quinta-feira, 19 de junho de 2014

Passos que levam uma Igreja à morrer Espiritualmente.

Leitura Bíblica: João 8.32- E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.

Introdução: Porque muitos ministérios fracassam ? Porque muitos templos fecham as portas ? Porque vemos tanto escanda-lo nas Igrejas ? Alguma vez na vida você já pensou sobre isto ? Existe uma formula para que isto acabe ? Minha resposta é sim! Qual seria está formula ? O evangelho de João, dentre tantas outras partes da palavra de Deus (A Bíblia) tem a resposta. Conhecimento de Deus! Sustentar o ensino de Cristo que é a verdade (precisamos deixar claro: A única Verdade), conduz o homem a ter forças para viver dignamente em todas as áreas de sua vida. Temos visto ministérios se esforçarem em atrair pessoas de todas as formas. Mas poucos tem buscado atrair o pecador através da única formula infalível: Jesus Cristo. Elaboramos uma seria de situações para que o pecador venha a nossos cultos. Para que se sinta bem. Mas não temos coragem de confronta-los em seus erros. Não temos coragem de dizer a eles que o pecado mata e que Cristo é vida, e só há uma maneira de não ser condenado eternamente: Viver de acordo com a verdade de Cristo. A salvação não é alcançada através de uma vida mais ou menos com Deus. Mas através de uma vida que reflita Deus. Não é somente fazer parte de uma comunidade cristã, ou fazer parte de um grupo jovem, nem da união feminina ou qualquer outra repartição da Igreja. Mas através de uma vida, repito: Que reflita Deus. As Igrejas de hoje, tem falhado nisto! Espero que você não faça parte de uma Igreja, que esteja dentro destas estatísticas. A bíblia tem sido discutida, ao invés de ensinada.

Onde as Igrejas erram ?

1°- Em não ensinar a auto suficiência de Cristo: Apresentamos Cristo, as multidões, como um amuleto, alguém muito bonzinho que vai resolver todos os seus problemas, que vai enriquece-los, cura-los, e estar 24 horas a sua disposição. Onde erramos com este tipo de ensino ? Não ensinamos que Jesus só tem compromisso, com quem tem compromisso com ele. Há uma aliança eterna que nada pode quebrar que é a aliança que Deus tem conosco através de seu filho. Que nos garante além da salvação outras benefícios, mas à também uma parte que devemos cumprir: Sermos leais a ele. O apostolo Paulo, usou uma estratégia muito interessante enquanto estava preso em Roma. Chamou os líderes das Igrejas para instruí-los como deveriam ministrar às necessidades das Igrejas. Além desta estratégia. Usou também cartas(epístolas), para instrui-los.
Qual o propósito ? Advertir contra o ensino de falsas doutrinas na Igreja que mudariam por completo a centralidade, na pessoa de Jesus Cristo. O que Paulo, combatia naquela época continua acontecendo hoje.
Leia o livro de Colossenses, e você vera. O grande problema da heresia é: além de apresentar um ensino errado, também apresenta, um ensino incompleto. A Igreja do terceiro milênio, enfrenta a ameaça de um sincretismo pasteurizado (no sentindo da homogenização e massificação, de que todas as coisas se assemelham inclusive questões de fé.). Um exemplo: Todos os caminhos levam a Deus. Podemos seguir por caminhos diferentes mas no final o resultado é o mesmo. Não é assim, que muitos pregam?
A Palavra de deus é clara: " O qual é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação... Ele é antes de todas as coisas e nele subsistem todas as coisas; e também ele é a cabeça do corpo, da Igreja; é o princípio, o primogênito entre os mortos, para que tudo tenha a preeminência, porque aprouve a Deus que nele habite toda a plenitude." ( Colossenses 1.15,17-19).
Um dos pontos cruciais de toda heresia, é atacar a pessoa de Cristo. Mesmo que este ataque não seja direto, mas velado. Quando ao invés de apresentar Cristo como única solução para a vida do pecador. Tentamos atrai-los com outras promessas. Paulo foi claro: Cristo é a preeminência de todas as coisas (Colossenses 1.15-19); que o pecado existe e que precisa de remissão (Colossenses 1.14); que devemos estar ligados e edificados em Cristo (Cl 2.7), e que devemos depender única e exclusivamente de Cristo para nossa redenção e para nosso bom relacionamento uns com os outros ( Cl 2.18-19), e que nossa vida, deve ser um reflexo de nossa fé e experiência de comunhão com o Senhor ( Cl 2.19-23; 3 e 4). Precisamos ensinar ao pecador que Cristo é o centro de todas as coisas. Sua pessoa deve ser a única prioridade em nossas pregações. Quando a Igreja, coloca, Cristo, em segundo plano, e apresenta outras formulas, ou meios para atrair pessoas, na verdade, ele está dando o primeiro passo em direção a sua própria destruição.

2°-Há coisas que não se deve abrir mão: " Ora, quanto à vinda de nosso Senhor Jesus Cristo e a nossa reunião com ele, rogamo-vos, Irmãos que não vos movais facilmente do vosso modo de pensar, nem vos perturbeis, que por espirito, quer por palavra, que por epístola como enviada de nós, como se o dia do Senhor já estivesse perto." ( 2 Tessalonicenses 2.1-2).
Os cristãos em Tessalônica, tinham ficado grato a Paulo, pela primeira carta. Mas ela não resolveu, todos os seus problemas. A perseguição a eles tinha ficado, pior. Alguns crentes tinham pensado, que já estavam passando, pelo período da Tribulação. Apareceu então uma suposta carta de Paulo, declarando que o dia do Senhor já estava presente. Isto causou uma grande confusão no seio da Igreja.
Concluíram, então, alguns deles, que, uma vez que a vinda do Senhor estava próxima eles deveriam abandonar os seus trabalhos (na Igreja e secular) e gastar o tempo, esperando por ele.
* Quando uma Igreja, para de buscar à Deus. Quando o crente pará de buscar à Deus. Eles começam a trilhar um caminho, muito perigoso. Algumas pessoas, chegam a separar determinadas áreas da vida. estabelecendo onde e quando Deus pode agir. Na Igreja mostram-se fervorosos, durante toda a semana, não se identificam como cristãos. Outros, tem tempo pra tudo, menos para o serviço de Deus.
Paulo escreveu a Igreja de Tessalônica, para que eles permanecessem firmes em todo o tempo, e em todas as coisas ( 2° Tessalonicenses 2.13; 3-15). Paulo estava querendo ensina-los, que: A fè não pode limitar-se apenas aos aspectos conceituais da doutrina. A fé é para ser vivida.
Quando uma Igreja deixa de ser sal e luz. Ela dá mais, um passo para sua destruição. Muitos líderes em ensinado, que para ser crente, não é preciso fazer muito esforço. Tem apresentado um falso evangelho de facilidade. Não ensinam que a comunhão com Deus é diária e deve ocupar todas as áreas da vida.

3°- Há coisas que devem ser guardadas: " Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido na fé e no amor que há em Cristo Jesus; guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo, que habita em nós." (2° Timóteo 1.13-14). Paulo estava próximo de passar pelo julgamento, que determinaria sua morte.
Ele escreve a Timóteo para que permaneça firme na fé. Que permaneça em tudo o que aprendeu.
Muitas Igrejas, tem esquecido sua história. Suas tradições. Tem seguido fábulas e ensinamentos humanos.
Muitos líderes tem ensinado, que nossos irmãos que trouxeram a semente do evangelho até nossos dias, estavam equivocados em sua maneira de pensar. Isto é um grande erro. Os novos crentes, não tem sido orientados a guardar os ensinamentos dos Pais da fé. Certos departamentos tem sido extintos do nosso meio. A própria EBD (Escola Bíblica Dominical), em sido extinta em muitas Igrejas. Há uma febre pelo novo. Por novos conceitos. A música mudou, o comportamento dos crentes tem mudado, a forma de encarar o mundo e o pecado também. Tem se levantado, uma nova geração de "crentes" com um conceito muito diferente de vida com Deus. Nossos jovens se parecem com os jovens do mundo. Nossas reuniões também. São tantos festivais em nosso meio. Carnaval evangélico, desfile evangélico, shows etc... sem fundamento bíblico algum, que temos visto o resultado no meio cristão: Escanda-los atrás de escanda-los, e uma geração totalmente descompromissada com Deus. Isto é muito grave. Deveríamos adotar o novo, quando fundamentado na palavra e jamais desvalorizar nossa história. Quando uma Igreja se esquece dos fundamentos e zelos da fé. Ela caminha a passos largos para sua aniquilação. Era isto que Paulo, estava passando, a Timóteo. Não se esqueça do que aprendeu! Valorize sua história com Deus. Precisamos voltar a nossas origens.

4°- Ameaças a uma jovem Igreja e a jovens líderes: Gostaria de ressaltar, que quando sito, jovem líderes, isto não está relacionado a idade. Mas a tempo de vida com Deus. Nossos seminários estão cheios de cristãos com pouco tempo de conversão. Por um lado isto é bom. Por outro alguém que não passou por grandes experiências na fé, dificilmente será um bom líder. Quando assumem ministérios, tornam-se uma ameaça pra si e para a Igreja. Conheço Jovens pastores, que abominam tudo o que é tradicional. Eles creem mais em métodos, do que no próprio poder do Espírito Santo. Para isso, investem tempo e todas as suas energias nestes métodos.
" Lembro-me de um certo rei, que ao assumir o Lugar do Pai, dividiu sua nação". estou falando é claro de Roboão e Salomão, seu Pai- 1 Reis 12. Muitos líderes sem grande experiência de fé fazem o mesmo. ávidos por reconhecimento e crescimento, além de destruir tudo oque foi plantado antes deles, simplesmente seguem por novos caminhos, que muitas vezes destroem seu ministério, e a vida espiritual, daqueles que são atraídos por ele. É impossível viver uma fé cristã, baseada apenas em teorias. Podemos aprender sobre a letra, mas o que nos mantém firmes é nossa história com Deus. Pedro apresenta 4 provisões necessárias para o crescimento espiritual: 1° Precisamos entender que Deus fez toda provisão para que sejamos vitoriosos (1 Pe 1.3-4), 2° Precisamos ter um compromisso dedicado e irrestrito com o Senhor (1.13), 3° Cristo pode fortalecer o crente em sua jornada cristã ((1.16-18) e por último, Não podemos subestimar a mensagem profética das escrituras (1.19-21). Jovens Igrejas e Jovens Líderes, muitas vezes, se esquecem destas verdades. Quando confiamos mais em nossos conhecimentos e nossas estrategias e esquecemos que Jesus, é Senhor e o fundamento da Igreja, e que sua palavra pode causar toda a revolução que buscamos na vida do pecador, caminhamos a passos largos para a destruição.

Conclusão: Igrejas morrem também, porque, se esquecem, que: Precisamos usar a provisão de Deus para a vida cristã- ou seja, Deus já fez a parte dele usando seus próprios recursos, o que precisamos fazer, é deixa-lo dirigir a vida da Igreja.
Nossa vida cristã deve ser frutífera: Não existe fé sem dinamismo sem frutos. O cristão é chamado, para dar fruto e viver à palavra. Igrejas que não ensinam estas verdades, cria membros doentes, que a todo tempo, precisam de cuidado. Ao invés de cresceram na fé, tornasse meninos em toda sua jornada.
As promessas de Deus, continuam valendo: Muitas vezes parece que nos esquecemos disso. Deus não falha e nunca falhará. Quantos líderes não esperam o tempo de Deus em seu ministério, e agem como se pudessem dar uma mãozinha pra Deus, acabam levando para seus ministérios, um monte de heresias.
Precisamos estar vigilantes, para que ensinos falsos não sejam introduzidos em nossas Igrejas e nem sejamos contaminados por eles.
A única maneira de combatermos os falsos ensinos em nosso meio, e através de nosso conhecimento de Deus. A verdade que é Jesus, pode nos libertar definitivamente da escuridão dos falsos ensinamentos.
Um crente que conhece a vontade de Deus para sua vida e para a vida da Igreja, jamais será enganado.
Que possamos caminhar juntos não atrás de falsas dourinas e ensinamentos, mas, seguindo os passos e ensinamentos, do verdadeiro doutor da lei: Jesus Cristo. Uma Igreja que adota, os ensinos da palavra na vida dos líderes e incentiva os membros a também viverem de acordo com as escrituras, jamais será vencida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário