sexta-feira, 18 de abril de 2014

O Espirito Santo, Deus em nós.

Leitura Bíblica: Atos 1.8- mas, recebereis poder, ao descer sobre vós o Espirito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até os confins da terra.

Atos 2.1-4: Ao cumprir-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar, de repente, veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam assentados. E apareceram, distribuídas entre eles, línguas, como de fogo, e pousou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espirito Santo e passaram a falar em outras línguas, segundo o Espirito lhes concedia                                                                                       que falassem.

Introdução: Antes de sua morte, Jesus prometeu que ele e o Pai enviariam aos seus discípulos "outro Consolador" (Jo 14.16,26; 15.26; 16.7).
A palavra grega traduzida para "Consolador" é parakletos e significa; advogado ou assistente em questões jurídicas.

Num contexto mais amplo, significa uma pessoa que provê encorajamento, conselho e força.
Jesus enviou alguém, com sua mesma condição, para dar, continuidade a obra que ele começou (Jo 16.7-15). A obra do Espírito, é glorificar a Jesus Cristo, mostrando a seus discípulos, quem é Jesus (Jo 16.7-15) e o que Jesus deve significar para eles (Rm 8.15-17). O Espirito santifica (Gl 5.16-18), ilumina (Ef 1.17-18), regenera (Jo 3.5-8) e transforma (2 Co 3.18; Gl 5.22-23). Sob a direção do Espirito Santo, Deus transforma pessoas e capacita estas vidas a viverem de modo que ele seja o centro delas, e sua mensagem seja difundida em toda a terra.

Nenhuma obra cresce, sem a presença do Espirito Santo. Nenhuma pessoa é ganha pra Jesus, sem o agir do Espirito Santo. O crescimento da Igreja não está ligado a nenhuma capacidade humana, mas, unica e exclusivamente ao agir do Espirito Santo. Quando uma pessoa se converte, tudo o que ela realiza, seus dons e tudo mais, são consequências do Batismo inicial, que recebemos, depois de aceitar Cristo, como nosso Senhor.

O texto de Atos dos apóstolos é claro: recebereis poder (capacidade, dons, talentos, unção etc...) ao descer sobre vós o Espirito Santo, e sereis minhas testemunhas... (Atos1.8). Nada pode ser realizado na obra de Deus sem o Espirito Santo.

O papel do Espirito Santo no livro de Atos.

O livro de Atos é um exemplo fabuloso de prática cristã autêntica sob o comando do Espirito Santo.
Quando lemos Atos dos apóstolos, sob uma velha ou nova ótica, descobrimos, um Espirito missionário.
Ele é quem faz a diferença na vida dos servos e no crescimento da Igreja. Há teologia do livro de Atos, nos mostra a missiologia do Espirito Santo.

Hoje em dia é muito comum nos depararmos com algumas situações onde pessoas, criam modelos, estratégias e situações para que a Igreja possa crescer. Muitas vezes esses métodos, não dão o resultado esperado porque faltou o ingrediente principal: o Espirito Santo dirigindo a vida das pessoas e conduzindo o trabalho da Igreja. Quando a Igreja não se coloca sob a direção do Espirito Santo, nada acontece.

O Espirito Santo, é Deus soberano, foi ele quem conduziu em triunfo a Igreja primitiva em sua missão evangelística. A Igreja somente chegou, onde chegou, por influência direta dele.
A Igreja Brasileira, ou em qualquer outra parte do mundo, só terá exito se o Espirito Santo, for aquele que estiver na liderança. A visão missionária é uma dádiva do Espirito Santo para a Igreja. Ele sabe a maneira certa, para se alcançar vidas.

O Pentecoste, é uma prova clara da visão missionária do Espirito Santo, ele não aconteceu para que, aquelas pessoas, ficassem desfrutando daquele momento especial somente entre si, mas para que, a Igreja fosse capacitada à alcançar todo o mundo. No Pentecostes, o Espirito Santo, impulsionou a Igreja a sair de Jerusalém, e deu poder a ela, para proclamar as boas novas de Deus em Cristo Jesus, em todos os lugares.

O papel do, "outro Consolador", a que Jesus se referiu, é dar proseguimento ao seu ministério.
A Missão do Espirito Santo, não terminou no Pentecostes, e nem ficou no passado, ele, ainda hoje, age no seio da Igreja, e continuará agindo, até a volta de Jesus.

Conclusão: O Espirito Santo, tem papel de destaque na obra de Deus.
Ele participou de toda criação (Gênesis 1.1-2);
Ele habita no cristão ( Jo 14.17);
Ele concede dons ( 1 Co 12.7-11);
Ele intercede por nós (Rm 8.26);
Ele guia o cristão pela verdade ( Jo 16.13);
Ele fala com o cristão ( Hb 3.7-8).

A obra do Espirito Santo é de fundamental importância para a Igreja, sem ele, nada aconteceria e a Igreja estaria fadada ao insucesso. Foi ele quem inspirou as Escrituras (2 Tm 3.16; 2 Pe 1.21) e nos ajuda a aplica-la as nossas vidas.

Ele é nossa fonte de poder e força (Jz 3.9-10), aquele que nos regenera (Tt 3.5), ele mora em nós ( Rm 8.9-11) e nos santica ( 2 Ts 2.13).

Se nos entregarmos a sua direção sem reservas, ele nos guiará, até a presença do Pai.
Abra seu coração pra ele, e você conseguirá viver de uma maneira que atraia outros a presença de Deus.
A Igreja primitiva cresceu de maneira esplendorosa e era bem vista aos olhos de todos, porque o Espirito Santo, conduzia a vida de cada crente. Que ele continue sendo nossa força motriz e no impulsione a levar a mensagem da cruz até os confins da terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário