mas, a palavra de nosso Deus subsiste eternamente (leia também Mateus 24.35).

Conclusão: Podemos dizer que a finalidade da Bíblia e revelar Deus aos homens. Essa revelação é feita por iniciativa do próprio Deus e ao recebe-la, o homem recebe também a revelação do plano que Deus tem para sua salvação (João 20.30,31).

UMA VEZ SALVO É NECESSÁRIO CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE JESUS CRISTO (2 Pedro 3.18).

Leia sua Bíblia Regularmente. ela é a revelação de Deus. Através da leitura da Bíblia, crescemos como pessoas e filhos de Deus. Reserve um tempo para meditar em suas palavras. Faça uma aplicação pessoal e imediata da verdade contida no versículo em estudo. Deixe Deus se revelar a você através de suas paginas. Sua vida sera abençoada.