Introdução: No livro de Josué, capítulo 1.1-3 e 6-9, nos deparamos com a convocação por parte de Deus, a Josué, para que lidera-se seu povo, e entra-se na terra prometida.
Moisés, já era morto. O povo estava muito próximo da terra, que tinha sido prometida por Deus à Abraão (o primeiro Hebreu - Gênesis 13).
É notório que o homem possui condições para executar determinadas tarefas e de tomar decisões que venham contribuir com o alcance de sua vitória. No entanto, o homem é limitado, e muitas vezes, é necessário o agir de Deus, para que, o homem consiga cumprir seu propósito.
Josué, Herdou, Uma Situação Difícil.
Não é fácil para homem nenhum, suceder uma pessoa como Moisés. Homem, cuja vida, fora usada de forma tremenda por Deus.
Moisés, já estava morto, e a promessa de Deus ao povo Israelita, precisava ser cumprida. Josué já havia recebido por parte de Deus, ordens para substituir Moisés na sua ausência (Dt 31.2,7).
O momento pelo qual, ele havia se preparado por toda sua juventude havia chegado. E agora, o que fazer?
Deus, aparece, a Josué e confirma, as promessas que tinha feito a Moisés, e a todos os patriarcas.
Esforça-te e tem bom ânimo, porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão somente esforça-te e tem mui bom ânimo...(Josué 1.1-3,6-9).
Levanta-te e Passa o Jordão.
O povo estava reunido as margens do Rio Jordão. Eram mais de 2 milhões de pessoas, fora os animais. O rio estava cheio, e suas águas transbordavam pelas ribanceiras. Atravessar o rio Jordão em outro momento, seria muito tranquilo, mas, naqueles dias, o rio estava muito cheio. E agora, o que fazer? Provavelmente, está foi a pergunta que surgiu na mente de Josué.
Aprendemos nesta passagem, que Deus, é Deus, independente de qualquer situação. Deus já havia, dito a Josué, esforça-te (Js 1.6,7,9). Ele diz, a cada homem, que espera Nele, esforça-te.
Esforçar-se, significa, usar as energias além do normal. Deus, instruiu Josué, que primeiro enviasse, os sacerdotes com a Arca da Aliança na frente do povo, e entra-sem no rio. Tão, logo, os pés dos sacerdotes tocaram as águas, aconteceu o milagre. Assim, como já havia acontecido no Mar Vermelho, as águas se abriram, para que todo o povo pudesse passar. O evento aconteceu por quase um dia inteiro, as águas se levantaram num montão de um lado e de outro, formando um grande paredão. Era como que, as mãos do próprio Deus, estivessem separando-as.
O impossível, torna-se possível, quando o homem está em santidade e obediência diante de Deus.
Deus havia, dito: "Santificai-vos, que amanhã fará o Senhor, maravilhas do meio de vós (Js 3.5).
A santificação, a fé, e a submissão ao Senhor, são ingredientes indispensáveis, para que os filhos de Deus, sejam vitoriosos.
Outro fator importantíssimo em nossa relação com Deus, e guardarmos seus ensinamentos (Js 1.8a). Não se aparte da tua boca o livro desta lei. Josué, deveria não somente guardar a palavra, mas, agir, conforme o que ela orientava. Meditar na palavra e não praticá-la é um grande equívoco.
Conclusão: Deus ensinou a Josué, que ele deveria usar o seu potencial para priorizar a sua palavra. Deus ensinou a Josué também, que aquilo que o homem não pode fazer, Ele pode. Caminhar em busca da terra prometida, poderia ser feito por Josué e todo o povo, mas, livra-lós dos inimigos e de todos os obstáculos, era a parte de Deus.
O homem é limitado, e por mais, que tenha potencial, sempre precisará de Deus. Deus deseja, operar através de nós, para isso, precisamos usar as armas usados por Josué. Precisamos acreditar em Deus, nos orientarmos por sua palavra, e não duvidar do seu grande poder.
A promessa de Deus, a Josué, é extensiva a todos os que o buscam: "Não te deixarei...não te desampararei...(Is 43.2; Sl 23.4; Mt 28.20; Sl 91.7; 121.5-8).
Deus guiou Josué, tornando-o vitorioso. É a ação de Deus, na vida do homem que o torna vitorioso.
Façamos a nossa parte, o difícil, o impossível cabe a Deus. O irrealizável, Deus realizará em nossas vidas, se permanecermos fieis a Ele a sua palavra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário