Introdução: Deus é amor e não tem prazer no sofrimento de nenhum homem. O que leva o homem a ruína, é sua insistência em permanecer no erro.
Neste artigo, tomaremos como exemplo a grande cidade de Nínive. Do esplendor a destruição, e descobriremos que, sua rebeldia contra Deus, a levou a ser varrida da face da terra.
Muitas pessoas sofrem, mesmo conhecendo a palavra de Deus, porque da mesma forma, mesmo sendo alertadas, preferem continuar no erro.
A história de Nínive.
A poderosa cidade de Nínive, foi construída, pelo bisneto de Noé Ninrode. Ela foi sem dúvida, uma das mais antigas cidades do Mundo. O registro de seu começo, remonta ao livro de Gênesis 10.11-12- Daquela terra saiu ele para a Assíria, e edificou Nínive, Reobote-Ir e Cala. E, entre Nínive e Cala a grande cidade de Resém. Ninrode foi um homem, que sempre sonhou em ser grande e em perpetuar seu nome na terra.
Sua primeira investida, foi a construção da torre de Babel ( Genesis 10.8-12). O que ofendeu à Deus. Por isto Deus castigou Ninrode, e todo o seu povo, confundindo a linga deles para que houvesse confusão e não se entendessem mais. Seu nome significa: "nós nos rebelaremos", creio que isto explica seus atos.
Foi de sua descendência que surgiram os Assírios e os Babilônicos, que mais tarde vieram a conquistar Israel. Ninrode foi um tirano. Alguém que tinha prazer no pecado. Precisamos estar atentos, pois a cobiça, o orgulho, o desejo de grandeza, pode nos levar ao fracasso e ao afastamento de Deus.
Nínive, tinha aproximadamente, 175.000 mil habitantes, portanto, era maior do que muitas cidades que conhecemos, localizava-se na Ásia antiga, capital da Assíria, às margens do Rio Tigre. Foi fundada no III (terceiro) milênio, e atingiu seu resplendor na época do Rei Senaqueribe (705-681 a.C). Foi destruída totalmente da face da terra em 612 a.C. Não, sem antes, ter a oportunidade de se converter! De mudar sua trajetória. Num lugar com tantas, vidas, preciosas aos olhos de Deus, erra muito lógico que Deus, desse a àquelas pessoas a oportunidade de se redimir. É exatamente assim que Deus age. Sempre acena pro homem e aponta o caminho. Muitos infelizmente, preferem continuar rebeldes.
Jonas recebe de Deus, ordem para alertar seus moradores.
Jonas, foi um profeta que viveu, nos dias, em que Nínive, estava completamente envolvida pelo pecado.
Ele representa à bondade de Deus, para com aquela cidade. Naquele lugar, reinava a tirania, era uma espécie de metrópole do pecado.Ela se tornou uma cidade isolada e odiada por todos os outros povos. O pecado afasta as pessoas de nós. Quantas pessoas vivem isoladas e sozinhas, porque escolhem seguir por caminhos tortuosos. Mas, precisamos estar atentos, porque o dia do Senhor fazer justiça, sempre chega para todas as pessoas. A mensagem de Jonas foi: "Arrependam-se"
Jonas caminhou por toda a grande cidade de Nínive, segundo os estudiosos, ela tinha de um portão ao outro, aproximadamente de 75 a 100 Km de extensão (a bíblia revela que para atravessa-la gastava-se três dias a pé - Jonas 3. 1-4), Ele encorajou o povo a abandonar o pecado, e os alertou sobre as consequências dele.
Os ninivitas creram em Deus, e proclamaram um jejum, vestiram-se de panos de saco, desde o maior até o menor, e se arrependeram do seu pecado. Vendo isto, Deus os perdoou (Jonas 3.5-10). Quando estamos dispostos à repensar nossas atitudes, à abandonar as práticas que entristecem à Deus, suplicando seu perdão, Deus nos ouve. Pois seu desejo, é se relacionar intimamente com cada ser humano.
Infelizmente, a conversão daquelas pessoas, não durou muito tempo. E Deus não tem o culpado, por inocente (Naum 1.3). Naum, profetizou, por ordem de Deus, a destruição da cidade, e a cidade foi completamente feita em ruínas, por volta de aproximadamente 612 a.C.
Conclusão: O que aprendemos com está história, é que precisamos estar atentos à vida que estamos levando diante de Deus. Se pretendemos nos relacionar com Deus, precisamos abandonar as velhas práticas. Aquilo que ele não aprova. Do contrário, o sofrimento virá pra nós e para aqueles que estão ao nosso redor. Deus é amor, mas também é justo. A bíblia ensina que, o que o homem semear, isto também ceifará. Que Deus possa reinar em nossos corações, e que possamos ser íntimos dele, só assim experimentaremos a verdadeira alegria e o verdadeiro arrependimento. O mundo nos afasta de Deus e nos faz sofrer. Jesus nos aproxima do Pai e nos conduz para a eternidade. Que possamos viver segundo seus ensinamentos.
Maravilhoso essa narrativa, que Deus continua iluminando o seu coração para abençor ainsa mas as pessoas
ResponderExcluir