sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Escolhendo Permanecer Fiel à Deus

Leitura Bíblica: Daniel 1.3-9: E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real, e dos nobres,
E o rei determinou a ração (alimento) de cada dia...que assim fossem criados (alimentados) por três anos...
E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com os manjares do rei...

Introdução: Quem foi Daniel? Porque ele resolveu não se alimentar com os manjares do rei?
Daniel, foi deportado para Babilônia, por ocasião, do segundo cativeiro de Israel.
Tem um livro no Antigo Testamento com seu nome. Foi um dos quatro profetas chamados de maiores. Era um israelita de linhagem nobre (Dn 1.3), na companhia de outros jovens semelhantes a ele, foi educado para o serviço no império Babilônico (Dn 1.4). Talvez, seus amigos mais chegados, também cativos, foram:  Hananias (Sadraque), Misael (Mesaque) e Azarias (Abednego). Aqueles 3 que mais tarde, foram jogados na fornalha, por sua fidelidade a Deus. Como, vimos, não estamos falando de um jovem qualquer. Uma outra qualidade de Daniel, era a interpretação de sonhos (Dn 5). Seu ministério durou, quase os,70 anos de cativeiro. Ele serviu, três reis: Nabucodonosor, Ciro e Dario. Muito provavelmente, não aceitou se alimentar dos manjares do rei, porque continham alimentos proibidos pela lei judaica, continham vinho forte e o alimento, era oferecido aos ídolos.

Princípios que Direcionam a Vida.

Mesmo num País estrangeiro, convivendo com pessoas de outra cultura, muito distante de sua pátria e de sua família, Daniel esforçou-se para guardar as tradições de seu povo, e viver segundo a vontade de Deus.

Os pais de Daniel, como bons judeus, ensinaram seu filho, a importância da fé e da obediência aos preceitos divinos (Pv 22.6). Seria impossível para um jovem como Daniel, tomar uma posição tão firme, se não fosse muito bem instruído nas leis de Deus por seus pais (Dn 2.23).
Todo cristão, deve ensinar seus filhos a amarem e a temer ao Senhor. A bíblia diz: "Instrui (ensina) o menino no caminho em que deve andar...(Pv 22.6). Deus vai requerer de cada pai, a responsabilidade pela educação de seus filhos.

Cada geração é responsável, pela geração seguinte. Precisamos formar o caráter de nossos filhos, baseados, nos ensinamentos da palavra de Deus.
Cultura, significa, cultivar os valores aprendidos e repassá-los a próxima geração.

Os princípios que norteavam a vida do profeta Daniel, estavam fundamentados na palavra de Deus, por isso ele obteve sucesso em todas as áreas de sua vida, e serve de exemplo até hoje.

Conclusão: A vida de Daniel, é rica de testemunhos, de atitudes dignas de serem imitadas (Dn 1.8).
Existem situações fundamentais na vida do cristão, que é preciso tomar certas decisões.
*Precisamos nos manter fieis à Deus - Ele não permitia que nada o afastasse de Deus.
*Precisamos obedecer os ensinamentos divinos - A bíblia é a regra de fé e conduta do verdadeiro cristão.
*Precisamos guardar e praticar, aquilo que foi ensinado pelos nossos pais baseado na palavra de Deus - Honra a teu pai e tua mãe, é o primeiro mandamento com promessa (Ef 6.1,2). Daniel honrou seus pais, durante toda a sua vida.
*Precisamos nos tornar, pessoas honradas - Observando as atitudes de Daniel, nota-se que ele se tornou um cidadão de bem e honrado. Quando o cristão é obediente aos ensinamentos da palavra de Deus, ele se torna luz para o mundo e benção para a nação.

Que cada um de nós, servos do Senhor, possamos imitar as atitudes do profeta Daniel, e escolhermos sempre, permanecermos fieis, aos princípios estabelecidos por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário