sábado, 14 de junho de 2014

O que a bíblia ensina sobre avivamento ?

Leitura Bíblica: Isaías 1.16,17- Lava-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer o bem; atendei à justiça, repreendei o opressor, defendei o órfão, pleiteai a causa das viúvas.

Introdução: Qual a visão que você tem sobre avivamento ? O que você acha que é ser avivado ?
Como podemos conhecer que uma pessoa, foi avivada? Qual o comportamento de uma pessoa avivada ? Buscaremos na palavra de Deus resposta sobre este assunto.

O que é Avivamento: Se você buscar no dicionário, você encontrará a seguinte resposta: Tornar mais Vivo, Mais Nítido, Ser Intenso, Inteiro, Completo, entre outras definições semelhantes a estas.
No Velho Testamento aparece mais de 250 vezes, e umas 55 vezes num grau chamado "Piel", que significa: Expressão Contínua, Ativa e Intensa.

Logo, não tem nada a ver com uma emoção passageira, como alguns afirmam. Você pode participar de um culto, uma oração, ou um louvor e qualquer outra coisa, e sentir-se emocionado (a). Mas não é neste grau que a bíblia reconhece alguém que passou por um "avivamento", ou seja, "nasceu de novo", "ganhou uma nova vida". Não adianta a pessoa, gritar, chorar, falar em línguas, orar em voz alta etc... o avivamento não é fruto da emoção, mas de um viver diário com Deus. Não está ligado à um momento de culto, mas, no seu dia a dia com Deus. No quanto você mostra Deus continuamente na sua vida.

No Novo testamento, as palavras usadas são: "Egeiro", "Anástasio", "Anázoe" e "Anakainoo". Dá a idéia de uma chama que reacende (2 Tm 1.6), ou uma planta que lança novos frutos ( Fp 4.10).
Alguém reavivado, tem prazer nas coisas do Senhor ( Salmos 85.6). Nada dá mais prazer, do que seu relacionamento com Deus. Alguém que foi reavivado, é alguém íntimo de Deus, é alguém que busca as coisas de Deus.

O Padrão bíblico de Avivamento.

Os primórdios do avivamento bíblico aparecem em Gênesis. O que pode chamar de "grande avivamento", ocorreu nos dias de Sete, pouco depois do nascimento de seu filho, Enos: " Então se começou a invocar o nome do Senhor" (Gn 4.26). depois temos os patriarcas que por vários séculos lideraram o povo de Deus. Sempre que a vitalidade espiritual do povo se desvanecia, eles agiam como a força que promovia novo vigor. O breve avivamento na casa de Jacó é um bom exemplo disso (Gn 35.1-15). Mas tarde sob a liderança de Moisés, há períodos empolgantes de refrigério, especialmente nos acontecimentos ligados à primeira à primeira páscoa (Ex 12.21-28), na outorga da lei do Senhor no Sinai (Ex 19.1-25; 24.1-8; 32.1-35.29).

Nos tempos de Josué um departamento espiritual predominou em suas campanhas, como na travessia do rio Jordão (Js 3.1-5.12) e na conquista de Ai (Js 7.1-9.35). Mas quanto as guerras terminaram, o povo, assentou-se para desfrutar os despojos da vitória, e uma apatia, espiritual de apoderou da nação.
Sabendo que seu povo estava dividido, Josué reuniu as tribos de Israel em Siquém, e exigiu que cada um escolhesse, de uma vez por todas, a quem servir (Js 24.1-15). Um verdadeiro avivamento segue-se a esse desafio, prosseguindo durante "todos os dias de Josué, e todos os dias dos anciões que ainda viveram muito tempo depois de Josué, e sabiam toda a obra que o Senhor tinha feito a Israel (Js 24.31).

No período de trezentos anos de liderança dos juízes mostra os israelitas, de tempos em tempos, traindo o Senhor e servindo a outros deuses. o Castigo é inevitável. E depois de anos de opressão, o povo se arrepende e clama ao Senhor (Jz 3.9,15; 4.3; 6.6,7; 10.10). Em cada ocasião Deus responde as orações, enviando-lhes um libertador, que os libertava dos inimigos. Um dos maiores movimentos aviva listas aparece no final desse período, sob a direção de Samuel (I Sm 7.1-17).

Tempos de avivamento ocorreram também no período dos Reis, na dedicação do templo, no início do reinado de Salomão (I Rs 8). Nos dia do rei Asa (I Rs 15.9-15), Josafá (I Rs 22.41-50) do sacerdote Joiada (2 Rs 11.4-12.16), Sob a liderança de Ezequias (2 Rs 18.1-8), durante o reinado de Josias, na ocasião da descoberta do livro da lei (2 Rs 22,23; 2 Cr 34,35). Sob a liderança de Zorobabel e Jesua (Ed 1.1-4.24), também nos tempos dos profetas Ageu e Zacarias, instigando o povo a prosseguir, com a reforma e reconstrução do templo (Ed 5.1-6.22; Ag 1.1-2.23).

Encontramos também nos livros de Joel 2.28-32; Habacuque 2.14-3.19 e Malaquias 4, orações por um avivamento. No apogeu de um grande avivamento Jesus aparece e é batizado por João Batista. Escolhe e treina seus discípulos; ascende aos céus, deixando-os na expectativa de receberam a promessa do Espírito (Lc 24.49-53; At 1.1-26). O poderoso derramamento do Espirito Santo, no dia de Pentecostes, inaugura o avivamento que Jesus havia predito (At 2.1-47).

Conclusão: Através de Jesus, os homens experimentam, o inicio de uma nova história. o livro de Atos registra a dimensão deste avivamento. Houve avivamento em, Jerusalém, Samaria, Antioquia da Síria e em Éfeso. De lá para, até nossos dias, há muitos relatos da obra vivificadora do Espirito Santo na história da Igreja, como por exemplo, na Alemanha, por ocasião da Reforma Protestante do século XVI, na Inglaterra no século XVIII, entre os negros Zulus da África do Sul na década de 60 e na Coréia do Sul, nestes últimos tempos, dentre tantos outros. o que todos estes movimentos tem em comum ? A busca incessante por um novo estilo de vida,  uma busca diária por Deus e por viver segundo sua vontade. Sem estes elementos, o que existe é emocionalismo. Fruto de mentes sem Deus. A maior evidência que alguém pode dar, de que realmente foi reavivada, são os frutos de justiça, praticados através de vidas, que tem fome e sede diária de Deus. Alguém que experimentou o avivamento bíblico. Vive para honrar e glorificar à seu Senhor.
Avivamento não tem haver com formulas de evangelização, com números de membros, com nenhum movimento humano. Pois é obra unica e exclusiva do Espírito Santo de Deus, regenerando o homem caído e o justificando diante do Pai, através de Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário