domingo, 1 de junho de 2014

Os desafios da Liderança.

Leitura Bíblica: Êxodo 3. 7a- 10- Disse ainda o Senhor... Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.

Introdução: Uma boa liderança faz toda a diferença em qualquer área de nossas vidas. Uma má liderança, com certeza trará resultados catastróficos.
Muitas pessoas sonham em liderar. A questão é: Você está preparado para tal tarefa ?
Meditaremos um pouco sobre este assunto, e veremos que junto com a responsabilidade de liderar, existem muitas questões a serem observadas.





Exemplo de boa liderança.

Moisés foi um grande líder de seu povo. Um líder escolhido por Deus para resgatar seu povo do cativeiro.
Quem conhece a biografia de Moisés, sabe quantos percalços ele teve que superar. Qual foi o segredo para que ele obtivesse sucesso? Temos duas respostas para está pergunta e as encontramos em Números 12. 1 - 3: Diz o texto- " Falaram Miriã e Arão (estes eram seus próprios irmãos) contra Moisés, por causa da mulher cuxita que tomara; pois tinha tomado a mulher cuxita. E disseram: Porventura, tem falado o Senhor somente por Moisés ? Não tem falado por nós ? O Senhor o ouviu. Era o varão Moisés mui manso, mais do que todos os homens que havia sobre a terra". Encontramos aqui a primeira resposta- Moisés era manso, ou seja, tinha alto controle. Um bom líder, deve estar preparado para as adversidades. Pois elas virão, e ele precisa saber lidar com isto. Moisés jamais se impôs pela força. Ele se impunha pelo exemplo.
Mesmo quando criticado, ele não se aproveitava de sua posição para rebater as críticas publicamente, ou castigar seus liderados. Aprendemos aqui uma grande lição. Quantos líderes se aproveitam de sua posição privilegiada para se vingar, quando alguém os critica mesmo quando estão errados. Alto controle é uma boa arma para se lidar com a adversidade e mostra maturidade. Um bom líder sabe ouvir.

O segundo segredo para o sucesso de Moisés como líder, encontramos em Números 12. 6- 8- " Então, disse ( o Senhor): Ouvi, agora as minhas palavras; se entre vós há profeta, eu, o Senhor, em visão a ele, me faço conhecer ou falo com ele em sonhos. Não é assim com o meu servo Moisés, que é fiel em toda a minha casa. Boca a boca falo com ele, claramente e não por enigmas; pois ele vê a forma do Senhor; como, pois, não temestes falar contra o meu servo, contra Moisés."
Moisés foi um homem, que tinha intimidade com Deus e era fiel (correto) em tudo o que fazia.
Um líder que não tem intimidade com Deus, não pode ser um bom líder. Um líder que não é correto e não é fiel (ou seja, que procede corretamente em todas as áreas de sua vida) também não poderá ser um bom líder. É preciso que haja coerência.

Quantas pessoas lideram em nossas igrejas, em suas casas, ou no trabalho, sem estas características não é mesmo ? Pessoas que não são humildes, não respeitam seus liderados, não se preparam pra liderar, não tem intimidade com Deus, e também não tem suas vidas organizadas. Quem seguirá lideres assim ?

Outras características importantes de um bom líder.

Para ser um bom líder, não podemos chegar na Igreja, ou em qualquer outra área ou lugar, tentando mudar tudo. É preciso frear a empolgação inicial. A primeira gestão (se você for um novato), ou as gestões seguintes de seu ministério ou secular. Devem sempre ser precedidas de cuidado. Empolgação em demasia gera dois problemas: Se você já começa, querendo mudar tudo, estará mesmo que não queira, mostrando para aquelas pessoas que tudo o que elas fizeram no passado junto com seu líder anterior estava errado.
O segundo problema que você vai gerar é: Passará para seus liderados que eles foram incompetentes até aquele momento. Quem gosta de ser comparado à pessoas com pouca competência. Com está atitude, você vai estar se colocando acima deles. Um bom líder sempre vai se colocar no mesmo nível que seus liderados. Ela fará questão de ouvir todos. De se mostrar amigo. Afinal, com exceção de Deus, ninguém é senhor da verdade absoluta.

Cautela, é algo imprescindível para o líder. Você pode estar assumindo por exemplo uma Igreja ou um ministério, em que as pessoas sejam até abertas a mudanças, mas todos tem um tempo para assimilar tais mudanças. Imagine um ministério que ficou 30, 40 anos trabalhando de determinada forma, ou uma empresa, e você chega querendo mudar tudo ? Os especialistas defendem que um líder não deve se omitir ou deixar de expressar sua opinião. Mas é preciso saber agir com paciência e no momento certo.

Se você insistir em mudar tudo, com certeza será boicotado. Mudanças são processos longos. Seja paciente. Com o tempo as coisas chegarão no lugar que você deseja.

Outra questão de extrema importância: Saiba identificar pessoas com potencial para te auxiliarem, mesmo que não sejam de seu circulo mais próximo. Nas igrejas principalmente, é muito comum, os lideres trazerem para junto de si pessoas que se identificam com elas. Que não as contrariam em momento nenhum.
Está não é uma maneira muito sábia de escolha. Atos dos apóstolos, nos dá uma boa indicação de como escolher bem.
A igreja primitiva tinha chegado a um ponto,  em que era necessário, escolher novos lideres e colaboradores. Os apóstolos então convocaram a comunidade cristã, e os instruíram a escolher pessoas que, tivessem boa reputação, que fossem cheias do Espirito Santo e que fossem sábias ( Atos 6. 1-7 ).
É muito diferente de escolher "amigos". Os lideres devem escolher pessoas com potencial, é que, principalmente sejam cheias de Deus. Que amem a Deus e vivam decentemente.

Um bom líder, investe tempo, motiva e instrui seus liderados. Josué, passou, 40 anos auxiliando Moisés.
Aprendendo com ele. Sendo preparado para a sucessão. O segredo do sucesso de Josué, foi absorver, características do carácter de Moisés. A principal característica: Amar a Deus acima de qualquer coisa.
Em todo o tempo, Josué se esforçou para que o povo, se voltasse para Deus ( Josué cap. 23 ).
Ele não exitou em escolher Deus. Infelizmente, nem todos os lideres agem assim. para ser um bom líder, é preciso se aproximar cada vez mais de Deus. Deus falava com Moisés, face a face. Assim como Deus falou com Josué, face a face (Josué 5. 13-15).

Conclusão: Como vimos, liderança, trás consigo, desafios. Para supera-los é fundamental, estar ligado a Deus. Estar cheio do Espirito Santo. Agir em conformidade com as instruções do Pai. Quanto mais o líder se aproxima de Deus, mas justo ele se torna. Quanto mais o líder se aproxima de Deus, mas abençoado seu ministério ou sua vida profissional será. Liderar não é uma tarefa simples. Os confrontos surgirão, as adversidades as dificuldades. O ministérios de Moisés, e de Josué, foram cheios de lutas e dificuldades.
Eles souberam supera-las, porque eram íntimos de Deus. Viveram pra Deus. Suas vidas foram moldadas pela vontade de Deus. Seus ouvidos sempre estiveram abertos para ouvir Deus. Este é o segredo.
Você pode ser muito competente no que faz. Ter muito talento e preparo. Mas se não estiver disposto (a), a ser muito intimo(a) de Deus e a respeitar e valorizar as pessoas, a agir com transparência e justiça você não terá sucesso.
Que possamos ser líderes, segundo o coração de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário