* A Bíblia é o livro, mais lido e mais vendido no mundo.
Qual a origem da palavra Bíblia?
A palavra Bíblia, é de origem grega e significa livros. Embora tenhamos a Bíblia como um livro só, na verdade ela é uma verdadeira biblioteca, pois é constituída de uma porção de livros menores. Ao todo são 66 livros. 39 compõem o Antigo Testamento, e 27, o Novo Testamento.
Essa coleção é também chamada de: "Escrituras Sagradas" e de "A Palavra de Deus".
Ela é um livro antigo. Gênesis, o primeiro livro da Bíblia, foi escrito a 1400 anos antes do nascimento de Cristo. Já o Apocalipse, o ultimo livro da Bíblia, foi escrito aproximadamente, no fim do primeiro século, depois de Cristo. Podemos concluir, então, que a Bíblia, foi escrita num período total de 1500 anos. O ultimo livro da Bíblia (Apocalipse), foi escrito há quase dois mil anos atrás.
A mensagem bíblica, é tão atual, como era na época em que foi escrita, que parece ter sido escrita em nossos dias. A importância da Bíblia deve-se ao fato de ser a revelação de Deus aos homens. Isso a torna, um livro diferente de todos os outros existentes, e explica a razão por que devemos procurar sempre os seus ensinos para orientar nossa vida.
Quem Escreveu?
A Bíblia foi escrita por aproximadamente 40 homens. Estes homens eram apenas especiais, no sentido de terem sidos ajudados pelo Espirito Santo a escreverem a palavra de Deus. Essa é a razão dela ser chamada de "Palavra de Deus".
Como nos mostra o texto de 2 Pedro 1.21, a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens "santos", ou separados, falaram inspirados pelo Espirito Santo.
Algumas vezes, o Espirito Santo disse ao escritor o que ele deveria escrever, como encontramos no texto do livro do profeta Jeremias 36.2: Toma o rolo de um livro, e escreve nele todas as palavras que te hei falado contra Israel...
Em outros, textos, como o evangelho de Lucas 1.3, e Apocalipse 1.1-11, percebe-se que o escritor foi guiado a buscar inspiração, no Espirito Santo, sobre tudo o que deveria escrever. Isso, implica dizer, que, Deus atuou de várias maneiras, a fim de que sua mensagem fosse revelada aos homens.
1- Os próprios autores da Bíblia declararam que escreveram por revelação divina: Gálatas 1.11,12.
2- Os livros da Bíblia formam uma unidade. Cerca de 40 homens cooperaram com Deus como veículos, para revelarem sua palavra à humanidade. Esses homens, exerceram, as mais variadas funções: Davi era rei, Amós era agricultor e pastor de gado, Lucas era médico, Paulo era intelectual, e fabricava tendas.
Alguns destes homens escreveram apenas um livro, Outros, no entanto, escreveram vários, como o apostolo Paulo, que escreveu 13 livros do Novo Testamento (na forma de cartas). Os livros harmonizam-se entre si, justamente porque o Espirito Santo ajudou o escritor de cada livro da Bíblia.
3- A Bíblia contém verdades que os homens não poderiam ter descoberto por si mesmos. Ninguém poderia ter escrito sobre a criação do Universo, se por Deus, não fosse revelado. Sabemos pela história que vários fatos aconteceram, mas ao lermos a Bíblia verificamos que vários outros fatos foram profetizados, antes de acontecerem, como por exemplo, o nascimento de Jesus.
Deus nos ajuda a reconhecer que a Bíblia é a verdade, se desejarmos sinceramente seguir os seus caminhos. Em João 7.17 há uma maravilhosa promessa a esse respeito: "Se alguém quiser fazer a vontade de Deus, há de saber se a doutrina é dele, ou se eu falo de mim mesmo."
4- Jesus deu testemunho a respeito da inspiração da Bíblia, em, Lucas 24.27: "E, começando por Moisés, e por todos os outros profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras."
5- A influência da Bíblia na transformação de vidas. A mensagem da Bíblia transforma o homem. Muitos tiveram sua vida totalmente transformada pela leitura da Palavra de Deus. Ela nos alegra nos momento de tristeza, nos encoraja, dá conforto, confiança, inspira confiança, entre outras coisas.
6- A Bíblia é atual. Ela nos revela as crises mundiais, o aumento da maldade, as catástrofes naturais, o desamor etc... Certos livros de ciências, escritos a pouco tempo encontram-se desatualizados, a Bíblia, entretanto, é sempre atual. Os problemas de que a Bíblia trata,são problemas de cada geração.
Por isso, no livro do profeta Isaías 40.8, lemos: "Seca-se a erva e murcha a sua flor, mas, a palavra de nosso Deus subsiste eternamente (leia também Mateus 24.35).
Conclusão: Podemos dizer que a finalidade da Bíblia e revelar Deus aos homens. Essa revelação é feita por iniciativa do próprio Deus e ao recebe-la, o homem recebe também a revelação do plano que Deus tem para sua salvação (João 20.30,31).
UMA VEZ SALVO É NECESSÁRIO CRESCER NA GRAÇA E NO CONHECIMENTO DE JESUS CRISTO (2 Pedro 3.18).
Leia sua Bíblia Regularmente. ela é a revelação de Deus. Através da leitura da Bíblia, crescemos como pessoas e filhos de Deus. Reserve um tempo para meditar em suas palavras. Faça uma aplicação pessoal e imediata da verdade contida no versículo em estudo. Deixe Deus se revelar a você através de suas paginas. Sua vida sera abençoada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário