sábado, 16 de fevereiro de 2019

A Doutrina de Deus

Leitura Bíblica: Isaías 45.22 - Olhai para mim e sede salvos vós todos os limites da terra, porque eu sou Deus e não há outro.

Introdução: A doutrina de Deus é o ponto chave da Teologia (ciência ou estudo que se ocupa de Deus, de sua natureza e atributos e de sua relação com o homem e o universo).

O conceito sobre Deus que uma pessoa tem, fornecerá toda a estrutura sobre à qual, ela construirá sua Teologia. Sua maneira de crer e se relacionar com o Criador.
No livro "Seu Deus é Pequeno Demais" (J.B Phillips), destaca alguns conceitos mais comuns distorcidos a respeito de Deus.

1- Deus é um tipo de oficial de polícia celeste á procura de oportunidade para agarrar pessoas que estejam desviadas ou cometendo erros.
2 - Deus é um ser poderoso e que se compraz na miséria do homem.
3 - Deus é diretor de uma empresa de seguros que se presta o Seu serviço em troca de dízimos dos crentes.
4 - Deus é um avó bondoso que se dedica aos netos. É também um cavalheiro indulgente e gentil.
5 - Deus é um pai birrento e intransigente que fecha os ouvidos aos clamores de seus filhos.

* O autor do Salmo 100 (versículo 5), resume o conceito de Deus nestas palavras: "Porque o Senhor é bom, a sua misericórdia dura para sempre e, de geração em geração, a sua fidelidade."
Ele declara a bondade de Deus, a misericórdia de Deus e a sua fidelidade.

Há também duas palavras que são relevantes no estudo da doutrina de Deus: Imanência e Transcendência.

Imanência - Deus está presente e ativo dentro da Sua criação e dentro de toda a raça humana.
Transcendência - Deus está em todos os lugares. Ele nunca pode ser determinado pelos conceitos humanos (Jr 23.23 e 24).

Essas duas palavras determinam a abrangência da doutrina de Deus. Jacó disse; "Na verdade o senhor está neste lugar; e eu não sabia" (Gn 28.16).

A Existência de Deus é um Fato Comprovado e Comprovável.

Como podemos saber se Deus existe? A resposta a essa pergunta, pode ser dada em duas partes.

* A existência de Deus é um fato comprovado: O Salmo 19.1, diz - Os céus manifestam a glória de Deus e o firmamento anuncia as obras de suas mãos. A própria criação, testemunha sobre Deus. Por mais incrédula que uma pessoa possa ser, ela terá que concordar, que, as coisas visíveis e invisíveis, não poderiam surgir do nada. Somente um ser poderosíssimo, poderia dar inicio a criação.
No livro do Êxodo 20.1-2, encontramos a seguinte declaração: "Então falou Deus todas estas palavras: Eu Sou o Senhor, teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão". Sendo os seres humanos finitos, e Deus infinito, não podemos conhecer a Deus nem ter comunhão com Ele, a menos que Ele se revele a nós. Os seres humanos são limitados, e jamais poderiam descobrir Deus, sem que Ele próprio se revelasse.

* A existência de Deus é um fato comprovável: Ainda que Deus não dependa de argumentos humanos para provar Sua existência, não há como pensarmos, em "efeitos sem causa". Deus é a causa suprema de tudo o que existe. Hebreus 11.3, diz: "Pela fé, entendemos que foi o universo formado pela palavra de Deus, de maneira que o visível veio a existir das coisas que não aparecem".
O universo é o efeito; Deus é a causa. A terceira lei de Newton: "Lei da ação e reação", determina que, não existe força capaz de agir sozinha, pois para cada força considerada 'Ação", existe, outra, chamada "Reação".

Em Gênesis 1. 1 e 2, encontramos a seguinte narrativa: "No principio criou Deus, os céu e a terra . E a terra, era sem forma e vazia..." Deus é a Ação, a terra e o universo, a Reação.

Teorias Sobre Deus.

1 - O ateísmo: O ateísmo não demanda discussão. Ele é, por sua própria natureza negativo. o ateísmo não afirma nada, simplesmente nega.

2 - O materialismo: A doutrina materialista diz que Deus e a matéria se confundem. Reverenciar a matéria: a terra, a água, os seres vivos, as plantas e o próprio homem é o mesmo que reverenciar Deus. Hoje o materialismo vem disfarçado nas teologias da prosperidade, da saúde perfeita, do prazer etc... Qual a posição bíblica sobre essas considerações materialistas?
* No livro de João 4. 23 e 24, lemos a seguinte declaração: " Mas, a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores, adorarão o Pai, em Espírito e em verdade: porque o Pai procura a tais que assim o adorem.
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram, o adorem em Espírito e em verdade."

Se a palavra de Deus, revela, que Deus é Espírito, e procura adoradores, que o adorem em espírito, podemos entender, que a doutrina materialista, é uma heresia, pois determina que Deus pode ser encontrado nas coisas naturais. E leva as pessoas a direcionarem sua adoração para coisas naturais e não há, Deus.

Entender, a doutrina de Deus, é de fundamental importância para nós, pois leva ao homem, a se relacionar com Deus, dá forma correta. O mundo e suas filosofias, apontam vários caminhos para se chegar à Deus, mas, a sua palavra (a Bíblia) revela o verdadeiro caminho.

* Tire alguns minutos de seu dia, para estudar as Escrituras, isso, vai lhe ajudar, a enxergar a Deus, realmente como Ele é.

Conclusão: Deus não é uma marca do cristianismo. No Antigo Testamento, Ele era conhecido como "o Deus de Abraão, de Isaque e de Jacó"; o Deus histórico do povo judeu. No Novo Testamento, Filipe pediu: "Senhor, mostra-nos o Pai, e isso basta". Ao que respondeu, Jesus: "Há tanto tempo, estou convosco, e não me tens conhecido? Quem me vê a mim vê o Pai; como dizes tu: mostra-nos o Pai?" (João 14.8-9).

Jesus, declarou: Eu e o Pai somos um (João 10.30). Quanto mais, entendemos quem é Deus e conhecemos a sua vontade, mais nos aproximamos da verdadeira adoração, que somente Ele, é digno de receber. Receba Jesus, como aquele, que não só, te salvará da condenação eterna e revelará a vontade do Pai a você, mas, também, fará, cair todas as traves de seus olhos, para que, finalmente, você consiga contemplar Deus, e dirigir a Ele a adoração, que somente aqueles que reconhecem a sua majestade podem dar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário