Texto Bíblico: Atos 2.38 - Pedro respondeu: Arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão de seus pecados, e receberão o dom do Espírito Santo.
Introdução: Quem é o Espírito Santo? Essa é uma dúvida que ronda a mente de muitas pessoas. Será que o Espírito Santo é um vento, um barulho, um facho de luz, uma emoção etc...? O que a bíblia ensina sobre Ele? Em ambas as línguas, tanto no grego como no hebraico, os vocábulos usados para o Espírito Santo enfatizam santidade. No A.T, o adjetivo santo antes do substantivo espírito aparece raramente (Sl 51.11; Is 63.10,11). Em contraste, o N.T apresenta essa combinação na maioria dos livros, como um nome que ocorre frequentemente, especialmente no livro de Atos. Todos as vezes em que encontramos no Antigo Testamento, as expressões: Espírito de Deus ou Espírito do Senhor, são referências ao Espírito Santo.
O Que Significa a Palavra "Espírito"?
As palavras gregas e hebraicas para "espirito" revelam um significado duplo: espírito e vento. Por exemplo: o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas (Gn 1.2); mas, Deus fez passar um vento sobre a terra, e as águas abaixaram (Gn 8.1). Jesus disse a Nicodemos: o que é nascido do Espírito, é espírito...o vento sopra onde quer (Jo 3.6,8).
Outro significado do termo "espírito" nas duas línguas, é sopro, respiração, tanto divina como humana (Jó 4.9; 12.10; Ts 2.8). Por todas as Escrituras, a expressão "espírito" é escrita com letras maiúsculas, para referir-se ao Espírito de Deus, ou com letra minúscula para referir-se ao espírito humano.
Atuação do Espírito Santo, no Antigo Testamento.
Na Criação: A primeira vez que a palavra "espírito" aparece na Bíblia é no relato da criação em Gênesis. O Espírito de Deus, que pairava sobre as águas, é o poder criativo de Deus, que traz ordem aos caos (Gn 1.2). O Salmista faz eco a narrativa do Gênesis, quando diz: "Pela palavra do Senhor foram feitos os céus e , e todo o exercito deles pelo sopro da sua boca (Sl 33.6).
Como Uma Pessoa: A ênfase sobre o monoteísmo, dada pelos escritores do Antigo Testamento, prevalece sobre a doutrina da Trindade. No entanto, os escritores fazem uma distinção entre Deus e o Espírito do Senhor, sem jamais considerar o Espírito como uma mera emanação de Deus.
Podemos tomar por exemplo Gênesis 1.1,2. Deus criou os céu e a terra, mas o Espírito do Senhor pairava sobre as águas. Deus disse que seu Espírito não contenderia para sempre com o homem (Gn 6.3). isso significa que os escritores viam duas pessoas divinas distintas; eles entendiam que o Espírito de Deus, exercia funções que os escritores bíblicos expressaram em termos humanos.
Os Levitas Oraram: "Deste o teu bom Espírito para os ensinar (os israelitas)" (Ne 9.20). Isaias escreveu que o povo entristeceu o Espírito Santo e Deus (o Pai) tornou-se inimigo deles (Is 63.10-12; 48.16).
Como mostra as referências bíblicas, O Espírito Santo, possui características de uma pessoa divina.
Muito diferente do que alguns acreditam, ele, não é simplesmente um sopro, ou distinto de manifestações que não evidenciam, que Ele e Deus, são uma pessoa só.
Na Profecia: A manifestação do Espírito é evidente na vida dos profetas, os quais transmitiam ao povo o que o Senhor lhes falava. Tornaram-se porta vozes de Deus, quando o Espírito descia sobre eles. O profeta Isaias, declarou: O Espírito do Senhor, está sobre mim (Is 6.1). Davi declarou: O Espírito do Senhor fala por mim, e a sua palavra está na minha boca (2 Sm 23.2).
Com Poder: O Espírito frequentemente incitava uma pessoa e a enchia de poder, como aconteceu com Sansão (Jz 13.25). O espírito do Senhor, capacitou Gideão, a derrotar os inimigos, apenas com 300 homens (Jz 6.34). Elias, foi um homem cheio do Espírito, que aparentemente o transportava para vários lugares (1 Rs 18.12; 2 Rs 2.16).
Escatologia: A Recepção universal do Espírito Santo foi anunciada profeticamente séculos antes de acontecer no dia do Pentecostes (At 2.17-21). Deus falou por meio do profeta Joel: 'E derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, e os vossos jovens terão visões. Até sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei do meu Espírito (Joel 2.28,29). Outros profetas como Isaías e Ezequiel, também profetizaram a vinda do Espírito Santo (Is 44.3; Ez 36.24-28; 38.29).
O Espírito Santo, no Novo Testamento.
As referências do Espírito Santo, são abundantes no Novo Testamento, especialmente nos escritos de Lucas e Paulo. As alusões ao Espírito Santo no NT cobrem todo o espectro, desde sua sombra que encobriu Maria na concepção de Jesus (Mt 1.18,20; Lc 1.35) até o chamado do Espírito pelo retorno de Cristo (Ap 22.17). O NT enfatiza o derramamento do Espírito, seus dons, sua obra, inspiração, comunhão e habitação nos corações dos cristãos.
A doutrina da Trindade, fica evidente no relato do batismo de Jesus: O Pai revela o Filho, de quem se agrada, e o Espírito Santo desse sobre Ele em forma de uma pomba (Mt 3.16,17;Mc 1.10; Lc 3.22).
As palavras que Jesus disse sobre o Espírito, o qual habitaria no meio do seu povo, foram cumpridas na vida dos apóstolos e continuam a agir na vida de todos os crentes hoje. Em suas cartas, o apostolo Paulo apresenta uma teologia do Espírito Santo muito mais desenvolvida do que a de qualquer outro escritor do Novo Testamento.
Conclusão: O Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma de uma pomba (Lc 3.22) e como labaredas de fogo sobre as pessoas no dia do Pentecostes, em Jerusalém (At 2.3). É o sopro de Deus, tanto na criação como na recriação (Sl 33.6; Jo 3.8).
O espírito Santo trabalhou na formação das Escrituras e agora se empenha em sua aplicação. Ele literalmente levantou os escritores do Antigo e do Novo Testamento e os guiou enquanto escreviam cada palavra das Escrituras (2 Pe 1.20,21). Ele fala com as pessoas por meio das Escrituras (Atos 28.25; Hb 3.7; 9.8; 10.15). A palavra de Deus é a espada do Espírito (Ef 6.17).
O Espírito Santo, coloca um selo em cada cristão, como sinal de propriedade (2 Co 2.21). Ele é como o orvalho que desce invisível sobre a terra, embora exiba resultados visíveis. Deus abençoa o seu povo através do Espírito Santo e concede-lhes bênçãos trinitárias da graça de Cristo, do amor de Deus e da comunhão do Espirito Santo (2 Co 13.13). O Espírito da glória, repousa sobre todo o povo de Deus, que sofrem por causa de Jesus (1 Pe 4.14).