sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Lições importantes da Igreja Primitiva.

Leitura Bíblica: Atos 4.32,33- Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porem, lhes era comum. Com grande poder, os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça.

Introdução: Grandes são as lições que aprendemos com a igreja Primitiva. Eles possuíam  muitas qualidades. Era, um, o coração de todos. Por isto ninguém passava necessidade, ou privações.
Numa época em que vivenciamos os mega eventos, as mega igrejas , pastores e cantores "pop star". Talvez, tenha chegado o tempo de, voltarmos a atenção para o exemplo de nossos irmãos do primeiro século e redescobrirmos o que é ser um discípulo de Cristo.

Valores da Igreja de Atos.

Alguma vez você leu o livro de Atos? Se já, ou não, que tal ler de novo, pedindo ao Espirito Santo que torne a sua vida igual à dos nossos irmãos daquela época? Peça a ele que molde seu caráter com as mesmas características daquelas pessoas. Com certeza, se você orar assim, você nunca mais será a mesma pessoa.

- Eles persistiam em cultivar um relacionamento, pessoal com Cristo (At 1.1-3);
- Ele mantinham uma contínua experiência com o Espirito Santo (At 1.4-5);
- Eles cultivavam uma profunda consciência do sentido da vida no mundo (At 1.6-8)- Sabiam o porque de seu chamado e sua responsabilidade diante das pessoas.
- Eles guardavam em seus corações uma certeza inabalável da segunda vinda de Cristo em glória (At 1.9);
- Eles buscavam continuamente a presença de Deus pela oração (At 1.12-14);
- Eles obedeceram ao mandamento de Cristo "Pregai o evangelho" (Marcos 16.15).
- Eles se converteram em luz para o mundo, e o Senhor acrescentava a igreja os novos convertidos (At 2.47).

A igreja primitiva foi eficaz, não por causa de suas instituições, programas missionários, escolas bíblicas, mega shows, grandes pregadores, artistas gospel, templos grandiosos ou por namorar com o mundanismo ou pregar mensagens para satisfazer as multidões ou exaltar o seu ego.
Não , eles não foram eficazes por causa da astúcia de homens, mas, foram eficazes, porque estavam cheios do Espirito Santo e havia verdadeira unidade (At 2.1-4; 4.31).
Foram eficazes por que eram audaciosos, ousados (At 4.13,31), o Espirito Santo os impelia e dirigia suas vidas como testifica o apostolo Paulo- "Deus não nos deu espirito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação (2ª Tm 1.7).

Conclusão: A igreja Primitiva era ativa, e principalmente a vida dos cristãos do primeiro século era exemplar. O amor de Cristo por eles, o amor deles pelas almas e a direção do Espirito Santo foram as ferramentas principais para que ela crescesse, e gozasse da admiração do povo.
Numa época em que não havia tecnologia nenhuma. Onde tudo era muito mais difícil. Eles foram moldados e impelidos pelo Espirito Santo, e levaram a mensagem de Jesus por todos os lugares.

Hoje, há, uma busca louca, quase insana por números. Por fama, por riqueza e status.
Olhando para o passado, vemos que, milhares de pessoas foram acrescentadas à igreja Primitiva. Isto constituía muito mais do que acrescentar nomes a lista de membros. A vida das pessoas era transformada drasticamente. A chama do Espirito Santo ardia em seus corações. Esta soma de valores, impulsionava de uma maneira sadia o crescimento dela.

A Igreja Primitiva, realizou de maneira sublime, tudo que Cristo ordenou.

3 comentários: