sábado, 11 de julho de 2015

Como podemos ser uteis no Reino de Cristo?

Leitura Bíblica: João 8.32 - "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará."

Introdução: Todo cristão que tem à noção exata de sua responsabilidade diante de Deus e dos homens, sabe o quanto é importante evangelizar. Um cristão é alguém, chamado por Deus para anunciar as boas novas. A grande dúvida, que muitos tem, é: "POR ONDE COMEÇAR?"
Como podemos ser úteis no reino de Deus?



Como Jesus evangelizava.

Se observarmos bem, a vida de Jesus,  e seu ministério, aprenderemos coisas profundas, sobre como evangelizar. Muitos pensam, de uma maneira equivocada, que evangelismo só tem valor se for longe. Alguns associam a palavra missões a outras terras. Será que propagar o evangelho, só tem valor se for em em outros estados ou países? Certa vez Jesus disse a seus ouvintes: " aprendemos verdades profundas nestas afirmações" - ...aquele que me enviou é verdadeiro; e o que dele tenho ouvido isso falo ao mundo. " " Se não crerdes que Eu Sou, morrereis em vosso pecado (João 8.26-b; 24-b).
1° Ele aponta para o Pai;
2° Ele revela sua missão (propagar o evangelho e anunciar o Pai);
3° Ele deixa bem claro, que não existe outro caminho (Todos precisam do Pai).

* Aprendemos com Jesus, como nos comportar, diante da extrema necessidade de anunciar a chegada do reino de Deus. E o quão grande é está missão. O quão valiosa é está missão.  e o quão importante é está missão.

Como era o Mundo de Jesus?

O território de Israel, é muito pequeno, e a maioria dos lugares relacionados nos evangelhos, não exigiam grandes deslocamentos. Entre Nazaré e Belém por exemplo, só há 162 Km.
Entre Nazaré e Cafarnaum são 46 KM, de Betânia à Jerusalém 9 KM; e de Nazaré a Caná são apenas 6 KM. No tempo de Jesus, não existia ainda Israel, e sim pequenos territórios: a província romana da Judeia, da Tetrarquia de Filipe, Samaria,  e Decápole entre outras. 

Segundo alguns autores, baseados na Autobiografia de Flávio Josefo (historiador Judeu, que depois ganhou cidadania Romana e que viveu no primeiro século da era cristã), o caminho da Galileia a Jerusalém, levava três dias para ser percorrido. Ou seja, Jesus começou seu ministério, anunciando as boas novas no meio do seu povo. Talvez, tenha começado dentro da própria família e na vizinhança.
Como vimos, é no mínimo, falta de conhecimento da palavra de Deus, achar que para anunciar o evangelho o cristão precisa ir para muito longe. Alguns irmãos, perdem grandes oportunidades de ganhar almas, por se sentirem acomodados entre os seus. Em primeiro lugar, somos enviados aos nossos. Do que adianta mirar nas almas que estão longe, e deixar os que estão perto se perderem?

Quando Jesus enviou seus discípulos, ele não disse:" VÃO E ANUNCIEM MINHA PALAVRA LONGE", e, sim: "Mas, recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir, sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém (ou seja, na sua própria pátria), como em toda a Judeia e Samaria, e até os confins da terra" - (Atos 1.8). É claro, que podemos e devemos desejar alcançar outros povos, mas porque não começar dentro de nossa casa, para nossa própria família e amigos?

Como vimos, Jesus começou sua missão entre os do seu próprio povo. Ele não precisou percorrer grandes distâncias para que o evangelho chegasse até nós. É muito mais fácil falar para aqueles que convivemos, do que para aqueles que desconhecemos.

Conclusão: Você deseja ser útil na obra de Deus? A bíblia nos mostra que o maior dom, é o dom de profecia (da palavra- Atos 14.1). Anunciar o evangelho, é assunto de extrema urgência e importância. O mundo precisa conhecer Jesus, nossa família e amigos precisam também conhece-lo. As pessoas à nossa volta não podem ficar alheios ao valor da palavra. Precisamos leva-las à conhecer o Salvador.
A maior prova de amor e respeito que podemos demonstrar por alguém, é falar das boas novas do evangelho. Se cada cristão entendesse o valor desta missão, veríamos milhares de pessoas aos pés de Jesus. Veríamos muito menos sofrimento no mundo. Todo cristão pode e deve se envolver em missões, mas não espere para começar longe. Comece hoje mesmo, por aqueles que estão perto.
A Igreja (cada cristão), é portadora, da maior verdade que o mundo pode conhecer: "O EVANGELHO". Que o Senhor, possa nos usar como instrumentos, para anunciarmos com intrepidez seu Amor pelo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário