domingo, 4 de maio de 2014

O Deus que cumpre suas promessas.

Leitura Bíblica: Gálatas 4.4- "Mas vindo a plenitude dos tempos, Deus enviou seu Filho, nascido de mulher, nascido debaixo da lei..."

Introdução: Deus é um Deus que cumpre suas promessas. Num mundo onde a palavra não tem mais o valor que deveria ter. Num mundo onde as pessoas não se preocupam mais em cumprir suas promessas e acordos. Através das escrituras, podemos ver que, Deus, Perfeito, Santo, Poderoso, Onipotente, Onipresente, valoriza suas promessas. Meditaremos um pouco sobre este assunto e veremos como Deus, desde o início do mundo, vem dirigindo a história, para que aquilo que prometeu lá no Jardim do Éden, quando o homem transgrediu sua ordem, se cumprisse.

A promessa de um descendente que esmagaria a cabeça da serpente: Se observamos, em Gênesis 1, depois de Deus ter criado todas as coisas, ele as dá para mantimento ao homem. No final do capítulo 2. 15-17 Deus diz ao homem, para que desfrutasse de tudo o que havia no jardim, mas, do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal, o homem, não deveria comer.
Porque Deus deu está ordem, alguns poderiam se perguntar? O homem foi criado, sem pecado. Puro. Não tinha conhecimento de certo e errado. Quando temos conhecimento do certo e errado, nos tornamos responsáveis por nossas atitudes. A pureza de Adão o tornava digno de estar na presença de Deus.
Não havia maldade no mundo, por isto Deus se relacionava de uma forma muito íntima com o homem, Deus visitava Adão todos os dias (Gen 3.8). Mas não podemos esquecer, que Deus, não suporta o pecado.
E foi exatamente neste ponto que Adão e Eva falharam. Desobedecendo Deus, eles abriram as portas do mundo, para o pecado. O problema não estava no fruto, mas na desobediência do homem.
Toda vez, que deixamos de seguir as orientações de Deus, pecamos. Foi exatamente isto o que aconteceu, no Éden. Imediatamente, Deus agiu. Mostrando justiça, Expulsou Adão e Eva do paraíso (Gen 3.23), e agindo movido por amor, prometeu ao homem, que de sua descendência, nasceria alguém (Jesus), que esmagaria a cabeça da serpente (O diabo), como vemos em Gênesis 3.14,15.

Deus reafirma sua promessa: Certa vez, Isaque perguntou a seu pai, Abraão, no monte Moriá: "Eis o fogo e a lenha, mas onde está o cordeiro para o holocausto?" Todo o Velho Testamento, reafirma a pergunta de Isaque: "Onde está o cordeiro?" Seus livros e autores contemplam o cumprimento da promessa de Deus de que viria um, nascido de mulher, para esmagar a cabeça da serpente.

O Novo Testamento dá a resposta: No evangelho de João, encontramos a resposta para a pergunta do Velho Testamento. O profeta João Batista, ao ver Jesus que vinha para ele, declarou: " Eis o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!" (João 1.29). Deus havia cumprido sua promessa, feita a milênios antes. Jesus, nasceu, para aniquilar, todo o poder do pecado e da morte. Todo o homem, que busca nele, se liberta das garras do pecado, encontra liberdade. Ele, é, o elo, que nos liga ao Pai, e nos torna dignos, de estar na presença de Deus. O que Adão trouxe de maldição, Jesus aniquilou na cruz.

Conclusão: Novo Testamento, significa: Nova Aliança. Se você, ler os evangelhos, verá que em Jesus, se cumpriram as promessas do Pai. Aquele acordo, feito, no Éden, havia se tornado real. O livro de Apocalipse, encerra, com chave de ouro a história de todos aqueles que lavam, suas vestes no sangue do cordeiro: Digno é o cordeiro...! (Ap 5.12). Ele voltará! Virá nos buscar, para estar novamente com o Pai: Apocalipse 22 12, 14 diz: E eis que venho, sem demora, e comigo está o galardão (o prêmio, de todos aqueles que abriram seu coração pra ele)... Bem aventurado aqueles que lavam as suas vestiduras (no Sangue do Cordeiro), para que assista o direito a árvore da vida (não mais morreremos). Poderíamos construir todo o sistema teológico, baseado nestes fatos relacionados a Jesus. Como podemos notar: Deus leva a sério aquilo que promete. Todas as suas promessas, se cumpriram e estão sendo cumpridas ao longo da história. Qualquer homem, em qualquer parte da terra, pode ter o direito a arvore da vida. Basta abrir seu coração pra Jesus. Ele quer que entremos na sua cidade, pelas portas (Ap 22.14-b). Os que não buscaram no passado e nem buscam hoje, bem como aqueles que não o buscarem no futuro, ficarão de fora (Ap 22.15). A santidade (separação do pecado que nos torna inimigos de Deus), somente é possível, através do Cordeiro prometido no Éden, o Filho de Deus, Jesus Cristo, que tira o pecado do mundo.
Assim como Deus valoriza a sua palavra. Valorize a sua também, meu (minha) amado (a), pois a luz, não tem qualquer comunhão com as trevas. A mentira, como vimos, desde o principio e obra de Satanas. Deus não mente, e aqueles que esperam em Jesus, também não podem mentir. Pense nisto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário