quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Como se Tornar um Abençoador.

Texto Bíblico: Gênesis 12.1-9-Ora o Senhor disse a Abraão: Sai da tua terra e da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que Eu te mostrarei.

Introdução: Você já pensou, como Igreja, qual sua responsabilidade diante do mundo? Deus chamou, Abraão, tirando-o do meio dos seu povo, e prometeu que, ele seria uma benção para todas as famílias da terra. Porque o primeiro patriarca bíblico, teve que sair do meio de seu povo? A narrativa bíblica, mostra que Abraão, partiu de Ur, fixando residência em Harã por algum tempo (Gn 11.31).
Ele pertenceu a decima geração, após Noé. Nasceu 352 anos após o diluvio. No tempo de Abraão, a cidade de Ur, estava mergulhada na idolatria babilônica, e na adoração do seu deus lua e também padroeiro. Alguns historiadores acrescentam que Tera, seu pai, era fabricante de ídolos.Todavia mesmo não conhecendo Deus, ao ouvir sua voz, ele atendeu sua convocação. Por isso, é considerado, o "pai" de todos os que tem fé. Abraão, iniciou sua jornada de fé, acompanhado de sua esposa, Sarai, seu sobrinho Ló, seus criados e todos os seus pertences, rumo ao desconhecido.

Os planos de Deus para Abraão.

A obediência é o grande princípio para que alguém possa se tornar uma benção, Deus, deixa isso muito claro no livro de Deuteronômio.
O propósito de Deus para Abraão, e abrangente a todos os que o tem como Senhor: "Torna-los benção para sua família e para o mundo."
Crendo na palavra que o Senhor havia lhe falado, Abraão não se negou a obedece-la.
Era uma ordem difícil de ser seguida. O patriarca já estava com 75 anos, e com sua situação financeira resolvida, morando perto dos seus parentes e amigos de infância. Enfim, em Ur, muito provavelmente, ele se sentia seguro.

Requisitos para se tornar um Abençoador.

* Obedecer a Deus Irrestritamente: É difícil ser obediente, mas, a história de Abraão mostra que não é impossível, e que a obediência, trás coisas muito positivas para a vida daqueles que são fieis ao Senhor.
A obediência, manifesta-se por meio da submissão. Obedecer significa, sujeitar-se a vontade de outrem; colocar-se sob sua autoridade; não resistir; saber acatar as ordens e executa-las.
A obediência é um produto da fé, pois sem fé, ninguém tem condições de agradar a Deus (Hebreus 11.6).
Jesus é exemplo de obediência. Em toda sua trajetória de vida terrena, Ele sempre demonstrou obediência irrestrita ao Pai (Jo 1.1,14,18; Fp 2.7,8).

* Priorizar o Reino de Deus: Quando Deus convocou Abraão, pedindo-lhe que saísse de sua terra, queria mostrar-lhe coisas mais importantes. Quantas pessoas deixam de crescer espiritualmente e em outras áreas da vida, simplesmente porque resistem a vontade de Deus? Deus continua insistindo com seus servos, para que deem o primeiro lugar a Ele. Foi dessa forma que Jesus ensinou.

* Sujeitar-se á Vontade de Deus: Deus guiou Abraão, a uma terra desconhecida. Para se tornar uma benção, é preciso estar no lugar determinado por Deus. O centro da vontade de Deus, é o melhor lugar, para aqueles que o servem. É impossível nos tornar uma benção, estando longe da vontade de Deus. o livro de Romanos 8.28,31 mostra que o Senhor opera em favor do cristão que se propõem a obedece-lo.

Conclusão: Aprendemos com o exemplo de Abraão, duas verdades distintas: Como receber as bênçãos divinas, e como se tornar um agente abençoador. A fé e a obediência, são ingredientes importantes nesse processo. Jesus diz, a todo o que crê: É me dado todo o poder no céu e na terra (Mt 28.18b), e ainda: Não temas, crê somente (Mc 5.36). E o salmista, com muita experiência, diz: Lança o teu cuidado sobre o Senhor, e ele te sustentará: nunca permitirá que o justo seja abalado (Sl 55.22).
Que possamos entregar ao Senhor, o cuidado sobre nossas vidas. Que nossos ouvidos estejam abertos a sua instrução, e que o Espirito Santo de Deus, nos faça, servos obedientes, assim como foi Abraão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário