quinta-feira, 31 de maio de 2018

A Bíblia, documento histórico ou a palavra de Deus?

Leitura Bíblica: 2 Timóteo 3.16-17 - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para inspirar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; Para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

Introdução: O apostolo Paulo, destaca nesse texto, a importância das Escrituras na vida do homem de Deus. Para o cristão, a bíblia é, a fonte mais importante de instrução. O cristão amadurecido na fé, sabe, que é, fundamental o estudo diário das Escrituras para que, ele possa crescer espiritualmente e conhecer a vontade de Deus para a sua vida e para a humanidade.

Muitos, creem, ser as Escrituras apenas um livro comum, mas, falta a essas pessoas um conhecimento mais aprofundado desse livro, e uma verdadeira experiência de novo nascimento em Cristo (muitos fatos narrados, carecem ser observados, através dos olhos da fé)

O texto de 1 Coríntios 2.14, diz: O homem natural (sem Deus), não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura, e não podem entende-las, porque elas se discernem espiritualmente.

Para que nossas mentes consigam alcançar a revelação de Deus através de sua palavra, é preciso receber, uma nova mente e um novo coração, através de Jesus Cristo.

Fatos que Comprovam ser as Escrituras uma Revelação Divina.

Ao lermos a revelação de Deus (as Escrituras), iremos nos deparar, com assuntos de vários temas, e também com fatos, hoje comprovados por Arqueólogos, Cientistas etc...
Por exemplo: A Bíblia diz, que o homem foi criado do barro. Na Bíblia aprendemos sobre a origem da vida. Não só do homem, mas, também dos animais e plantas (Gn 2.7,19). Com um sopro, aquilo que era barro se recebeu vida.

É difícil, para um incrédulo, aceitar isso, como verdade. O químico, Dr. Edwim Emery Slosson (1865-1929) ficou fascinado ao constatar a coerência da afirmação bíblica, ao encontrar uma precisão química entre os elementos presentes no barro e no corpo humano. No pó da terra há 16 elementos químicos diferentes, e no corpo humano, há, esses mesmos 16 elementos químicos diferentes. Slosson fez essas afirmações, e disse ainda, que existiam, outros elementos ainda a serem encontrados, mas apesar de seus esforços, ele ainda não tinha descoberto (estamos falando, de alguém que viveu à 80 anos atrás).

Décadas mais tarde, o biólogo terrestre, Dr, Kevin Lee Griffin, em um dos seus artigos, intitulados: A composição elementar da vida, classificou 26 elementos químicos do solo, que também estão presentes (em quantidade variável), na composição do corpo humano. Portanto, como afirma o rabino, Tzvi Freeman, "Evolução" e Gênesis, ambos concordam que o homem, surgiu do barro.

Existem ainda, várias outras pesquisas relacionadas a origem da vida, através do barro, que comprovam a veracidade das Escrituras. Um incrédulo, pode questionar. De onde surgiu esse barro. O livro do profeta Jeremias 27.5, fecha essa questão: Eu (Deus), fiz a terra, o homem e os animais que estão sobre a face da terra, com o meu grande poder, e com o meu braço, estendido, e dou a quem é reto, os meus olhos.

No link a seguir, você verá outros fatos da narrativa bíblica, comprovados cientificamente: http://www.creationism.org/portuguese/ComfortScientificFactsInBible_pt.htm

Conclusão: Existe, um documentário, chamado: A História dos Cristãos e da Bíblia, o link, colocarei a seguir, que vale a pena ser assistido, recheado de pesquisas e informações, que muito ajudarão, na compreensão e comprovação da narrativa bíblica, e esclarecerá de forma dinâmica e clara, ser a Bíblia, muito mais, que um simples livro. Ela, a bíblia, realmente é, sem sombras de dúvidas a palavra de Deus. Assista e seja edificado(a): https://www.bing.com/videos/search?q=a+historia+dos+crist%c3%a3os+e+da+biblia+youtube&view=detail&mid=738269429145A45BF5E0738269429145A45BF5E0&FORM=VIRE


sexta-feira, 4 de maio de 2018

A Obra Do Espírito Santo

Leitura Bíblica: Atos 1.8, Atos 2.4 - E recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia, e Samaria e até os confins da terra. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espírito lhes concedia que falassem.

Introdução: Quem é o Espírito Santo? Qual a sua obra? Ele atuava no Antigo Testamento? Porque Jesus enviou o Espírito Santo à Igreja? Como Ele atua hoje?

São muitas as perguntas a respeito do Espírito Santo, muitas vezes não compreendemos qual o seu verdadeiro papel. Esse tema é vasto e polêmico. À luz das sagradas Escrituras, faremos uma viagem começando pelo livro do Gênesis, para entendermos melhor, qual é o seu papel, e como Ele atua no meio do povo de Deus.

Como o Espírito Santo, Atuou na Criação do Mundo?

Gênesis 1.1, 2, diz: "No princípio criou Deus os céus e a terra. A terra porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas."

Podemos notar na narrativa do Gênesis, que o Espírito de Deus, ou Espírito Santo, dá vida a todos, quando Ele retira seu Espírito, a vida cessa. Ele continua a dar e retirar a vida (conforme, Jó 33.4; 104.30; Ec 12.7 e Lc 23.46). O Espírito também constrói templos, o cosmos, o tabernáculo, a Igreja etc...(Sl 104. 1-4; Ex 28.3,35.31;1 Co 3.16; Ef 2.22).

Pairando como uma águia sobre o abismo original, o poderoso Espírito faz da terra a habitação para os seres humanos.

No Antigo Testamento.

- A origem de habilidades sobrenaturais |(Gn 41.38)
- O doador de talentos artísticos (Ex 31.2-5)
- A fonte de poder e força (Jz 3.9-10)
- A inspiração da profecia (1 Sm 19.20,23)
- O que equipa mensageiros de Deus (Mq 3.8)

Nas Profecias do Antigo Testamento.

- A purificação do coração para uma vida santa (Ez 36.25-29)

Na Salvação.

- Regenera o crente (Tt 3.5)
- Habita no crente (Rm 8.9-11)
- Santifica o crente (2 Ts 2.13)

No Novo Testamento.

- Declara as verdades sobre Cristo (Jo 16.13-14)
- Reveste do poder necessário para proclamação do evangelho (At 1.8)
- Derrama o amor de Deus nos corações (Rm5.5)
- Intercede (Rm 8.26)
- Concede os dons para o ministério (1 Co 12.4-11)
- Possibilita os frutos necessários para uma vida santa (Gl 5.22-23)
- Fortalece o ser interior (Ef 3.16)

Na Palavra Escrita.

- Inspirou as Sagradas Escrituras (2 Tm 3.16; 2 Pe 1.12)

Conclusão: Como podemos notar, sem o Espírito Santo, é impossível fazer a obra de Deus. É ele também que convence o homem, da justiça, do pecado e do juízo (João 16.8). Sem a atuação do Espírito Santo nos corações, é impossível o homem reconhecer sua condição de pecador, condenado a morte eterna, e aceitar Jesus como seu salvador.

Quando a Bíblia se refere, à: TODOS FICARAM CHEIOS DO ESPÍRITO SANTO (Atos 2.4), quer dizer, que, eles estavam sob a direção e influência especiais do Espírito, particularmente evidenciados pelo falar em línguas (ou, outras línguas, que nada tem a ver, com uma línguas desconhecidas) mas, línguas humanas, que previamente eles não haviam aprendido (Ora estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu. Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um ouvia falar na sua própria língua. Estavam, pois, atônitos e se admiravam dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que ai estão falando? E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? - (Atos 2.5-13).

A vinda do Espírito Santo é o cumprimento da promessa de Jesus relatada em Atos 1.5,8 e Lc 24.49, como vimos, desde à criação do mundo, isso não quer dizer que o Espírito, não tivesse presente atuando em outras ocasiões, no meio do povo de Deus.

Em nossa caminhada cristã, nada é realizado à parte de Deus (Ef 2.10; Fp 2.12-13).
Que cada dia, possamos nos entregar a direção do Espírito Santo, para que Ele possa realizar em nós, e na Igreja, tudo aquilo que Deus deseja.