sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

A Sabedoria e a Vontade de Deus

Leitura Bíblica: Provérbios 9.10 - O temor do Senhor é o principio da sabedoria e o conhecimento do Santo é prudência.

Introdução: O que é sabedoria? Ou quem pode se considerar sábio? Sabedoria é um termo que encontra definições distintas, conforme a ótica filosófica, teológica ou psicológica.

No sentido comum, a sabedoria é a qualidade que dá sensatez, prudência e moderação á pessoa.

O Que Significa Sabedoria, Nas Escrituras?

Sabedoria, nas Escrituras, significa escolher os melhores e mais nobres fins a serem alcançados, empregando os mais apropriados e efetivos meios que permitam alcançar esses fins.

O rei Salomão, é um bom exemplo, para ilustrarmos esse tema. Ele foi criado na corte, junto a seu pai, Davi. Teve uma boa educação, e acesso as melhores escolas e literatura de sua época.
Mas, ao ser coroado rei, se sentiu, totalmente despreparado para tamanha responsabilidade. Era uma tarefa, muito aquém de sua capacidade.

Num gesto, de humildade e de total submissão á Deus, ele orou, pedindo ao Senhor, Sabedoria.

1 Reis 3.7-10.

- Agora, Senhor, meu Deus, fizeste o teu servo reinar em lugar de meu pai, Davi. Mas eu não passo de um jovem e não sei o que fazer.
- Teu servo está aqui, no meio do povo que escolheste, um povo tão grande, que nem se pode contar.
- Dá, pois, ao teu servo, um coração cheio de discernimento para governar o teu povo e capaz de distinguir, entre o bem e o mal. Pois quem pode governar este teu grande povo?
- O pedido que Salomão fez agradou ao Senhor.

A literatura de sabedoria, no Antigo Testamento, incluindo, Jó, Provérbios, Eclesiastes, e alguns dos Salmos (19; 37; 104; 107; 147; 148) trata não apenas da vida do culto ou do exercício religioso no sentido restrito, mas também de comportamentos morais diários na família, nos relacionamentos sociais e nos negócios.

Mateus 7.24, diz: "Assim, todo aquele que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem sábio, que construiu sua casa sobre a rocha."

* Quem é a Rocha, de onde emana sabedoria? Lucas 6.47-49, responde, o próprio Cristo.

Portanto, o homem sábio, segundo as Escrituras, é aquele que pratica a justiça de Deus no seu dia a dia. Ele recebe a sabedoria que vem do Pai, e a põem em pratica.

A carta de Tiago, no Novo Testamento, pode ser considerada uma "literatura de sabedoria", com sua descrição em linguagem direta da vida cristã prática.

A Sabedoria cristã, consiste em temer ao Senhor, cultuá-lo e servi-lo, como objetivo de vida (Pv 1.7; 9.10; Ec 12.3).

Conclusão: A vontade de Deus, e que nos tornemos sábios a seus olhos (Tiago 1.5). A sabedoria, nasce em Deus. O homem por si só, jamais poderá se tornar sábio, a ponto de espontaneamente glorificar ao Senhor através de sua vida. É necessário, assim como Salomão, pedir sabedoria a Deus.

Ser sábio, é viver em obediência á Deus. Que possamos buscar no Senhor a sabedoria necessária para vivermos uma vida digna e frutífera. O tolo e insensato, vive de acordo com sua própria concupiscência, o sábio vive de acordo com a palavra de Deus.

A sabedoria de Deus é perfeita e nunca falha. A palavra de Deus é uma fonte inesgotável de sabedoria.

A tua palavra é lâmpada
que ilumina os meus passos
e luz que clareia o meu caminho.
Salmos 119:105







Nenhum comentário:

Postar um comentário