sábado, 23 de fevereiro de 2019

A Psicologia de Jesus

Leitura Bíblica: Marcos 4.30-34 - "Com o que compararemos o reino de Deus ou que parábola usaremos para descrevê-lo? Ele é como a semente de mostarda, que é a menor semente que plantamos no solo. No entanto, quando plantada, ela cresce e torna-se a maior de todas as plantas do jardim, com ramos tão grandes que os pássaros do ar podem abrigar á sua sombra."
Com muitas parábolas como esta Jesus anunciava a seus seguidores a Palavra conforme podiam entender. Ele não lhes falava nada a não ser por parábolas.


Introdução: Jesus sabia que quase tudo o que fazemos na vida baseia-se simplesmente na fé. A maior parte de nossas decisões é tomada inicialmente em razão do que sentimos ou acreditamos. Só depois racionalizamos para justificar nossas escolhas. Jesus usava parábolas para nos obrigar a lidar com nossas crenças, e não com nossos raciocínios lógicos.

A pessoa verdadeiramente sábia é sempre humilde. Jesus nunca escreveu um livro, sempre falou por meio de parábolas e conduziu as pessoas à verdade através de seu exemplo de vida.
Jesus abordava as pessoas com técnicas psicológicas que estamos apenas começando a entender. Em vez de se mostrar superior dando palestras eruditas baseadas em seu conhecimento teológico, ele humildemente dizia o que queria através de simples histórias. Jesus foi um poderoso comunicador porque compreendia o que a psicologia está nos ensinando hoje: BASEAMOS AS ESCOLHAS DE NOSSAS VIDAS MAIS NO QUE ACREDITAMOS DO QUE NO QUE SABEMOS.

Jesus, nos ensinou, que conhecimento e humildade, podiam andar juntos. Os grandes pensadores, são sempre humildes. Jesus, sabia usar a psicologia, para se comunicar de forma harmoniosa com seus ouvintes. Usava uma linguagem simples e direta. Explicava os mais variados temas, de forma prática e de fácil entendimento.

Porque Jesus Falava em Forma de Parábolas?

Jesus compreendia a forma de pensar das pessoas. Ele foi um dos maiores professores da história porque sabia que cada pessoa só pode compreender as coisas a partir de sua perspectiva pessoal. Por isso Ele ensinava por meio de parábolas. A parábola é uma história que nos ajuda a compreender a realidade. Se, Jesus, usasse uma linguagem celestial, seria impossível se fazer entender. Então, usava elementos do cotidiano, para revelar a sua verdade. As parábolas, ajudavam aquelas pessoas e também a nós, a entender a vida.

As parábolas não alteravam os fatos da vida, elas os ajudavam a olha-los de outra maneira. Era o que Jesus pretendia ao contar as parábolas.

Conclusão: A maneira como Jesus se revelou a humanidade, transmitiu a vontade do Pai, e instruiu os homens a perceberem verdades profundas, através de histórias simples, mudou a vida de seus ouvintes, assim como tem mudado a vida de várias pessoas nesses mais de 2000 mil anos de seu nascimento.

Quando vejo, a figura de vários homens da Antiguidade, cuja doutrina é chamada de "Tempos Modernos", de "Psicologia", não consigo pensar em ninguém que mereça mais esse título do que Jesus.

"O MAIOR PSICÓLOGO DE TODOS OS TEMPOS"

Que possamos seguir seu exemplo, e comunicar ao mundo, o Evangelho de forma sábia, prática e de fácil entendimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário