Introdução: É dos Salmos que procedem as mais lindas expressões de fé em Deus. Os Salmos tem o poder de elevar nosso espirito e nos fazer refletir na providência e na grandeza de Deus.
Talvez os versículos mais conhecidos da bíblia, encontramos nos Salmos. Mesmo alguém que não tem o hábito de ler a bíblia regulamente, conhece algum dos Salmos. Quem não conhece "O Senhor é o meu pastor é nada me faltará" ? Sl 23.1
Não é mesmo! Como os Salmos, muitas vezes, brotaram de experiências humanas. Eles contém, expressões sinceras da alma no confronto com os fatos da vida. " Quando a Fé inspira, louvor e poesia" , é um titulo, que, tem tudo a ver, com à experiência dos salmistas.
O que significa "Salmos".
A palavra salmo, deriva de uma palavra grega que significa 'um poema cantado para acompanhamento musical". O vocábulo hebraico correspondente é "tehilim", que significa "louvores". Embora nem todos os salmos sejam hinos de louvor. O livro de Salmos é o hinário da nação judaica, e muitos dos Salmos encontram espaço no hinário cristão.
Ex: O Salmo que serviu de base para o hino; Castelo Forte é nosso Deus, composto por Martinho Lutero, foi o Salmo 46 Isaac Watts, usou o Salmo 100, para escrever o hino: "Deus dos Antigos".
Os salmos eram utilizados nas sinagogas dos judeus e nos cultos cristãos primitivos. Uma evidência do uso dos Salmos na liturgia cristã, encontramos em Colossenses 3.16, Tiago 5.13 e Efésios 5.18-19.
O propósito.
O livro de Salmos é uma coleção de cânticos e poemas de natureza bem pessoal. Sua compilação foi feita com o propósito de servir como um "hinário" para o povo de Israel. Ao longo dos tempos, seu conteúdo foi adaptado pelos Judeus tendo em vista sua utilização na adoração pública da mesma forma que nas devoções de natureza pessoal. Nesta coleção encontramos; orações de sofrimento, hinos de louvor e adoração, confissões de pecado, confissões de fé, hinos de louvor a criação de Deus, hinos que contam a história do povo judeu, em em todos os temas, por mais variados que sejam, encontramos uma fé inabalável no Senhor.
Qual a diferença da poesia hebreia?
Há diferença entre a poesia ocidental, geralmente baseada na rima e a poesia oriental, que fundamenta primeiramente o que pode ser chamado de "paralelismo", ou seja, nas relações que as linhas mantém entre si. No paralelismo sinonímico, a segunda linha, reafirma a primeira, como no Salmo 15.1 " Senhor quem habitará no teu tabernáculo?" Quem morará no teu santo monte?.
Já no paralelismo antitético e o oposto, como no Salmo 37.9 " pois os malfeitores serão cortados, mas os que esperam no Senhor, herdarão a terra".
A presença de Cristo nos Salmos.
O próprio Jesus declarou que os Salmos testificavam a Seu respeito (Lucas 24.44). Ele é o salvador crucificado no Salmo 22, o Pastor do Salmo 23(ver João 10), o sacrifício no Salmo 40.6-8(ver Hebreus 10. 1-10), o sumo sacerdote do salmo 110 (ver Hebreus 7.17-21), a pedra de esquina do Salmo 118,22-23 (ver Mateus 21.41) e o Rei que está por vir no Salmo 2 (ver Atos 4. 25-26 e 13.33).
A sete Salmos que são chamados de Salmos penitenciais, porque seu conteúdo consiste de confissões de pecado:( 6, 32, 38, 51, 102, 130, 143). Os Salmos 120 e 134, são conhecidos como cânticos dos Degraus. o Salmo 119 descreve as virtudes da palavra de Deus, os Salmos 113 e 118, são usados pelos Judeus durante as celebrações da Páscoa.
Data dos Salmos: de acordo com Holman Bible Handbook, alguns críticos colocam os Salmos como tendo sido compostos num período posterior da história de Israel. Alguns chegam a colocar sua composição ao período dos Macabeus. Podemos atribuir a composição dos Salmos a três períodos: 1- O período Pré-exílico, 2- O período exílico e 3- a fase Inicial dos pós exílico, como por exemplo o Salmo 119.
Conclusão: Mensagens dos Salmos para hoje- Os Salmos nos ajudam a compreender Deus, a nós mesmos, e o nosso relacionamento com Deus.
Os salmos descrevem Deus como Criador que é digno de louvor e é capaz de usar seu poder criativo para resgatar seu povo dos seus problemas.
Deus é o justo juiz de todo o mundo, que recompensa os justos e se opõem aos impios.
Deus é fiel amigo e companheiro dos oprimidos.
Os Salmos destacam as promessas de Deus a davi e a sua descendência, promessas que foram cumpridas em Cristo.
Os Salmos descrevem todas as amplitudes das emoções humanas; alegria, desespero, culpa, amor, ódio, gratidão e insatisfação.
Que possamos mergulhar na leitura, não somente do livro de Salmos, que eleva nosso espírito, mas em toda a palavra de Deus, que é luz para nosso caminho.