quinta-feira, 5 de junho de 2014

Livre "Arbítrio", a Luz da Bíblia.

Leitura Bíblica: Colossenses 3. 3-4: " Porque morreste, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória."

Introdução: Qual a opinião que você tem sobre "Livre Arbítrio". Você acha que um discípulo de Cristo, pode fazer qualquer coisa ?  Como um cristão que professa seu amor a Cristo deve se comportar diante de Deus e dos homens? Meditaremos a luz da palavra de Deus sobre este assunto, e veremos o que a bíblia nos ensina.

O que significa Ter Livre Arbítrio ? Livre Arbítrio, significa ter liberdade para escolher por onde seguir. É o poder que cada individuo tem de escolher suas ações e seus caminhos ( embora nem todos os caminhos trazem benefícios para o homem). Está expressão é usada por várias religiões, como o Catolicismo Romano, Os Espíritas, os Budistas etc.
Mas para nós que cremos na palavra de Deus, como verdade inquestionável e universal, nos prenderemos a visão que Deus tem, sobre este assunto. Tão debatido em nossas Igrejas, e muitas vezes polêmico, e mal interpretado por alguns de nossos irmãos.

Você acha que já morreu para o mundo?

Depois que você confessou seus pecados e pediu perdão à Deus, e aceitou Jesus como teu Senhor, como tem sido seu comportamento? O que aqueles que convivem com você tem dito sobre teu comportamento ?
Você é a mesma pessoa de antes ? Alguma vez, você já pensou sobre isto ?

Para que você entenda melhor este assunto, meditaremos na parábola do Leão o capim e o livre arbítrio. 
Precisamos entender, que, não podemos agir, diferente de nossa natureza. Quem está em Cristo, é nova criatura, ensina as escrituras. A árvore boa dá bons frutos. Você concorda com estas afirmações ?
Vamos então à Parábola, do Leão: Você já viu, algum Leão, comer capim ? Sua resposta provavelmente será não. Porque o Leão não come capim  se ele é livre para come-lo ? Você já pensou, que talvez, o Leão não seja realmente livre ? Não entendeu ? Vou explicar! O Leão apenas parece Livre, mas sua natureza carnívora o impede de enxergar o capim (que serve de alimentos, para vários animais) como comida.
Em suma, o Leão, é escravo de sua natureza. Não é que realmente ele não possa comer capim, externamente falando nada o impede, mas o que está dentro dele, ou seja, sua natureza, escraviza sua vontade. Seus desejos e inclinações, estão todos atrelados a seu instinto carnívoro.

Ele facilmente poderia se alimentar, de frutas silvestres, de folhas, ou qualquer outra coisa, que não seja carne. Mas, mesmo que, todas estas coisas estejam a seu alcance, ele não consegue ve-las como alimento.
Se o Leão, não conseguir caçar nada vivo, para que possa alimentar-se de sua carne, ele morrerá de fome.

Este é o quadro que a Bíblia pinta sobre o homem que confessa, Cristo, como seu Senhor. Ele não pode, negar, assim como o Leão não nega, sua nova natureza.
Aquilo, que era comum ser praticado, quando na carne, quando revestido do velho homem, já não pode mais ser suportado, pela nova natureza.
O homem natural, e cego para Cristo, assim, como o Leão, é cego para o capim. Mas quando revestido do novo homem, ele enxergará Cristo. Assim, como o Leão, se usasse o capim, como alimento, não morreria de fome.
Sem Cristo, o homem natural, nunca abandonará, suas praticas pecaminosas. Somente Cristo, tem o poder de trocar um coração natural, que ama o pecado e se alimenta dele, por um coração espiritual, que ama as coisas de cima, onde Cristo está assentado, à destra do Pai.

Não é questão de ser um robô, ou agir forçadamente. Mas de forma natural, pois quem está em Cristo, busca agradar seu Senhor. Um coração realmente renascido, amará seu Senhor, espontaneamente, e se oporá a tudo que o seu Senhor abomina.

João 3.3, diz: " Aquele que não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus."
Lamentações 5.21, diz: " Converte-nos a ti, Senhor, e seremos convertidos."

Precisamos refletir a imagem do novo homem, que nos tornamos. Um comportamento contrário a vontade de Deus, só poem em evidência, que, a fé que professamos, é mentirosa.
O novo só pode florescer, quando a velha natureza morre. Cristo, regenera, todos aqueles que renascem nele.

Conclusão: A Bíblia, está repleta de textos, que enfatizam de forma clara, a importância de agir, conforme verdadeiros filhos de Deus.
Efésios 4.22-24, diz: no sentido de que, quanto, ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe segundo as concupiscências do engano, e vos renoveis no espirito do vosso entendimento, e vos, revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça, e retidão procedentes da verdade."

Você pode meditar também em: Gálatas 11.9-10; 2 Pedro 1.4; Filipenses 2.5; Ezequiel 11.19-20; Gálatas 2.20; 2 Coríntios 5.17-21; João 1.12-13 e João 3.4.

Livre Arbítrio, agora, você consegue entender ? Sua visão mudou ? Você acha que pode negar sua nova natureza em Cristo? Acha que pode se comportar de qualquer maneira ? Acha que pode fazer qualquer coisa ? Servir a Deus de qualquer maneira ?

O livro de Romanos 2. 5-8, trás uma advertência, para aqueles que dizem estar em Cristo, mas negam sua nova natureza: " Mas, segundo a tua dureza e coração impenitente, acumu-las contra ti mesmo ira para o dia da ira e da revelação do justo juízo de Deus, que retribuirá a cada um segundo, o seu procedimento: a vida eterna aos que perseverando em fazer o bem, procuram glória, honra e incorruptibilidade; mas ira e indignação aos facciosos que desobedecem à verdade e obedecem a injustiça."

Que possamos, fazer de nossa liberdade em Cristo, não vergonha e condenação, mas, uma ferramenta que possa nos justificar e santificar, para o dia de sua volta. Que cada dia mais e mais, possamos nos aproximar de Deus e absorver do carácter de seu Filho, Jesus Cristo. Sabendo que não podemos negar, nossa natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário