sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

O Deus que não abandona o seu povo.

Leitura Bíblica 1° João 3.1- Vede que grande amor nos tem concedido o Pai, a ponto de sermos chamados filhos de Deus; e de fato somos filhos de Deus...

1° João 2.23- Todo aquele que nega o filho, esse não tem Pai; aquele que confessa o Filho tem igualmente o Pai.

1° João 1.3-b- Ora, a nossa comunhão é com o Pai e com seu Filho, Jesus Cristo.

Introdução: Jesus tem completa comunhão com o Pai. Assim como o Pai é eterno, o Filho também é eterno.
O desejo de Deus sempre foi o de ter comunhão com a humanidade. Após o homem cair, Deus se afastou dos homens. Pois o pecado gera inimizade contra Deus. Para que esta comunhão pudesse ser restaurada, Deus enviou ao mundo, seu próprio Filho, Jesus Cristo. E através de Jesus, o homem é recebido por Deus como Filho.

Deus não abandona seus Filhos.

O livro de Oseias nos revela um retrato fiel do amor de Deus.

Oseias 11.1, diz- "Quando Israel era menino, eu o amei, e do Egito chamei a meu filho".

O profeta Oseias usa uma situação pela qual a nação de Israel estava passando, um total declínio moral e espiritual, para revelar ao povo que o amor de Deus por eles, era maior do que o cativeiro Assírio.
Se eles reagissem contra o pecado e se voltassem pra Deus nada aconteceria a eles, caso contrario, eles receberam sobre si, a justiça divina. Mas mesmo no cativeiro, se se lembrassem de Deus. Deus iria restabelecer sua comunhão com eles.


Israel tinha se esquecido de Deus, abandonado seus ensinamentos, e se aliou e fez alianças com os povos estrangeiros. A crisa moral e espiritual da nação era imensa.
Foi neste contexto que o profeta Oseias pregou. Seu nome significa "salvação". E esta era a mensagem que Deus o encarregou de levar a seu povo.

Deus expôs o pecado do povo, os advertiu sobre seu julgamento, mas também levou a seus corações uma mensagem de esperança. Quantas pessoas se afundam no erro, se veem sem saída e acham que é o fim não é mesmo?

A mensagem de Deus continua a mesma: "Há esperança para o que crê, e aceita Jesus como Senhor".
Deus é um Deus perdoador. Nada pode impedir seu amor e lealdade para com aqueles que clamam pelo seu nome.
Deus esta sempre pronto a perdoar e a restaurar os que se voltam para ele com verdadeiro arrependimento.

Jesus comprou a nossa liberdade com a sua própria vida.

O povo de Israel demonstrava falta de conhecimento do Senhor (Oseias 4.1,6), os profetas e sacerdotes eram falsos (Oseias 4.5,9), e havia imoralidade e grosseria entre o povo (Oseias 4.13,14,16,17; 7.4; 8.9).
Mas a mensagem do profeta, tinha também um componente de esperança: "Deus abençoará aqueles que se arrependerem".
Mesmo depois de tantas advertências o povo se manteve no caminho do erro. A imoralidade aumentou, o pecado aumentou de tal forma, que, Deus os puniu, o Reino do Norte (Israel), foi alvo de destruição e desterro em 722 A.C.

A nação foi levado cativa. Foram 70 anos de sofrimento e falta de esperança.

O evangelho dá sempre uma nova oportunidade para as pessoas se restaurarem diante de Deus.
a experiência do perdão é uma experiência profunda, restauradora e extraordinária (ver Salmo 32).

Conclusão: Quando o povo se lembrou de Deus. De suas promessas de restauração. Deus os restabeleceu como nação e reafirmou seu pacto com eles. o arrependimento sincero, pode mover as mãos de Deus em nosso favor. As bençãos de Deus são para aqueles que se mantem fieis a ele. Ele nunca abandona seus filhos. O amor de Deus por seu povo, é eterno. Por maior que sejam as lutas. Deus está sempre de prontidão para livrar aqueles que esperam nele. O desafio de Deus pra nós, é que possamos ser fieis a ele.
Se o homem buscar Deus através de Cristo Jesus, abandonar seus erros e transgressões. Deus o livrará de seus cativeiros e restaurará sua comunhão com ele. Deus é fiel!

domingo, 19 de janeiro de 2014

Características de um Cristão Saudável.

Leitura Bíblica Efésios 5.30- Porque somos membros do seu corpo.

1 Tessalonicenses 2.12- Exortamos, consolamos e admoestamos, para viverdes por modo digno de Deus, que vos chama para o seu reino e glória.

Introdução: Qual o papel do Cristão? O que fazer depois que Cristo torna-se nosso Senhor?
Em que áreas de nossas vidas ele deve atuar? Como me comportar diante da sociedade e da Igreja?

Estas e muitas outras dúvidas, pairam sobre as mentes de muitas pessoas. Independente do seu tempo de conversão, muitos ainda não descobriram o porque de seu chamado e como deve ser sua vida a partir do novo nascimento em Cristo.

Jenny era uma jovem recém convertida. Certa vez, alguém a perguntou: Como é a sua vida na igreja? Sua igreja tem lhe ajudado a crescer espiritualmente? Você entende o que é ser cristã?
Jenny, não soube responder com clareza. Tentou jogar a responsabilidade pela sua falta de crescimento na igreja, estava descontente consigo mesma por não desenvolver espiritualmente. Era uma jovem confusa.

Quantas Jenny você conhece? Pessoas que chegam a igreja cheias de entusiasmo, querendo crescer e de repente murcham, se desviam, estão confusas, não entendem seu papel? O Objetivo deste artigo é ajudar pessoas a esclarecer suas dúvidas e dar a elas uma visão mais ampla do que é ser membro do corpo de Cristo. O que elas devem fazer para serem cristão saudáveis e autênticos.

Características de um Cristão saudável:

- Um membro de Igreja saudável é um ouvinte de mensagens genuinamente bíblicas- O que significa isto? Para ser tornar um membro saudável, é preciso que o alimento espiritual oferecido pela igreja, de igual modo também seja saudável. Que o texto exposto seja pregado com clareza trazendo a tona as verdades de Deus sobre aquele assunto. Quais são os benefícios de se ouvir uma mensagem expositiva genuinamente bíblica? Uma mensagem bíblica cultiva em nossos corações uma fome pela palavra de Deus. Quanto mais ouvimos, mais queremos receber de Deus. Ficamos também fluentes na linguagem bíblica, familiarizados com as passagens bíblicas. A palavra de Deus e sua voz, tornam-se doces pra nós (Sl 119.103-104).
uma mensagem bíblica nos ajuda a nos familiarizarmos com Deus. A bíblia ensina que as ovelhas ouvem a voz de seu Senhor (pastor) e a seguem (Jo 10.27). Ouvir a voz de Jesus através de uma pregação bíblica e essencial para que o sigamos.

- Um membro de Igreja saudável é um teólogo bíblico- A ignorância bíblica é uma das maiores causas pelas quais pessoas se desviam da fé. Este é um dos grandes males dos novos tempos. "Cristãos" que simplesmente ignoram as escrituras. Se nossas mentes se conformarem com o espirito da modernidade, dos pensamentos pecaminosos, vazios. Se não preenchermos nossas mentes com a palavra de Deus, jamais poderemos ser cristãos saudáveis. Precisamos amar a palavra e guarda-la no profundo do coração. Viver e moldar nossas vidas por ela. Um cristão saudável é um profundo estudioso da palavra. Ele conhece a Deus porque conhece sua palavra. Ele é um evangelista eficiente porque conhece a palavra. Ele é luz no mundo porque conhece a palavra. A teologia bíblica produz saúde espiritual. Amar as escrituras, ler bons livros, pesquisar sobre assuntos relacionados ao Reino de Deus, produz cristãos maduros e firmes em Deus.

- Um membro de Igreja saudável é genuinamente convertido- Um cristão autentico desenvolve um amor por Deus maior do que qualquer outra coisa neste mundo. Ele ama a Deus. É zeloso na evangelização. Tem disposição, alegria em fazer a obra, pois sabe porque foi chamado pra servir a Cristo. Um membro de igreja saudável entende a graça de Deus. Muitas pessoas por incrível que pareça, não compreende bem o processo da salvação. Mesmo crentes mais antigos. Por isto tantos erros são cometidos através de suas atitudes. A pessoa ainda não sabe o que é o novo nascimento.
* Porque os que se inclinam para a carne cogitam das coisas da carne, mas os que inclinam para o Espírito, das coisas do Espirito. Porque o Pendor da carne dá para a morte, mas o do Espirito, para a vida e por paz. por isso, o Pendor da carne é inimizade contra Deus, pois não esta sujeito a lei de Deus, nem mesmo pode estar. Portanto, os que estão na carne não podem agradar a Deus (Rm 8.5-8).

Um bom entendimento bíblico sobre conversão nos levará a andarmos na luz. A amarmos a Deus. A amarmos nossos irmãos. A perseverar na fé.

- Um membro de igreja saudável é um evangelista bíblico- Um cristão autentico, conhece, aplica e evangeliza através da palavra. Ele não camufla a verdade de Deus mas a revela a seus ouvintes.
Existem alguns pontos importantes a serem aplicados quando vamos evangelizar alguém:
* Dizer as pessoas com honestidade o que ocorrerá se morrerem sem Cristo, e como Cristo, pode dar a elas, a vida eterna. Ser claros, e explica-las que, o custo para serem salvas e virar as costas para o pecado. A salvação é gratuita, pela graça é concedida a nós, através de Cristo. A unica coisa que precisamos fazer, é viver em novidade de vida. Uma vida que reflita os ensinamentos de Jesus.

* Dizer as pessoas que o dia de aceitarem Cristo não é amanhã e nem depois, mas a partir do momento em que forem expostas ao plano divino de salvação. Porque? O amanhã não nos pertence. Quem pode garantir que estará vivo? O dia da salvação, é hoje. Isto deve ficar bem claro pro ouvinte.

* Não deixar dúvidas sobre a salvação. Ela é imediata, a partir do momento que a pessoa abre o coração pra Jesus.

* Usar a bíblia para lhes revelar a vontade de Deus.

* Ter uma vida que reflita Cristo. Não adianta querer falar do amor de Deus, de salvação, se você vive no pecado. O evangelista autentico tem uma vida separada pra Deus.

* Nunca esquecer de orar pela pessoa, de ensina-la o valor de estar em comunhão com Deus através da oração.

Um autentico evangelista, sabe o valor de semear a palavra e de trabalhar para o crescimento do Reino de Deus.

- Um membro de Igreja saudável é um membro comprometido- A Igreja não pode ser algo secundário na vida do cristão, pois negar o valor da igreja e negar o valor de si próprio, uma vez que nós somos a igreja.
Somos corpo de Cristo, portanto negligenciar o valor da igreja é também negligenciar o valor do corpo de Jesus.
Um membro comprometido é assíduo nas reuniões da igreja, nos cultos, ele participa das decisões de sua igreja, incentiva a comunhão, a paz, o crescimento dos irmãos, é dizimista, adverte e admoesta os outros irmãos, respeita sua liderança, apoia missões e os ministérios da igreja.
Vive em função do crescimento saudável do Reino de Deus. Tudo o que se refere ao Reino de uma maneira bíblica e espiritual é abraçado por ele.

- Um membro de igreja saudável busca a disciplina- Algumas pessoas de uma maneira equivocada, talvez sem conhecimento, ou por não gostarem de parecer pouco simpáticas simplesmente ignoram quando veem alguém de sua igreja vivendo em pecado. Isto é um grande erro. Todo cristão saudável zela pela disciplina da igreja. Isto não é papel somente do Pastor ou da liderança. Onde não a santificação e ordem, nunca haverá igreja forte. Nunca haverá crescimento. Somente escanda-lo e membros com dificuldade de crescimento espiritual.

* O apóstolo Paulo escreve em 2 Timóteo 3.16- " Toda a escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça".

Em outras palavras Paulo estava querendo dizer que: A disciplina na igreja desempenha dois papeis, o de formar cristãos autênticos e o de educar espiritualmente seus membros.
Tanto o Caráter do cristão como a sua formação Teológica são fruto da palavra de Deus. Um membro de igreja sudável, sabe disto, e é extremamente zeloso com sua vida espiritual com a vida espiritual da igreja e coopera para que, a igreja cresça em testemunho diante dos homens. Calar-se diante do pecado é o mesmo que cooperar com ele. Precisamos em amor e de forma bíblica combatermos o erro e o pecado no seio da igreja. Um membro maduro é saudável espiritualmente, recebe a correção da igreja com mansidão e amor e continua sua caminhada, esforçando-se para não cair de novo. Ele sabe que a correção é bíblica e incentivada pelas escrituras. Somente alguém que não conhece a palavra de Deus vai se ofender quando for disciplinado em amor.

- Um membro de igreja saudável é um seguidor humilde de Jesus- Como a liderança trata os membros da igreja e como os membros da igreja se relacionam com seus lideres são fatores importantes para a saúde da igreja local. Pastores e lideres exploradores, e membros rebeldes e indisciplinados trazem prejuízos tremendo a igreja. Membros de igreja e Lideres de Igreja podem destruir um trabalho se não forem capazes de entender o significado da humildade.
* Um cristão saudável honra seus lideres e por eles e honrado e respeitado.
* Um cristão saudável ama seus lideres e por eles e amado.
* Um cristão saudável esta sempre disposto a aprender e tem uma liderança sempre disposta a ensinar.
A humildade deve ser uma via de duas mãos. O líder precisa do membro e o membro precisa de lideres que refletem o caráter de Cristo.

- Um membro de igreja saudável guerreia em oração- A oração é importante para cada cristão. Através dela nos submetemos a vontade de Deus para nossas vidas. Quando oramos, entregamos a Deus a decisão que deve ser tomada por ele relacionada ao que estamos pedindo. E Deus quem vai determinar o tempo e o modo que a resposta vai chegar. Um cristão saudável sabe que o Senhor é aquele que dirige sua vida.
Por isso aceita a resposta de Deus mediante suas petições. A oração na vida do crente deve ser um exercício diário e constante. Podemos orar por diversas situações. Podemos orar por nós, nossa família amigos, pela igreja, pelos doentes, pela nação, pelo mundo, pelas lideranças etc...
Quando levamos a Deus nossas petições estamos demonstrando na verdade que aceitamos a direção dele e sua resposta para aquele determinado assunto que colocamos diante de seu altar. A oração é uma tremenda demonstração de fé em Deus. Um cristão saudável ora e incentiva os que estão a sua volta a orar.

Conclusão: Estas características e muitas outras que poderíamos destacar cooperam para nosso crescimento espiritual. Elas devem fazer parte de nossas vidas. São demonstração do que temos aprendido em nossa caminhada com Deus. Do quanto aceitamos o governo de Deus em nossas vidas. Que possamos estar sempre dispostos a crescer espiritualmente e nos tornarmos cada dia, membros saudáveis da igreja em que Cristo é o cabeça, e exige de seus membros, total harmonia com ele. Cristão saudáveis produzirão frutos saudáveis para honra e glória do Senhor.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Esperando com Fé o Tempo do Socorro de Deus.

Leitura Bíblica: Isaías 12. 2,5,6 e Salmos 121.1,2- Eis que Deus é a minha salvação; confiarei e não temerei, porque o Senhor Deus é a minha força e o meu cântico, ele se tornou a minha salvação. Cantai louvores ao Senhor, porque fez coisas grandiosas; saiba-se isto em toda a terra. Exulta e jubila, ó habitante de Sião, porque grande é o Santo de Israel no meio de ti.

Elevo o meus olhos para os montes; de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor que fez o céu é a terra.

Nossa confiança deve estar naquele que não perde uma batalha!

Introdução: Como vimos no texto acima, Deus é a salvação de todo aquele que crê nele. Quando firmamos nossa confiança em Deus não há o que temer. O Profeta Issias chega ao ponto de convocar o povo a se alegrar, porque Deus é aquele no qual sua fé está fundamentada.

Exemplos de perseverança em meio as tribulações.

A Bíblia nos mostra alguns exemplos de homens que mesmo em meio as lutas,que, esperaram com fé, o tempo do socorro de Deus.
A graça de Deus, alcançou Noé em meio a destruição do mundo. Ele confiou nas promessas de Deus e se tornou o Pai de uma nova geração através de seus filhos. Abraão, mesmo com todas as dificuldades que a idade impõe ao ser humano, além de começar uma jornada ao lado de Deus pelo deserto, com quase cem anos viu a promessa de Deus se cumprir em sua vida se tornando Pai de um menino, Isaac.
Isaac foi pai de Jacó, e das filhos de Jacó, se formou a nação de Israel. 

As lutas e dificuldades são inerentes a todos os homens em qualquer época. O diferencial é, em quem você poem sua fé nos momentos de luta? Deus é aquele que socorre seu povo e os faz vencedores. Não no tempo dos homens, mas no tempo dele. Só precisamos crer!

O que Noé e Abraão tinham em comum? Sua fé inabalável em Deus!

As lutas nos ajudam a crescer.

A Bíblia garante que; não nos sobrevêm, lutas pelas quais não possamos passar e superar.
* 1 Co 10.13, diz: Não vos sobreveio tentação (dificuldade) que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados (provados) além de vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que possais suportar.
O Salmo de numero 30.5 parte-b, nos diz que o choro pode durar uma noite (um tempo, pré definido por Deus. Ele é o Senhor do universo e do tempo) mas, a alegria vem pela manhã.
Quando você estiver passando por lutas, confie no Senhor e saiba que as dificuldades tem um tempo pra acabar. Elas não vão durar eternamente. Mas as bençãos do Senhor, estas sim, são eternas.
Todo bom guerreiro, antes de qualquer batalha, precisa ser treinado. É justamente isto que as dificuldades, fazem conosco. Nos preparam para batalhas maiores e para vitorias maiores ainda.

Não desista. Busque em Deus, forças pra vencer. Assim como Noé e Abraão fizeram!

Conclusão: A diferença entre o derrotado e o vitorioso é: Em quem você tem posto sua confiança?
Se você tem posto em Deus sua confiança, a palavra dele te garante vitória! Deus não mente.
Se ele prometeu, ele ira cumprir. Espere com fé e paciência o tempo de Deus.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Vivendo pra Deus.

Leitura Bíblica: 1 Tessalonicenses 2.4- pelo contrário, visto que fomos aprovados por Deus, a ponto de nos confiar ele o evangelho, assim falamos, não para agradar a homens, e sim a Deus, que prova o nosso coração.

Introdução: O propósito supremo de cada cristão deve ser o de glorificar a Deus.
Há, uma jornada proposta para aquele que, abre seu coração pra Deus. É de suma importância, que o crente viva de acordo com o seu chamado.

Os ensinamentos de Cristo devem pautar nossas atitudes.

Tudo o que dizemos ou fazemos nossos relacionamentos, nossas habilidades, nossas posses e dons, devem ser usados para honra e glória do Senhor.
Mesmo as situações adversas devem ser usadas para agirmos com fé e sabedoria, com o propósito de mostrar ao mundo nossa nova identidade.

Todo o cristão é chamado para agradar a Deus. Jesus foi o maior exemplo disto. Ele não viveu para agradar a homens e sim para fazer a vontade do Pai. Foi fiel a Deus até o fim de seu ministério terrestre (Jo 8.29; Rm 15.1-3).

A fé (Hb 11.5-6), o louvor (Sl 69.30-31), a generosidade (Fp 4.18; Hb 13.16) a obediência à autoridade divinamente constituída (Cl 3.20) e a dedicação no serviço cristão (2Tm 2.4) todos estes são meios de agradar a nosso Criador.
Deus nos capacita a viver de acordo com a Bíblia e tem prazer em nós, quando o servimos. Em sua graça soberana ele concede aquilo que exige e se deleita no resultado (Hb 13.21; cf Fp 2.12-13).

Agradamos a Deus através de nosso relacionamento com ele. Abraão foi chamado amigo de Deus (2 Co 20.7; Is 41.8; Tg 2.23), e Cristo chamou seus discípulos de amigos (Lc 12.4; Jo 15.14). Sob inspiração divina.
Paulo compara a igreja à noiva de Cristo (Ef 5.21;cf Ap 21.2).

Conclusão: Como amigos e membros da família, Deus e seu povo devem ter prazer um no outro.
Agradamos a Deus imitando os seus feitos. Seu amor em nós deve ser vivo e ativo, compelindo-nos a usar todas as áreas de nossas vidas para glorificá-lo. Fomos chamados para vivermos pra ele.


sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Igreja Local - Manifestação da Igreja Universal de Cristo.

Leitura Bíblica: Efésios 1.22,23 a- E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu a igreja, a qual é o seu corpo...

Introdução: Cada igreja local é uma manifestação da Igreja Universal e deverá incorporar a natureza dessa igreja, como a família regenerada do Pai, o corpo ministerial de Cristo e a comunhão sustentada pelo Espirito Santo.

Marcas da Igreja Verdadeira.

*1- A fiel pregação da Palavra de Deus. Isso significa que a Igreja ensina o evangelho cristão de acordo com as Escrituras.
Qualquer grupo que nega a Trindade, a divindade de Cristo, a expiação pelos pecados ou a justificação pela fé somente se comporta como os separatistas dos tempos primitivos da Igreja, cuja negação da Encarnação (1 Jo 4.1-3) levou João a dizer "não eram dos nossos" (1 Jo 2.19).

*2- O correto uso dos sacramentos. Esse critério significa que o Batismo e a Ceia do Senhor são usados e explicados como exposições do evangelho da fé em Cristo. Transformar esses sacramentos em supertições que anulam a suficiência da fé em Cristo é solapar a identidade da Igreja, como qualquer outra que obstrua a fé em Cristo. Um dos propósitos do Batismo é identificar aqueles que são recebidos na Igreja visível. A Ceia do Senhor confirma, para os fieis, sua condição de membros da Igreja e sua comunhão uns com os outros e com Cristo.

* Existem outras marcas como Lutero especificou: Disciplina (Mt 16.19), um ministério autorizado ( At 14.23. 20-28) o culto público (Hb 10.25) e o "sofrimento sob a cruz (At 14.22; 20.29).
As Igrejas Reformadas especificaram o funcionamento de um sistema de disciplina, frequentemente chamando a disciplina como a terceira marca da Igreja visível ( Tt 1.13; 2.15; 3.10). Os carismáticos indicam o ministério ativo de cada crente como uma marca da verdadeira Igreja (Ef 4.7-16).

Conclusão: Estas marcas adicionais contudo, não são essenciais da mesma maneira que as duas primeiras. Uma Igreja à qual faltam essas marcas adicionais é seriamente deficiente, porém não seria verdadeiro dizer que ela não é Igreja de Cristo. A Igreja verdadeira existe para ser luz, e portadora da verdadeira mensagem de Cristo. Sua função primordial é apontar Cristo como único e suficiente salvador, como o único caminho para a salvação, reconhecido por Deus.

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Bíblia - A Palavra de Deus.

Leitura Bíblica 2 Timóteo 3.16- Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para aboa obra.

Introdução: Quando o texto bíblico diz que a Escritura foi inspirada, ele esta nos dizendo que o texto sagrado foi "soprado pelo próprio Deus" aos escritores em diferentes épocas. Num período mais ou menos de 1500 anos, a homens de condições sociais e intelectuais, completamente diferentes. Esta é, uma das provas mais evidentes que somente uma mente muito poderosa poderia conduzir os escritos, de maneira uniforme, e que se completam, durante tantos séculos. Alguns escritores nem ao menos se conheceram, mas de uma forma miraculosa, Deus conduziu magistralmente, tudo aquilo que ele desejou que o homem soubesse.

A Autoridade das Escrituras.

O principio cristão de autoridade bíblica significa que Deus é o autor da Bíblia e deu-a para dirigir a crença e o comportamento do seu povo. Nossas idéias a respeito de Deus e da nossa conduta devem ser medidas, testadas e, onde necessário corrigidas e ampliadas de acordo com a Bíblia, como padrão de referência.

Autoridade é também o direito de ordenar. A palavra escrita de Deus em sua verdade e sabedoria, é o meio que Deus escolheu para exercer o seu governo sobre nós, e as Escrituras são o instrumento do senhorio de Cristo sobre a igreja. A obra das Escrituras na igreja é ilustrada pelas sete cartas do Apocalipse (Ap 2.3).

O ponto de vista Católico Romano a respeito da Bíblia tem comprometido sua autoridade única pelo fato de combiná-la com a tradição da igreja. Os Católicos Romanos aceitam a Bíblia como verdade dada por Deus, mas insistem em dizer que a Bíblia é incompleta sem a interpretação oficial da igreja, conforme esta é dirigida pelo Espirito Santo. No passado, a autoridade que a igreja se arrogava sobre a Bíblia levou-a desencorajar ou a proibir que os cristãos comuns lesem as Escrituras.

Nos tempos presentes, a Igreja Católica Romana encoraja todos os cristãos a ler a Bíblia.
Muitos protestantes entendem que a autoridade peculiar da Bíblia reside no conteúdo, ou na experiência e intuição de seus autores humanos. A pressuposição central (neste caso) é a de que a Bíblia permanece fundamentalmente um livro humano e não revelação divina. A Bíblia é um guia para suas experiências religiosas, mas é claramente distinta de outras formas, tais como o movimentos políticos e forças sociais.
Muito frequentemente, a Bíblia é substituída por vozes que se opõem a ela.

O Protestantismo histórico aceita as Escrituras como a única revelação escrita de Deus. Elas são inspiradas ou "sopradas" por Deus ( 2 Tm 3.16), o que distinguem de todas as ouras palavras. Como resultado, as Escrituras são infalíveis e verdadeiras em tudo o que afirmam. São suficientes e contêm tudo o que é necessário saber para a salvação e a vida eterna. São claras de modo que uma pessoa sem preparação especial pode entender aquilo que Deus exige, sem a intervenção de um intérprete oficial.

Conclusão: As Escrituras Canônicas são a voz de Deus no mundo. Tem a autoridade ou o direito de ordenar, que corresponde ao seu Autor divino. Por esta razão, que possamos submeter às escrituras nossos pensamentos e nosso padrão moral. Foi através do reconhecimento de que a Bíblia não pode estar sujeita a qualquer pessoa ou grupo, por mais nobres que sejam, que os Reformadores libertaram sua consciência das tradições e autoridades humanas.

Que as Escrituras sejam o instrumento no qual possamos buscar conhecimento de Deus, para entendermos sua vontade para a vida de cada homem, pois a Bíblia é a Palavra de Deus.

domingo, 5 de janeiro de 2014

A Imutável Promessa de Deus.

Leitura Bíblica: Hebreus 6.17,18- Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, para que, mediante duas coisas imitáveis nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para refúgio a fim de lançar mão da esperança proposta, onde, Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Introdução: Deus fez a Abraão uma promessa: Dele nasceria um grande povo tão numeroso como as estrelas e a areia do mar. Para garantir que esta promessa se cumpriria, Deus jurou pelo seu próprio nome.
A bíblia nos ensina que Deus não pode mentir. Ele é perfeito.
Esta mesma promessa é extensiva a igreja, ou seja, a todos aqueles que fazem de Jesus Cristo, o Senhor de suas vidas.

1 João 4.14,15 diz: E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu filho como Salvador do mundo. Aquele que confessar que Jesus é Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.
1 João 5.12- Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.

Deus é fiel a sua aliança com o mundo. Cabe aos homens acreditarem e desejarem fazer parte do povo de Deus.

Esperança.

Os cristãos aguardam com esperança a alegria de estar com Cristo, na glória para sempre.
A fé é definida com a "certeza das coisas que se esperam" (Hb 11.1), porque as coisas invisíveis que se esperam no futuro somente são alcançadas pela fé.
A Esperança é certa; "É uma ancora da alma", segura e firme (Hb 6.18-19). De acordo com a bíblia, Cristo é "nossa esperança" (1 Tm 1.1), e o nosso Deus é chamado "o Deus da esperança" (Rm 15.13).

Uma ética de Esperança permeia todo o Novo Testamento. É uma ética de peregrinação para estrangeiros que estão a caminho do lar (Hb 11.13; 1 Pe 2.11).
É uma ética de pureza, já que , quem espera ser como Jesus, quando ele aparecer, "a si mesmo se purifica"... como ele é puro (1 Jo 3.3). É uma ética de preparação, uma vez que devemos estar prontos para deixar este mundo a qualquer tempo (2 Co 5.6-8; Fp 1.21-24; cf Lc 12.15-21).

A Esperança produz paciência (Rm 8.25; cf 5.1-5). A Esperança dá força e confiança para completar a carreira, para combater o bom combate, e, suportar tribulações que continuam nesta vida (Jo 16.33; At 14.22; Rm 8.18; 2 Tm 4.7-8)..

Conclusão: Deus prometeu que daria a humanidade uma oportunidade, para estar em sua presença novamente. Isto é possível através de Cristo. A bíblia nos mostra que as promessas de Deus são imutáveis.
Cabe a humanidade decaída, reconhecer que precisa de Jesus, e através de uma relacionamento diário com ele, se moldar de tal forma, que a promessa de Deus possa alcança-los.

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Lições importantes da Igreja Primitiva.

Leitura Bíblica: Atos 4.32,33- Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porem, lhes era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

Introdução: Grandes são as lições que aprendemos com a igreja Primitiva. Eles possuíam  muitas qualidades. Era, um, o coração de todos. Por isto ninguém passava necessidade, ou privações.
Numa época em que vivenciamos os mega eventos, as mega igrejas , pastores e cantores "pop star". Talvez, tenha chegado o tempo de, voltarmos a atenção para o exemplo de nossos irmãos do primeiro século e redescobrirmos o que é ser um discípulo de Cristo.

Valores da Igreja de Atos.

Alguma vez você leu o livro de Atos? Se já, ou não, que tal ler de novo, pedindo ao Espirito Santo que torne a sua vida igual à dos nossos irmãos daquela época? Peça a ele que molde seu caráter com as mesmas características daquelas pessoas. Com certeza, se você orar assim, você nunca mais será a mesma pessoa.

- Eles persistiam em cultivar um relacionamento, pessoal com Cristo (At 1.1-3);
- Ele mantinham uma contínua experiência com o Espirito Santo (At 1.4-5);
- Eles cultivavam uma profunda consciência do sentido da vida no mundo (At 1.6-8)- Sabiam o porque de seu chamado e sua responsabilidade diante das pessoas.
- Eles guardavam em seus corações uma certeza inabalável da segunda vinda de Cristo em glória (At 1.9);
- Eles buscavam continuamente a presença de Deus pela oração (At 1.12-14);
- Eles obedeceram ao mandamento de Cristo "Pregai o evangelho" (Marcos 16.15).
- Eles se converteram em luz para o mundo, e o Senhor acrescentava a igreja os novos convertidos (At 2.47).

A igreja primitiva foi eficaz, não por causa de suas instituições, programas missionários, escolas bíblicas, mega shows, grandes pregadores, artistas gospel, templos grandiosos ou por namorar com o mundanismo ou pregar mensagens para satisfazer as multidões ou exaltar o seu ego.
Não , eles não foram eficazes por causa da astúcia de homens, mas, foram eficazes, porque estavam cheios do Espirito Santo e havia verdadeira unidade (At 2.1-4; 4.31).
Foram eficazes por que eram audaciosos, ousados (At 4.13,31), o Espirito Santo os impelia e dirigia suas vidas como testifica o apostolo Paulo- "Deus não nos deu espirito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (2ª Tm 1.7).

Conclusão: A igreja Primitiva era ativa, e principalmente a vida dos cristãos do primeiro século era exemplar. O amor de Cristo por eles, o amor deles pelas almas e a direção do Espirito Santo foram as ferramentas principais para que ela crescesse, e gozasse da admiração do povo.
Numa época em que não havia tecnologia nenhuma. Onde tudo era muito mais difícil. Eles foram moldados e impelidos pelo Espirito Santo, e levaram a mensagem de Jesus por todos os lugares.

Hoje, há, uma busca louca, quase insana por números. Por fama, por riqueza e status.
Olhando para o passado, vemos que, milhares de pessoas foram acrescentadas à igreja Primitiva. Isto constituía muito mais do que acrescentar nomes a lista de membros. A vida das pessoas era transformada drasticamente. A chama do Espirito Santo ardia em seus corações. Esta soma de valores, impulsionava de uma maneira sadia o crescimento dela.

A Igreja Primitiva, realizou de maneira sublime, tudo que Cristo ordenou.