sábado, 5 de julho de 2014

Spurgeon - Um Alerta à Igreja do Século 21. Seja Luz.

Leitura Bíblica: 2 Timóteo 4. 2,3,4- prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrario, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos, e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas.

Introdução: Charles H. Spurgeon, pastor Batista, Inglês, que aos 16 anos pregou seu primeiro sermão, viveu no século XIX, foi reconhecido pregador, tornou-se preocupado com o rumo liberal das igrejas Batistas. Assim como os profetas do Velho Testamento foram levantados por Deus, para alertar o povo Israelita (Judeus), sobre os perigos do pecado, Spurgeon, foi levantado por Deus, para prevenir a Igreja de sua época, sobre o perigo da apostasia ( afastamento deliberado daquilo que o indivíduo (cristão), aprendeu nas escrituras).

Enfrentando as Perseguições.

Por incrível que pareça, quando alguém se levanta, para denunciar o pecado, seja em que época for. Acaba sendo alvo de perseguições. Com Spurgeon não foi diferente. Ele foi caluniado e tentaram de todas as formas, desacredita-lo. O vice presidente da União Batista John Cliford, escreveu: "Dói-me infelizmente ver este eminente ganhador de almas, estimulando milhares de cristãos a participar em disputas e conflitos pessoais." Quem conhece a biografia deste grande homem de Deus, sabe, que na realidade, o que ele estava tentando fazer, não era estimular divisão, mas alertar a Igreja, para que se mantivesse pura e fiel aos ensinamentos de Cristo. Ele foi tratado como escória pela União Batista. Mas ele sabia, a luz das escrituras, que o que estava fazendo, era correto. è muito importante, que o cristão esteja enraizado na verdade. Quando o crente tem convicção do porque de seu chamado e daquilo que Deus requer de seu povo, ele não se intimida. Mas segue firme. Spurgeon foi satirizado pela imprensa de sua época. Foi chutado como bola de futebol, foi rejeitado. Seus livros foram condenados. A perseguição a seus ideais, foi tão grande, que apenas um lugar na Inglaterra, continuou a vender seus livros. Uma pequena mercearia em Cambridge.
A perseguição a ele foi tão violenta, que em determinado momento chegou a dizer: " A luta está me matando". Mas ele não desistiu de ser luz.

Ainda hoje ele é lembrado como um dos maiores pregadores e escritores de todos os tempos. Seus sermões e escritos são bem conhecidos e muito apreciados, enquanto seus críticos são desconhecidos e esquecidos.Suas obras figuram em mais de 17 volumes do tamanho da Enciclopédia Britânica. Mais de 100 milhões de cópias de seus sermões, em 23 línguas foram vendidas. Seu conjunto de volumes, O Tesouro de Davi, vendeu mais de 120 mil copias antes de sua morte. Suas obras continuam a ser uma inspiração, para todos aqueles, que como, ele, tem consciência de sua responsabilidade diante de Deus e dos homens.

Talvez, você sinta, pela Igreja o mesmo zelo, de nosso saudoso irmão. Faça como ele, não se intimide. Lute contra o pecado. O Apostolo Paulo, instruiu à Timóteo, para que não se afasta-se de sua responsabilidade.
O encorajou, como vimos, no versículo que abre este artigo, a pregar em todo tempo. A igreja de nossos dias, passa por um período de turbulência espiritual. A muita confusão em nosso meio. Temos que continuar lutando contra os inimigos do evangelho. Contra as heresias, que muitas vezes, são trazidas por aqueles que deveriam combate-las, nossos próprios líderes. Mas não podemos desanimar. Nossa responsabilidade e ser luz. Deus espera daqueles que o amam, uma atitude radical na luta contra o pecado.

Conclusão: Se você observar a história de vida, de muitos de nossos irmãos, que viveram no passado, como Isaías, Jeremias, João Batista, Paulo, Wyclife, Lutero, Wesley, Calvino, e uma serie de outros. verá que eles também sofreram perseguição. Mas, onde estão seus opositores? A história se encarregou de enterrar seus nomes. Enquanto o nome destes, continua sendo exemplo pra outros. Não há como esquecer o que estes homens fizeram. Se pesquisarmos sobre a vida dos apóstolos de Cristo, veremos que todos eles, foram perseguidos: Pedro foi crucificado de cabeça pra baixo, André foi amarrado em uma cruz em forma de X, Tomé foi morto na Índia por pregar o evangelho, Filipe foi executado foi executado por ordem de um nobre em Cartago, Mateus (ex Publicano) foi apunhalado pelas costas na Etiópia Bartolomeu foi esfolado vivo e decapitado em Albanópolis, Tiago filho de Alfeu morreu apedrejado, Simão Foi morto a machadadas, Matias (que substituiu Judas Iscariotes) Foi morto numa fogueira, Paulo Foi decapitado em Roma, João o apóstolo do Apocalipse foi exilado na ilha de Patmos até sua morte.

Não podemos nos intimidar. Jesus disse: " Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que vós, me odiou a mim. Se vós fósseis do mundo, o mundo o amaria o que era seu mas porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: Não é o servo maior do que o seu Senhor. Se a mim me perseguiram, também vos perseguirão a vós; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, orque não conhecem aquele que me enviou." (João 15.18-21)

Que possamos seguir o exemplo de nossos irmãos do passado. Sejamos luz neste mundo de trevas. De tempos em tempos nossas Igrejas são assoladas por uma serie de heresias. Nossa missão é nos levantarmos e proteger a Igreja de Cristo Que o Espírito Santo nos dê a capacidade e a ousadia necessárias para marcarmos nosso tempo. Você pode ser benção na sua casa, na sua Igreja, no seu Bairro, na sua Cidade e em todos os lugares. Faça aquilo que Deus te enviou a fazer: Pregue em todo tempo a sua palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário