domingo, 5 de janeiro de 2014

A Imutável Promessa de Deus.

Leitura Bíblica: Hebreus 6.17,18- Por isso, Deus, quando quis mostrar mais firmemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu propósito, se interpôs com juramento, para que, mediante duas coisas imitáveis nas quais é impossível que Deus minta, forte alento tenhamos nós que já corremos para refúgio a fim de lançar mão da esperança proposta, onde, Jesus, como precursor, entrou por nós, tendo-se tornado sacerdote para sempre, segundo a ordem de Melquisedeque.

Introdução: Deus fez a Abraão uma promessa: Dele nasceria um grande povo tão numeroso como as estrelas e a areia do mar. Para garantir que esta promessa se cumpriria, Deus jurou pelo seu próprio nome.
A bíblia nos ensina que Deus não pode mentir. Ele é perfeito.
Esta mesma promessa é extensiva a igreja, ou seja, a todos aqueles que fazem de Jesus Cristo, o Senhor de suas vidas.

1 João 4.14,15 diz: E nós temos visto e testemunhamos que o Pai enviou o seu filho como Salvador do mundo. Aquele que confessar que Jesus é Filho de Deus, Deus permanece nele, e ele, em Deus.
1 João 5.12- Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.

Deus é fiel a sua aliança com o mundo. Cabe aos homens acreditarem e desejarem fazer parte do povo de Deus.

Esperança.

Os cristãos aguardam com esperança a alegria de estar com Cristo, na glória para sempre.
A fé é definida com a "certeza das coisas que se esperam" (Hb 11.1), porque as coisas invisíveis que se esperam no futuro somente são alcançadas pela fé.
A Esperança é certa; "É uma ancora da alma", segura e firme (Hb 6.18-19). De acordo com a bíblia, Cristo é "nossa esperança" (1 Tm 1.1), e o nosso Deus é chamado "o Deus da esperança" (Rm 15.13).

Uma ética de Esperança permeia todo o Novo Testamento. É uma ética de peregrinação para estrangeiros que estão a caminho do lar (Hb 11.13; 1 Pe 2.11).
É uma ética de pureza, já que , quem espera ser como Jesus, quando ele aparecer, "a si mesmo se purifica"... como ele é puro (1 Jo 3.3). É uma ética de preparação, uma vez que devemos estar prontos para deixar este mundo a qualquer tempo (2 Co 5.6-8; Fp 1.21-24; cf Lc 12.15-21).

A Esperança produz paciência (Rm 8.25; cf 5.1-5). A Esperança dá força e confiança para completar a carreira, para combater o bom combate, e, suportar tribulações que continuam nesta vida (Jo 16.33; At 14.22; Rm 8.18; 2 Tm 4.7-8)..

Conclusão: Deus prometeu que daria a humanidade uma oportunidade, para estar em sua presença novamente. Isto é possível através de Cristo. A bíblia nos mostra que as promessas de Deus são imutáveis.
Cabe a humanidade decaída, reconhecer que precisa de Jesus, e através de uma relacionamento diário com ele, se moldar de tal forma, que a promessa de Deus possa alcança-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário