segunda-feira, 19 de maio de 2014

O perigo dos falsos ensinamentos.

Leitura Bíblica: 2 Pedro 1.16,17- Porque não vos demos a conhecer o poder e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da sua majestade, pois ele recebeu da parte de Deus Pai, honra e glória, quando pela Glória Excelsa lhe foi enviada a seguinte voz: Este é meu Filho amado em quem me comprazo.

Gálatas 1.7- Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou da graça de Cristo, para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo.

Introdução: Em todas as épocas, em todas as culturas, vemos homens com o desejo de adorar.
A adoração é algo inerente aos homens. Nossas limitações despertam em nós o desejo de buscar algo no universo que seja maior do que nós, que possa nos proteger e nos ajudar a encontrar paz de espírito.
Que possa nos completar. Isto muitas vezes se transforma num grande perigo. Pois em nossa busca espiritual por Deus, ou por este ser, que transcende nosso entendimento. Quando feita de maneira equivocada e sem o auxilio da palavra (a bíblia), pode nos trazer sérios danos. Pois Deus não reconhece outro ensinamento que não seja a sua própria palavra.
E quando os homens, seguem por outros caminhos, que não o caminho apontado por Deus: Jesus Cristo. Deus se distancia do homem. A Bíblia é clara, quando afirma que não há salvação em nenhum outro, que não seja Jesus Cristo (Atos 4.12). Este texto foi citado por Pedro, perante o Sinédrio, em Jerusalém, quando, as autoridades locais, os anciões, os escribas e os sacerdotes o quiseram calar, a respeito de sua fé em Jesus, e dos sinais, que aconteciam, através da autoridade que há neste nome.
Pedro então fecha com chave de ouro esta questão: Atos 4.19...Julgai se é justo diante de Deus, ouvir-vos antes a vós outros do que à Deus...
Uma mente e um coração como o de Pedro, não se dobram as vãs doutrinas e nem aos falsos ensinamentos. Quando o crente tem convicção do privilégio que é servir a Deus e quando ele crê, sem duvidar que a palavra de Deus é a verdade, ele não se desvia, e está sempre pronta a rebater os falsos ensinamentos. Como veremos a seguir, existem vários caminhos apontados pelos homens para se chegar a Deus, mas, a palavra de Deus só reconhece, Jesus, como o único caminho.

Heresias que não são bíblicas:

Precisamos aprender primeiro o que são seitas.Seitas segundo a definição de alguns sociólogos são: grupos religiosos com pouco reconhecimento da sociedade ou grupos ideológicos com um líder carismático e/ou autoritário que priva seus seguidores de boa parte de seu livre arbítrio, exercendo uma grande influência sobre eles. Podemos entender como seita também, todo ou qualquer ensinamento filosófico ou não, que contraria a palavra de Deus. A palavra de Deus é a fonte mais segura, para conseguirmos descobrir, se o que está sendo ensinado por determinado grupo é verdadeiro ou não. O papel do cristianismo é, colocar Jesus, como centro de nossa fé, e seus ensinamentos como verdade absoluta e indiscutível.
Qualquer ensinamento que coloca o homem como centro, ou como auto suficiente e não reconhece a pequenez do homem, seu estado de fragilidade e sua total dependência de Deus, deve ser refutado como mentiroso.
Veremos agora, vários caminhos apontados pelo homem, para que o homem seja salvo, mas que, não são reconhecidos por Deus, e ferem a sua palavra.
Você já ouviu falar em Ho Na Hana? Está é uma seita japonesa, chamada também de "seita da leitura do pé". É chamada assim, porque Hogen Fukunaka seu fundador, conseguiu diagnosticar doenças, examinando os pés das pessoas. Ele fundou o grupo em 1987, e reafirmava ser a reencarnação de Jesus Cristo e Buda.

- Os Realianos: Acreditam que naves espaciais semearam a maioria das religiões. Acreditam também em ransferência mental e que a clonagem humana pode levar a reencarnação. Esta seita começou na França em 1970. Em 203 uma seguidora da seita apareceu nos jornais, afirmando que conseguiu criar o primeiro clone humano.

- O corpo de Cristo: São um grupo autoritário que se baseiam em "revelação direta" e não na bíblia. Apareceram nos jornais, por haverem levado a morte duas crianças por inanição.

- Ordem do templo Solar: Foi criado em 1984 por Luiz Jouret em belga, neo nazista. Se denominam como a segunda vinda de Cristo e os cavaleiros da ordem templaria.

- Você pode procurar saber também sobre os Davidianos, a Comunidade de Bhagwan Shree Rajneesh, a Família Manson, Os Heaven s Gate, a Aum Shinkyo, a Peoples Temple, Os testemunhas de Jeová, os Mormons, os Rastafari os Israelitas (vivem e se vestem como no tempo de Jesus), a Maçonaria, Rosa e Cruz, os Illuminati, a sociedade Thule, os Cavaleiros do circulo de ouro, A Mão Negra, a Ordem dos Assasinos, o Clube de Bildeberg, o Ordo Templi Orientis ou O.T.O, a Igreja da Cientologia, Universo em Desencanto escolas do quarto Caminho os Espiritas Hare Krishna, os Grupos gnósticos, a Missão da Luz Divina, a Meditação Transcendental, os Meninos de Deus a Nova Era, Sai baba, Seitas Ufonistas, Siloismo e tantas outras.

Se você fizer uma pesquisa na internet, verá a base das crenças destas e de outras seitas, que ferem os ensinamentos de Deus. Todas elas, devem ser confrontadas a luz da palavra de Deus. Precisamos estar preparados, para apontar Cristo como a Unica Verdade e o Único Caminho.

O estudo sistemático da Bíblia, a oração, a comunhão diária com Deus, irá nos preparar para combatermos estas heresias. Precisamos estar atentos. Não são todos os caminhos que nos levam a Deus e nem todas as verdades são as verdades de Deus.

Conclusão: O tema central do evangelho, é a salvação. O evangelho proclama que Deus, salvará os homens, através de Jesus. "Porque pela graça, sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus (Ef 2.8). Ao Senhor, pertence a salvação (Jn 2.9). Salvação, significa: Livramento. A salvação acontece através de Cristo, e de sua obra. Foi Cristo que alcançou a salvação de todo aquele que o recebe, na Cruz. Ele foi preordenado a nos representar e pagar por nossas transgressões (1 Pe 1.18-20).
Busque em Jesus somente e em sua palavra, sentido para sua vida. Espere somente em Jesus.
Faça da Bíblia seu guia. E rejeite tudo aquilo que contradiz a palavra de Deus. há caminhos que ao home parecem ser bons, mais seu fim, não é o melhor. Fuja das heresias. Mesmo aquelas que aparentemente são inocentes. Que o Espírito Santo nos abençoe, hoje e sempre, e nos dê condições de sermos servos preparados para combater as mentiras do inimigo. Que possamos ser usados para levar a verdade da palavra de Deus a cada coração.



Nenhum comentário:

Postar um comentário