sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

Como Tomar Decisões Certas

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 10.31 - Portanto quer comais, quer bebais ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus.

Introdução: "Nada é mais difícil e, portanto, tão precioso, do que ser capaz de decidir" (Napoleão Bonaparte). Para se tomar decisões acertadas, é necessário que estejamos vivendo segundo a vontade de Deus.
"Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos." (Salmos 119. 105).
Alguma vez você já, pensou, em porque as pessoas tomam decisões e não conseguem ir adiante? Porque algumas pessoas só tomam decisões equivocadas?

Algumas Razões Para os Fracassos Nas Decisões.

- Seguir a opinião da maioria: A voz do povo, diferente do que pensam alguns, não é a voz de Deus. Nem sempre o que a maioria decide é melhor. Antes de se tomar alguma decisão, é preciso medir as consequências. É preciso ver se está de acordo com a vontade de Deus.

- Basear-se em uma vontade momentânea: Quanto sofrimento poderia ser evitado, se parássemos por algum momento, esperássemos a empolgação passar, orássemos, para depois tomarmos alguma decisão. Muitas pessoas tomam decisões sem fazer uso da razão.

- Ser Indeciso: É difícil um indeciso prosperar na vida. Pra esse tipo de pessoa, qualquer coisa serve. Eles não levam a sério suas decisões.

- Transferir a responsabilidade para os outros: Isso acontece muitas vezes, quando os pais são super protetores. Acabam criando filhos incapazes de assumir responsabilidades. Essas crianças acabam se tornando adultos inseguros. É muito difícil pra pessoas que sempre foram super protegidas, assumirem a rédea de suas vidas.

- Achar que Deus deve decidir todas as coisas: Algumas pessoas, acham que todas as decisões de sua vida, Deus deve tomar pra elas. Deus deu a cada homem, a capacidade para tomar suas próprias decisões. Quando Josué, reuniu seu povo, e lhes falou em nome de Deus, disse: "se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei hoje a quem sirvais: se os deuses a quem serviram vossos pais, que estavam dalém do rio, ou os deuses dos amorreus em cuja terra habitais; porém eu e minha casa serviremos ao Senhor (Josué 24.15). Josué não estava preocupado e nem se deixou influenciar pela opinião da maioria. Ele escolheu Deus.

No livro de Deuteronômio, no capítulo 28, encontramos, Deus, dando ao homem, a responsabilidade por sua decisão. Escolham...a benção ou a maldição...ser obedientes ou desobedecerem.

Conclusão: Existem elementos essenciais para tomada de decisões: no pensamento, formulamos os conceitos. Analisamos, meditamos, refletimos, discernirmos etc..., O segundo elemento, é a Fé. É preciso crer em Deus e que também conseguiremos êxito naquilo que nos propomos fazer. O terceiro elemento, é a tomada de decisão. Precisamos tomar decisões firmes. A dúvida é um elemento que mina nossas decisões e nos amedronta. E por ultimo, a oração. O cristão que toma qualquer decisão, sem antes consultar à Deus está fadado ao insucesso. Quando oramos, o Senhor, revela a direção certa (1 Jo 5.14,15).

Daniel decidiu não se contaminar com os manjares do rei (Dn 1.8), Abraão decidiu obedecer à Deus (Gn 20.1), Davi, decidiu não tocar no rei Saul, o ungido do Senhor (1 Sm 24.15), o apostolo Paulo decidiu entregar sua vida totalmente ao Senhor.

Precisamos entender, que no decorrer da vida, precisaremos tomar decisões. Umas mais simples, outras mais complexas, mas, a responsabilidade, sempre será nossa. Deus pode atuar de maneira poderosa e sobrenatural em nossas vidas. Cabe a cada um de nós, estarmos ligados a Ele, para ouvirmos a orientação do Espirito Santo.

"Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente". (1 Coríntios 2.14)

Nenhum comentário:

Postar um comentário