sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Igreja Local - Manifestação da Igreja Universal de Cristo.

Leitura Bíblica: Efésios 1.22,23 a- E pôs todas as coisas debaixo dos pés, e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu a igreja, a qual é o seu corpo...

Introdução: Cada igreja local é uma manifestação da Igreja Universal e deverá incorporar a natureza dessa igreja, como a família regenerada do Pai, o corpo ministerial de Cristo e a comunhão sustentada pelo Espirito Santo.

Marcas da Igreja Verdadeira.

*1- A fiel pregação da Palavra de Deus. Isso significa que a Igreja ensina o evangelho cristão de acordo com as Escrituras.
Qualquer grupo que nega a Trindade, a divindade de Cristo, a expiação pelos pecados ou a justificação pela fé somente se comporta como os separatistas dos tempos primitivos da Igreja, cuja negação da Encarnação (1 Jo 4.1-3) levou João a dizer "não eram dos nossos" (1 Jo 2.19).

*2- O correto uso dos sacramentos. Esse critério significa que o Batismo e a Ceia do Senhor são usados e explicados como exposições do evangelho da fé em Cristo. Transformar esses sacramentos em supertições que anulam a suficiência da fé em Cristo é solapar a identidade da Igreja, como qualquer outra que obstrua a fé em Cristo. Um dos propósitos do Batismo é identificar aqueles que são recebidos na Igreja visível. A Ceia do Senhor confirma, para os fieis, sua condição de membros da Igreja e sua comunhão uns com os outros e com Cristo.

* Existem outras marcas como Lutero especificou: Disciplina (Mt 16.19), um ministério autorizado ( At 14.23. 20-28) o culto público (Hb 10.25) e o "sofrimento sob a cruz (At 14.22; 20.29).
As Igrejas Reformadas especificaram o funcionamento de um sistema de disciplina, frequentemente chamando a disciplina como a terceira marca da Igreja visível ( Tt 1.13; 2.15; 3.10). Os carismáticos indicam o ministério ativo de cada crente como uma marca da verdadeira Igreja (Ef 4.7-16).

Conclusão: Estas marcas adicionais contudo, não são essenciais da mesma maneira que as duas primeiras. Uma Igreja à qual faltam essas marcas adicionais é seriamente deficiente, porém não seria verdadeiro dizer que ela não é Igreja de Cristo. A Igreja verdadeira existe para ser luz, e portadora da verdadeira mensagem de Cristo. Sua função primordial é apontar Cristo como único e suficiente salvador, como o único caminho para a salvação, reconhecido por Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário