quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

O Cristianismo no Brasil


Leitura Bíblica Apocalipse 15.3 b- Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!

Introdução: Segundo pesquisas relacionadas ao crescimento do cristianismo no mundo, o Brasil saiu do 4° lugar no ranking de países com mais cristãos em 2007/2008, para o 2° lugar em 2013, só perdendo para os Estados Unidos. O que espanta nesta pesquisa é que mesmo com um numero tão acentuado de cristãos,  a violência no Brasil é maior do que nos 12 Países do mundo onde se tem mais confrontos atualmente. Matasse no Brasil, mais do que em qualquer lugar do mundo.

A linguagem do verdadeiro cristianismo é o Amor.

Como pode alguém se considerar cristão ( a maioria da população se denomina assim) e haver tanta violência. Cristo ensinou que devemos dar a outra face, que devemos orar pelos inimigos, amar os que nos perseguem, amar o outro como ele nos amou. Mas no Brasil, a linguagem do amor ensinada pelo Mestre parece não encontrar seguidores.

No livro de Lucas capitulo 10. 27, Jesus disse: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Em Mateus 5.44, lemos- Eu porém vos digo: Amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem...

A linguagem celestial, é totalmente desprovida de qualquer sentimento de vingança ou maldade.
Como pode um País que é considerado o 2° no ranking mundial com mais cristãos, ser tão violento e existir tantas mortes? Será que os brasileiros realmente conhecem o verdadeiro amor?

Estatísticas de morte no Brasil.

No Brasil em 4 anos morreram 206 mil pessoas assasinadas. Estes números superaram países onde há sérios conflitos, como: Iraque, Sudão, Afeganistão, Colômbia, República Dominicana, Sri Lanka, Índia, Somália, Nepal, Caxemira, Paquistão e Israel. Nestes países que passam por momentos tumultuosos e de turbulência, morreram menos pessoas do que no Brasil. Somadas todas as mortes destes países, chegamos ao numero de 170 mil pessoas assassinadas.

Como pode, num País que não enfrenta, disputas territórias, movimentos emancipatórios, guerras civis, enfrentamento religioso ou étnico, conflitos de fronteiras, atos terroristas, ou qualquer outro tipo de agitação, morrer tanta gente? Que tipo de cristianismo é este que temos no Brasil?

São 27,4 homicídios por grupo de cada 100 mil pessoas. Supera largamente os índices dos 12 países mais populosos do mundo. A cultura da violência é preocupante no Brasil. Por incrível que pareça estes homicídios não estão ligados as drogas. Mas, sim, a cultura do bateu levou que impera neste País.

De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Centro Pew de Pesquisa, existe no Brasil, mais de 175 milhões de cristãos. Num País onde segundo dados recentes do IBGE a população atingiu pouco mais de 200 milhões de brasileiros em 2013, ou seja: quase 90% da população se diz cristã. Como entender tamanha violência?

Conclusão: Falta Cristo nos corações brasileiros. A unica resposta para tamanha violência, está nesta triste realidade. O Brasileiro só conhece Cristo de ouvir falar. Falta realmente uma experiência mais profunda com o Mestre. A Bíblia ensina que quem está em Cristo é nova criatura, que a arvore boa dá bom fruto, que quem diz que ama a Deus e não ama o seu próximo é mentiroso, num País onde a violência impera, a conclusão que podemos chegar é: O Deus da Bíblia, o Deus que é amor, que ensinou o amor. Que através de Jesus deu a maior demonstração de amor que alguém pode dar. Não é conhecido por aqueles que se dizem seus seguidores. É uma conclusão triste, mais é a realidade que vivemos.

A palavra de Deus, seus ensinamentos, não estão encontrando lugar nos corações da maioria que se denomina seguidora de Cristo. Precisamos orar pela nossa nação. Precisamos pedir a Deus que renove o coração dos Brasileiros. Precisamos dobrar nossos joelhos e entregar a nossa nação a Deus para que no futuro, vejamos um País livre destas estatísticas, onde Cristo realmente possa reinar e ser conhecido. Você, homem e mulher de bem, você que também é vitima desta violência que impera hoje e que de perto atinge nossas famílias. Ore incessantemente por nossa Nação. Que Deus seja a segurança de nossos lares.
Podemos virar este jogo. Só precisamos fazer de Cristo, realmente o Senhor de nossos corações.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

A Idolatria é uma ofensa contra Deus.

Leitura Bíblica: Êxodo 20. 3,5 a- Não terás outros deuses diante de mim. Não adorarás nem lhes darás culto; porque eu sou o Senhor, teu Deus...

Deuteronômio 6 13- O Senhor teu Deus temerás, a ele servirás ...

Introdução: Em 1978, um "religioso", chamado Jin Jones, líder de uma seita chamada "Templo Novo", levou na Guiana Francesa aproximadamente 900 pessoas ao suicídio. As mortes teriam sido causadas por envenenamento coletivo. Depois de levar aquelas pessoas a tomarem cianureto misturado a um refresco inclusive sua mulher e um dos seus filhos, ele se matou dando um tiro na própria cabeça.

Deus, através de Moisés, libertou seu povo da escravidão no Egito, depois de mais de 400 anos de sofrimento, estavam livres. Seguindo as orientações de Deus, acamparam próximo ao monte Sinai (Êxodo cap 19 - a finalidade era que Moisés subisse o monte para receber de Deus seus mandamentos).

A Bíblia diz que Moisés, demorou a descer, foram 40 dias afastado do povo, ele estava como vemos no texto bíblico recebendo as instruções divinas (Êxodo 32). O Povo começou a ficar impaciente, e pediu a Arão que fizesse pra eles um deus que pudessem adorar. Arão então, com o material cedido pelo próprio povo, fez para eles um Bezerro de ouro. Eles então edificaram um altar, o puseram sobre ele e começaram a adora-lo. Deus se irou de tal maneira contra aqueles homens que disse a Moisés que os mataria. (Êxodo 10.10). Moisés pediu a Deus que perdoa-se o povo, mas vendo ele com seus próprios olhos como seus irmão tinham se corrompido, convocou aqueles que se mantiveram fieis ao Senhor e os ordenou que matassem os idolatras. Naquele dia aproximadamente 3 mil homens e mulheres perderam suas vidas (Êxodo 10.28).

A Idolatria é uma ofensa contra Deus. Como vimos, quando o homem desvia seu  foco de Deus, e coloca qualquer outra coisa em seu lugar ele caminha a passos largos para a perdição.
Isto foi o que levou aquelas 900 pessoas a perderem sua vidas, pois amaram mais o seu líder, do que o próprio Deus. Eles simplesmente viraram as costas para as verdades de Deus, e se esmeraram em aceitar a verdade de um homem.

No deserto não foi diferente. Deus tinha livrado aquelas pessoas da escravidão e idolatria do Egito. Mas seus corações, continuavam presos as antigas tradições. Colocaram um objeto, feito por homem, no lugar do Deus vivo.

O que é idolatria? É uma prática de adoração á ídolos em oposição a adoração ao próprio Deus.
Os povos antigos que não conheciam a Deus, possuíam objetos que representavam suas divindades, os quais adoravam. Hoje em dia, não é muito diferente. Mesmo aqueles que muitas vezes frequentam uma igreja, continuam com as mesmas práticas de antes. Colocando no lugar de Deus, pastores, cantores e "artistas do movimento gospel", e também outras coisas. No lugar de objetos confeccionados por homens, eles tem adorado os próprios homens. Como veremos, isto também ofende a Deus!

Porque pessoas idolatram Pastores e Artistas Gospel?

É inegável o fenômeno que acontece hoje em dia nas Igrejas Brasileiras. Muitas pessoas não irão concordar com esta afirmação, mas, infelizmente é isto o que tem acontecido. Você quer saber como se identifica um idolatra? Pessoas idolatras não suportam que alguém fale mal do seu objeto de adoração. Consideram os artistas e pastores que admiram, acima do bem e do mal. Não se esqueçam, Arão foi consagrado sacerdote pelo próprio Deus. E mesmo assim levou seu povo a idolatria.

Outra característica do idolatra é: aquilo que seu ídolo diz, torna-se lei pra pessoa. o individuo nem mesmo reflete sobre o que esta ouvindo. Um cristão verdadeiro, um adorador autêntico de Deus, põem tudo o que ouve e vê na balança chamada a palavra de Deus, e testifica se está de acordo com ela.

A causa de tantos trilharem o caminho perigoso da idolatria é a falta de intimidade com Deus.
A pessoa começa a frequentar uma igreja e se acha convertida. Depois passa a cumprir a cartilha tradicional do comportamento cristão (vai aos Shows, as reuniões começa a falar como crente a se vestir como crente, ouvem musica de crente colam adesivos de crente nos seus automóveis etc...) e por isto, acham que estão vivendo a fé em sua plenitude. Mas apesar de estarem fazendo tudo isto, continuam sem intimidade com Deus. É por isto que, quando uma pessoa imatura na fé, vê um musico ou um pastor cometendo algum erro, desistem de sua caminhada com Deus.

A pessoa não entende que ser cristão, é pertencer unica e exclusivamente a Deus, e que ela, independente de qualquer situação, não deve desistir dele, pois ele sim, é o nosso objeto maior de adoração. Afinal que culpa tem Deus se muitos os que dizem Senhor, Senhor, nunca abriram seu coração verdadeiramente pra ele? Deus deve ser o motivo que nos basta para servi-lo. Usar outros homens como objeto de admiração e esperar que estes homens possam nos levar a ter intimidade com Deus, é um grande erro. Nossa caminhada com Deus é: Deus e nós. Só quem pode fortalecer nossos laços com Deus, somos nós mesmos. Até porque a vida espiritual não se resume a 2 horas de Show ou palestra, por melhor que seja o preletor ou o cantor. Ou por mais ungido que eles sejam. Vida com Deus é todo dia.

O grande erro do idolatra é não raciocinar sobre o que motiva alguns cantores e pastores a fazer e a se comportar, como se fossem as pessoas mais santas da terra. Quantos cantores chamados de evangélicos, tem se associado a gravadoras seculares? Quantos deles tem ido a programas seculares de emissoras que atacam as famílias e os bons costumes? Quantos tem se envolvido com prostituição e bebedice? Quantos que se denominam servos de Deus só se apresentam se forem pagos cachês milionários? Quantos pastores tem explorado a boa fé das pessoas para continuarem construindo seu império da fé? Quantos gastam os milhões arrecadados nas campanhas e doações em beneficio próprio? Quantos andam em jatos e carros de luxo comprados com o dizimo dos fieis? Viajam de primeira classe, moram em mansões.

Onde na bíblia você já viu isto? A vida de Jesus foi servir sempre. Onde na bíblia encontramos Jesus em palácios? Viajando em carruagens de ultimo modelo? Explorando alguém ou cobrando pra curar ou pregar?
Abre o olho meu irmão!! Igreja não precisa de milhões, a não ser que seja para ajudar os órfãos, viúvas e doentes. Pra manter obras sociais. Chega de idolatrar homens. Abençoe pessoas. Entre pagar para assistir um Show gospel, que na maioria das vezes, Deus não se faz presente, ou doar para campanhas que irão alimentar o ego destes pastores celebridades. Ajude alguém necessitado. Ajude um missionário no campo. Compre um calçado pra alguém, uma roupa um alimento. Ajude obras sérias.

Ouve-se de tudo sobre estas celebridades do momento. Um monte de escanda-los! Saia desta.

Conclusão:  Olhe somente pra Deus. Basta de ficar correndo atras de homens. Consagre sua vida a Deus somente. Estude a sua palavra. Tenha você a suas experiências com ele. Não use as experiências alheias que você nem mesmo sabe se são verdadeiras. Olhe para a cruz meu (minha) amado (a).
Foi Cristo quem morreu pra te dar vida. Pra te levar pra perto do Pai. Fuja da adoração. Fuja dos bezerros de ouro deste século. Frequente igrejas lideradas por homens sérios. Igrejas que pregam a palavra de Deus sem subterfúgios. Não deixe que homens mecham com seu emocional. Entregue-se a direção do Espirito de Deus. Você verá quanto tempo perdeu atrás de homens. O que importa em nossa caminhada cristã é saber que um dia Jesus foi crucificado em nosso lugar, que ele é digno de toda honra. E que somente ele pode nos levar a presença do Pai. nenhum homem pode fazer isto por você ou por mim.
* Não se esqueça: A Idolatria é uma ofensa ao próprio Deus. Seja liberto dela em nome de Jesus.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Convertido ou Convencido?

Leitura Bíblica: 2 Coríntios 5.17- E assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas velhas já passaram; eis que se fizeram novas.

Introdução: Paulo enfoca nesta passagem a importância da união do crente com Cristo. E ele sabia bem do que estava falando. Pois ele experimentou verdadeiramente o que é nascer de novo.

Ser uma nova criatura ou nascer de novo, do grego "Kitsis", tem haver, com uma transformação profunda e uma mudança radical na maneira de ser. O Paulo que não conhecia Jesus, depois de sua conversão, se transformou em outro homem completamente diferente (Leia sobre sua conversão a caminho de Damasco em Atos capitulo 9).

Uma boa maneira para se entender "conversão", e usar a transformação pelo qual a lagarta passa.
Uma verdadeira Metamorfose, que nada mais é, do que: Mudar de uma forma para outra. Sofrer uma transformação importante do corpo e do modo de vida. É uma mudança completa no estado e no caráter de uma pessoa. E ao contrário do que muitos pensam. Isto ocorre imediatamente a pessoa abrir o coração pra Jesus e confessar seus pecados a ele e o fazer Senhor de sua vida.

Diferente da "santificação", que é um processo gradativo. Quando mais a pessoa se aproxima de Deus, mais ela vai ficando semelhante a ele.

Como descobrir se alguém é realmente convertido?

A bíblia nos adverte que a árvore é conhecida pelos seus frutos  (Mt 7.17, Mt 12.33, Lc 6.43). Portanto se alguém se considera nascido de novo, não pode continuar praticando os erros do velho homem.

Uma boa ilustração, conta-nos o Pastor Thabiti Anyabwile. Ele tinha um amigo que amava Deus de tal maneira que não perdia uma oportunidade, onde for que estivesse para falar do amor de Cristo as pessoas. Certo dia este amigo, muito alegre, contou ao Pastor que alguém por quem ele estava orando muito tempo tinha se convertido. O Pastor então perguntou a ele: " Como você sabe se esta pessoa realmente se converteu?" Seu amigo não entendeu por um momento, mas respondeu: Eu sei, eu o vi indo a frente, ele tem ido a igreja, as reuniões etc..."

Um ano depois desta conversa eles se encontraram. O amigo do Pastor se aproximou, o cumprimentou, e falou: Pastor, estou preocupado com meu amigo. Ele estava indo tão bem, mas agora, voltou a fazer as mesmas coisas que fazia antes! O silêncio tomou conta do ambiente. Seu amigo então perguntou.
Pastor, você acha que meu amigo era salvo? Que ele tinha nascido de novo? ( esta história é narrada no livro: O que é um membro de Igreja saudável?) do Pastor e escritor Thabiti Anyabwile.

Entendendo a Conversão Bíblica.

Com certeza, uma das razões por existirem tantos crentes nominais aqueles que confessam somente sua fé em Cristo, é o fato das Igrejas cristãs, falharem no discipulado e na ajuda ao novo membro para que ele entenda a palavra de Deus. Se queremos entender a conversão, temos de começar com o diagnóstico bíblico do homem caído. Para se aplicar o tratamento e a cura apropriadas, temos de conhecer bem a enfermidade que estamos tratando. Receber alguém na frente, não discipular, batiza-lo e abandona-lo, é a mesma coisa que não fazer nada. Precisamos ensinar aos novos convertidos, o que significa nascer de novo e qual a importância de ter uma vida que glorifique a Deus.

Romanos 8.5-8, explica bem isto: Os que se inclinam para a carne (uma vida de pecado), são da carne.
Mas os que se inclinam para o Espirito, são do Espirito. O pendor da carne, gera inimizade contra Deus, pois não está sujeito a Lei de Deus, nem pode estar. Porque os que estão na carne, não podem agradar a Deus.

Esta é a receita infalível para saber se alguém realmente nasceu de novo. Se você conhece alguém que se diz "cristão" e continua a viver em pecado. Este alguém não é realmente convertido.

Conclusão: O Artigo 8 da confissão de Fé de New Hampshire define bem a conversão bíblica: "Cremos que o arrependimento e a fé são deveres sagrados e graças inseparáveis, operadas em nossa alma pelo Espirito regenerador de Deus; por meio das quais,sendo profundamente convencidos de nossa culpa, perigo e incapacidade e do caminho da salvação por Cristo, retornamos a Deus, sem fingimento e sinceramente, com contrição, confissão e súplica por misericórdia. Ao mesmo tempo, recebemos genuinamente o Senhor Jesus Cristo como nosso Profeta, Sacerdote e Rei, confiando somente nele como único e todo-suficiente Salvador".

Portanto, a conversão exige convicção genuína do pecado que leva o homem a mudar de direção (arrependimento) e a confiar somente no Senhor Jesus Cristo para a salvação.
Que é genuinamente convertido, se entristece por causa do pecado, e vive uma vida que reflete seu novo estado. Uma vida que glorifica seu Senhor. Qualquer outro tipo de comportamento que fere os ensinamentos de Cristo, evidenciam que, a pessoa não é nova criatura e não passou pelo novo nascimento.
Que possamos entender, que: Cristo se manifestou para tirar os pecados do mundo, e nele não existe pecado (1 Jo 3.5). Quem está em Cristo, é nova criatura.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

A Gênese da Igreja

Leitura Bíblica, Mateus 16.16-b, 17, 18- Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo. Então Jesus lhe afirmou: Bem aventurado és, Simão Barjonas, porque não foi carne e sangue que to revelaram, mas meu Pai, que está nos céus, Também te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra, edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.

Introdução: Jesus é o fundador da Igreja, a afirmação do apostolo Pedro o reconhecendo como o Filho do Deus vivo, foi o pontapé inicial para o nascimento da Igreja. Não a Igreja como alguns entendem: " Um Templo ou alguma construção material, mas a Igreja de Cristo, que seria formada, a partir de então, por todos aqueles que o reconhecessem como o Filho de Deus e se arrependessem de sua vida de pecados".

A Igreja, na ótica divina, é formada por todos aqueles que entregam suas vidas a Jesus.
No Grego a palavra Igreja, é "Ekklesia", que significa," assembleia", ou "reunião de pessoas convocadas".

Assim a Igreja surge, como um grupo de pessoas, chamadas por Deus através de seu Filho, Jesus Cristo, para formar uma comunidade cuja marca principal é o amor fraternal. A Igreja é chamada no Novo Testamento, de o " Corpo de Cristo".

Como se reunia a Igreja Primitiva?

Com a Morte, Ressurreição e assunção de Jesus, seus discípulos começaram a ficar inquietos com o fato de terem sido testemunhas da pregação e vida do Mestre. Então passaram a organizar comunidades para preservarem a memória e ensinamentos de Jesus e conquistar novos discípulos. A Igreja teve seu inicio em Jerusalém na primeira metade do século I.

Ela se reunia nas casas. Nos Domingos havia a leitura dos textos bíblicos, comentário por parte de um apóstolo, e a segunda parte era um jantar em memória de Cristo que mais tarde passou a ser chamado de Eucaristia.

Os cristãos não se distinguiam da maioria das pessoas de seu tempo, apenas no testemunho de fé (Criam em Cristo como único e suficiente salvador), Os Atos dos Apóstolos nos mostram uma comunidade unida, fraterna, onde tudo era posto em comum. Os cristãos continuavam a frequentar o templo e eram perseverantes na fé.

O cristianismo inicial era considerado uma seita do judaísmo: Pois Jesus foi rabino, era judeu praticante e nunca foi "cristão". Aliás a palavra cristão foi usada a primeira vez em  em Atos 11.26-b ... Em Antioquia, foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
* A Palavra cristão ocorre somente três vezes no Novo Testamento: No texto de Atos acima, em Atos 26.28 e em 1º Pedro 4.16- Significa: Uma Pessoa que pertence a Cristo. Segundo os estudiosos, o termo pode ter se originado no seio da Igreja, ou ter sido usado como um termo pejorativo, contra aqueles que seguiam a Cristo.

A Igreja era conhecida como Católica (Universal): para mostrar que pertencia não a uma classe de pessoas como o Judaísmo, mas, a todos as pessoas de toda parte do mundo e Apostólica: porque foi fundada sob o testemunho dos apóstolos. A Igreja partiu de Jerusalém e começou a evangelizar os povos vizinhos até chegar em Roma, o centro do império da época. Paulo de destaca como um dos grandes difusores do cristianismo.

A Grande cooperação de Paulo para o crescimento da Igreja.

O cristianismo não seria o mesmo sem a mensagem que Paulo transmitiu ao Império Romano.
O Ano era 34 depois de Cristo, tinha passado poucos anos desde a  sua crucificação. A mensagem de Cristo, tinha se espalhado por toda a palestina, seus discípulos eram implacavelmente perseguidos ( por não adorarem o imperador como um deus, como era de costume, eram vistos como inimigos do estado pelos romanos). Os judeus também os perseguiam e acusavam de hereges e traidores da Lei de Moisés ( que dizia, que, havia um único Deus, não entendiam o que era a trindade e a multiforme maneira de Deus se manifestar- Deus e Trino e Uno, com o Filho e o Espirito Santo).

Saulo ( Posteriormente teve seu nome mudado para: Paulo) era um judeu, arraigado nas tradições do judaísmo, zeloso pela Lei, e se tornou um grande perseguidor dos cristãos. Certo dia, sua história começou a mudar: Incumbido de ir a Damasco para perseguir os cristãos de lá. No meio do caminho, tem uma visão: era Jesus que o pergunta- Saulo, Saulo, porque tu me persegues? Quem és Senhor? a voz respondeu: Eu sou Jesus, a quem tu persegues Atos capitulo 9). A Partir deste dia. Ele nunca mais, foi a mesma pessoa.

Sua contribuição ao cristianismo da Igreja primitiva foi tão significante, que muitos o consideram o pai do cristianismo. Sua influencia é indiscutível. Começou sua jornada de missionário viajante com aproximadamente 28 anos depois de seu encontro com Cristo. Esteve na Arabia, pregou em Damasco, em Jerusalém,, foi a Tarso sua cidade Natal, Antioquia da Síria, Roma, Egito, Alexandria, Grã Bretanha, oriente Médio, Africa, teve em Chipre etc...

Eram Jornadas árduas, feitas a pé, ou sobre animais em condições muitas vezes extremas e perigosas. Algumas com seus companheiros; Barnabé, Marcos e outros.
Sofreu prisões, privações, foi espancado, teve que fugir muitas vezes. Mas perseverou em seu amor a Cristo. Escreveu 13 cartas, as quais sintetizam o pensamento e desejos de Cristo para seus seguidores.
Seus escritos, simbolizam quase a metade dos 27 livros do Novo Testamento. São resultado de suas experiencias e vida com Deus.

Paulo foi um dos instrumentos usados por Deus, para transformar uma religião, até então semita, numa religião universal. O cristianismo que Paulo conheceu, foi outro depois de sua conversão!

Conclusão: Os primeiros discípulos, por seu amor e dedicação a Cristo e por sua fidelidade as escrituras, foram a alavanca que Deus usou, para que o evangelho rompesse séculos e chegasse até nós. Que possamos nós também dar nossa colaboração, para que ele chegue as futuras gerações.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

A importância do discipulado.

Leitura Bíblica: Salmos 119.11- Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.

Introdução: Um dos maiores problemas encontrados hoje no meio dos cristãos é o analfabetismo bíblico.
Embora a Bíblia seja o livro mais lido do mundo em todos os tempos. Vemos por parte das Igrejas, um afrouxamento na tocante ao discipulado e ensino da palavra.

O que esperar de uma geração que não conhece a Deus? Que tipo de crente alguém que não conhece a palavra pode se tornar?

Porque estudar e aprender a palavra?

1- A Bíblia reflete o carácter de Deus;
2- A Bíblia é a bussola do cristão, o seu guia;
3- A Bíblia revela os planos de Deus para seu povo, desde a criação do mundo;
4- Na Bíblia encontramos respostas para nossas questões em relação a qualquer assunto.
5- Ela é o alimento diário para nosso espirito.

É de vital importância para o cristão o conhecimento das escrituras.
Negligenciar o ensino e o estudo da palavra, é o mesmo que assinar a sentença de morte espiritual do novo crente e também do crente mais maduro.
É impossível se relacionar com Deus de uma maneira sadia, com a igreja e com nosso próximo se ignorarmos a sua palavra.

Qual a importância do discipulado?

Ninguém consegue caminhar na presença de Deus se ignora seus ensinamentos. O Salmo 11.3, diz- Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
Dentro deste contexto, o que a Igreja pode fazer? A Igreja não pode ficar apática diante de tudo o que acontece no mundo e a sua volta. Vivemos tempos em que as informações chegam em alta velocidade.
Parece que o mundo diminuiu diante dos recursos que possuímos hoje. As pessoas são bombardeadas 24 horas por informações provenientes de várias parte do globo. Informações boas e ruins. E isto influencia de certa forma o individuo. Influencia na formação dos jovens e das crianças. A mídia global é uma formadora de opinião.

Se a Igreja não se mover, no sentindo de dar ao novo crente uma alimentação bíblica e sadia, ela corre o risco de perder esta pessoa novamente pro mundo. Somente um estudo minucioso, sistemático, profundo e diário da palavra de Deus, pode livrar o homem das trevas da ignorância espiritual.

O dever da Igreja é mostrar o individuo recém convertido uma nova realidade, segundo a ótica de Deus.
E esta realidade vai na contramão do que é ensinado no mundo. Os valores de Deus precisam ser incutidos de maneira incisiva no coração do homem.

O discipulado é uma ferramenta importante também para preparar as pessoas para influenciar positivamente este mundo. Não existe outra maneira da Igreja crescer em quantidade e qualidade, se não for através do discipulado. o discipulado é extremamente importante para a igreja hoje, assim como foi no passado.

Jesus investiu 3 anos de seu ministério preparando pessoas. Estando diariamente com elas. Mostrando a elas a realidade do reino e a vontade do Pai. Como pode a Igreja ser negligente neste aspecto?

Uma geração que não conhece ao Senhor, será uma geração fracassada espiritualmente. Como vemos em Juízes 2.10.

Uma geração que não conhece ao Senhor é uma geração desorientada- São pessoas sem direção.
O ser humano precisa de um mapa que o oriente. E este mapa ele encontra na palavra de Deus.

Uma geração que não conhece ao Senhor é uma geração medrosa- Como enfrentar as lutas e dificuldades diárias, se a pessoa ignora que o anjo do Senhor acampasse ao redor dos que o temem? Se ele ignora que o Senhor é o guarda da família? As famílias andam preocupadas com o amanhã. A desesperança bate a porta das pessoas. É dever da Igreja, mostrar as famílias que Deus as ama e se importa com elas.
Um "crente" sem esperança, é um crente morto espiritualmente. Um crente fortalecido pela palavra, enfrenta de peito aberto os desafios, porque sabe que Deus esta a seu lado.

Uma geração que não conhece ao Senhor é uma geração secularizada- Quantos novos crentes, continuam com as mesmas práticas que tinham antes de sua conversão? Isto é falta de conhecimento da palavra. Se a Igreja não apontar um novo caminho a ser seguido. A pessoa continuará presa ao pecado.
Secularização vem do latim: "saeculum" ou pertencente a uma era. O novo crente não pertence mais ao mundo. Se ele abriu o coração para Jesus, as leis  e costumes que devem permear sua existência, são as leis e costumes divinos. Se um coração não estiver cheio das leis divinas se ele não for preenchido e dominado pela lei de Deus, ele será um coração conformado com os falsos padrões morais do mundo.

Uma geração que não conhece ao Senhor e refém do pluralismo religioso- Quantas pessoas e até lideres, veem com bom olhos a união com outras religiões? Chegam ao ponto de se calar para que não haja um "confronto" de idéias. Jesus nunca se calou, diante dos "doutores da lei", dos fariseus ou de qualquer pessoa que tinha um ensinamento diferente da lei de Deus. Se a Igreja não preparar as pessoas para estes "confrontos" diários, ela será ludibriada pelos costumes mundanos e os falsos ensinamentos de outras religiões. O novo crente precisa conhecer a palavra de Deus que é fonte de vida pra ele.

O Pastor Sergio Melfior, usa uma frase interessante: "Evangelizar é dar um copo com água para o sedento, discipular é mostrar a ele a fonte".
Através do discipulado o novo crente vai sendo preparado para resistir os dados do maligno. Ele vai sendo preparado para a batalha. Vai sendo forjado. Até estar preparado para trazer e discipular outros.
Somente a palavra de Deus pode preparar o homem. Não existe outra ferramenta eficaz como ela.

Conclusão: Certa vez o Pastor Billy Graham declarou: " A decisão e 5%; o seguimento, ou discipulado é 95%.
Uma Igreja que pretende crescer, numérica e espiritualmente, não pode ser negligente com os novos conversos e com os membros mais antigos. Jesus disse em João 8.31: " Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos". Não há outro modo nem ferramenta que possa ser usada e que tenha um papel mais importante do que o conhecimento da palavra de Deus. A maioria das pessoas que permanecem nas Igrejas, são aquelas que se interessam em aprender a palavra e que recebem uma boa alimentação bíblica. Que possamos todos dar a palavra de Deus a importância que ela deve ter. E que a palavra seja ensinada em todo tempo, pois ela é o remédio para toda doença da alma e o que impulsiona o crente em direção a Deus. " LEIA A SUA BÍBLIA DIARIAMENTE".

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Jesus deu a sua vida para que o homem pudesse viver.

Leitura Bíblica: João 10. 15,16,17 e 18- assim como o Pai me conhece a mim, e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas. Ainda tenho outras ovelhas, não deste aprisco; a mim me convém conduzi-las; elas ouvirão a minha voz; então, haverá um rebanho e um pastor. Por isso, o Pai me ama, porque eu dou a minha vida para a reassumir. Ninguém a tira de mim; pelo contrário, eu espontaneamente a dou. Tenho autoridade para a entregar e também para reavê-la. Este mandato recebi de meu Pai.

Introdução: Você alguma vez já meditou sobre o quando é amado (a) por Deus? Você consegue entender este amor? Você acha que, o que Deus idealizou no principio de todas as coisas, alguma força no universo pode frustar?

Você acha que existe força no universo capaz de anular o amor de Deus pelos homens? Deus é amor, e espera que, o homem possa receber este amor através de Cristo. A intenção de Deus quando formou e criou todas as coisas era que o homem governasse toda a terra, pudesse cuidar dela e vivesse em harmonia com ele.

O pecado do homem, quando desobedeceu a Deus, por um momento, rompeu a amizade de Deus com a humanidade. Por isto Cristo veio ao mundo, para resgatar o homem e leva-lo a presença do Pai.

Jesus tinha objetivos bem específicos quando veio ao mundo.


 O Primeiro objetivo de Jesus foi dar vida aos homens. O homem estava condenado a viver eternamente longe da presença de Deus. O pecado trouxe inimizade entre o homem e Deus. Jesus veio para ligar o homem novamente a Deus. Ele veio buscar e salvar os perdidos (Lucas 19.10).

Jesus veio para indicar o homem qual é a única porta que pode leva-lo a presença de Deus: João 10.9, diz- Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo...

Um outro objetivo de Cristo foi: cumprir a vontade do Pai ( João 6.38).

Jesus veio também, para desfazer as obras do diabo ( 1 João 3.8).
Ele veio ao mundo para mostrar, que, o que é nascido de Deus ama o seu próximo (1 João 4.7).

Ele veio para mostrar, que, quem pertence a Deus, ouve aqueles que são enviados por ele (1 João 4.6) e amam a verdade.

Deus escolheu para a salvação, um grande numero de pessoas. Jesus veio para, resgatar esta grande multidão ( Jo 6.37-40; 10.27-29; 11.51-52; Rm 8.28-39; Ef 1.3-14; 1 Pe 1.20).

Todos os que buscam à Cristo, encontrarão misericórdia ( Jo 6.35,47-51,54-57; Rm 1.16; 10.8-13).

Conclusão: A intenção do Pai quando enviou o filho ao mundo era salvar o maior numero de pessoas possíveis. Não havia, uma maneira, de sozinho o homem, conseguir encontrar o caminho, que pudesse leva-lo a presença do Pai. Como vimos, deu bolou um plano infalível que incluía a pessoa de seu próprio filho, Jesus. No tempo adequado, Deus enviou Jesus de forma miraculosa ao mundo e inaugurou uma nova era.
A era da graça divina. Jesus então cumpriu todos os objetivos traçados pelo Pai. Revelou sua missão aos homens, treinou aqueles deveriam ser os primeiros divulgadores das boas novas, e ordenou que fossem pelo mundo anunciando, que, todos aqueles que ouvissem o chamado do filho, poderiam estar eternamente diante do Pai. O filho em obediência ao Pai, ofereceu a sua vida, para que os homens fossem resgatados e pudessem viver através dele. Da mesma forma que Cristo resgatou das mãos da morte sua própria vida, ele resgatará a vida daqueles que o buscam e esperam nele. Podemos viver eternamente através dele.


terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

Cuidado com os Falsos Profetas.

Leitura Bíblica: Atos 20.29,30- (Disse Jesus):" Eu sei que depois da minha partida entrarão no meio de vós lobos cruéis que não pouparão o rebanho, e que dentre vós mesmos se levantarão homens, falando coisas perversas para atrair discípulos para si".

2 Pedro 2.2,3: "E muitos seguirão as suas dissoluções, e por causa deles será blasfemado o caminho da verdade, também movidos pela ganância, e com palavras fingidas, eles farão de vós negócio; a condenação dos quais já de largo tempo não tarda, e sua destruição não dormita".

Introdução: Jesus foi claro, quando alertou seus discípulos sobre os lobos que se levantariam no meio de seu rebanho. Lobos vorazes, sem amor pelas ovelhas, preocupados apenas com o seu próprio bem estar.

É preocupante o que vemos hoje no meio evangélico. A igreja, com algumas exceções, se transformado num covil de Lobos famintos, ávidos por status, situação financeira confortável, buscando seu próprio bem estar a qualquer custo. Para isto fazem de tudo! Pessoas que não possuem o Espirito Santo de Deus, que pensa, que religião é um meio de enriquecimento, como bem nos mostra 1 Timóteo 6.5..." homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade é fonte de lucro". Infelizmente, presenciamos a chegada destes dias. Muitos Pastores e Obreiros tem entrado neste barco furado de corrupção e amor ao dinheiro.

Como conhecer os Falsos Pastores?

Falta-lhes integridade: A palavra íntegro significa ser inteiro, intacto, aquele que age com equidade, que é reto, honesto, imparcial, que tem inteireza moral, honrado, que tem comportamento exemplar. Seu Pastor é assim? Se não for, procure uma Igreja cujo líder é sério e temente a Deus.

Falta-lhes Ética: Ética é a ciência dos costumes ou atos humanos, e seu objetivo é a moralidade.

E o que é Moral? É agir com conduta e hábitos julgados válidos diante dos homens e principalmente de Deus. Agindo sempre com Equilíbrio.

E o que é agir com Equilíbrio? É agir com estabilidade mental e emocional prudente. Tendo um bom Comportamento. Sendo imparcial e tomando suas decisões baseadas na palavra de Deus e na orientação do Espirito Santo.
Um falso Pastor, tem um comportamento deplorável diante de Deus e dos homens!

Falsos Pastores não admitem críticas: Pretendem ter por parte de seus liderados uma obediência cega. Sem questionamentos. Pensam estar acima do bem e do mal. A bíblia é clara. Todo homem peca. Quanto alguém não aceita ser contrariado ou questionado ele se opõem a Deus. Pois só Deus é perfeito.
Quando um Pastor ou Líder, começa a ensinar heresias que vão contra a palavra de Deus, eles devem sim ser questionados. Não é o Pastor que detêm a ultimo palavra em matéria de fé e sim Deus.
1 João 4.1, diz: "Amados, não creias a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo". 1 Tessalonicenses 5.21 diz; "Julgai todas as coisas, e retem o que é bom". Se a bíblia nos orienta a observar todas as coisas e comparar com seus ensinamentos para constatar se provêm de Deus, como um homem pode dizer o contrário? Como um homem pode querer se colocar acima do bem e do mal? Como pode um homem não querer ser criticado se ele se opõem a palavra de Deus?

Falsos Pastores esfolam financeiramente suas ovelhas: O que vale mais, uma alma ou o mundo? Falsos pastores exploram financeiramente suas ovelhas. Inventam todo tipo de campanha, como se o amor de Deus por nós estivesse atrelado a nossa condição financeira. Deus nos abençoa porque ele nos ama e não porque compramos seu favor. Não caia nesta! Isto é estelionato psicológico. Pessoas que tem menos chegam a se sentir diminuídas em "igrejas" assim. Isto é heresia. Fuja destes "pastores".

Falsos Pastores passam para suas ovelhas que elas são dependentes deles: Esta é uma das táticas mais utilizadas por falsos pastores. Não dependemos de homens e sim de Deus. Deus é a força dos que buscam nele e não homens. Lucas 11.9, diz: esta escrito:" Por isso vos digo: Pedi, e dar-se vos-á; buscais e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Irmãos, o véu foi rasgado pelo sacrifício de Cristo na cruz do calvário para que todos os que buscam o Pai através dele tivessem acesso a ele. Não dependemos de homens! Jesus é nosso mediador. Quer se abençoado? Busque a face de Deus, confie nele e viva uma vida que o agrade. Deus não rejeita a oração do justo e no tempo certo ele responde.

Conclusão: Poderíamos ainda analisar outras facetas dos falsos pastores e líderes, mas creio que você estará a partir de hoje mais atento (a)! São muitas as táticas utilizadas pelos falsos pastores. Vigia! Examine tudo o que chegar a você. Não confie cegamente em homens. Confronte todo e qualquer assunto a luz da palavra de Deus. Veja se está de acordo com o que a palavra ensina. Os falsos Profetas estão em todo lugar. Não caia na lábia deles e nem se submeta a uma liderança que quer se colocar acima de Deus e que não lhe respeita como individuo e filho do criador. Como ensina 1 Timóteo 5.24: O dia de vocês prestarem contas a Deus chegará. Os falsos mestres, falsos lideres e falsos pastores estão com seus dias contados.
Jeremias 23.1 a 4, mostra Deus falando aos líderes de Judá que eles eram culpados por negligenciar e maltratar o rebanho dele. As ovelhas são do Senhor a Igreja é do Senhor, os ensinamentos que devem ser seguidos são do Senhor. Ai daqueles que ensinam, exploram e maltratam o rebanho de Deus.
Cuidado nem todo aquele que diz, Senhor, Senhor, tem parte com Deus. Cuidado com os Falsos Profetas!

O verdadeiro pastor, aquele que tem parte com Deus, age como ensina Jeremias 23.22: " Mas, se tivessem estado no meu conselho então, teriam, feito ouvir as minhas palavras ao meu povo e o teriam feito voltar do seu mau caminho e da maldade das suas ações". Um verdadeiro Pastor se preocupa em dar a seu rebanho um alimento sadio, conduz seu rebanho a águas limpas, protege seu rebanho, trata das ovelhas doentes, vai em busca da desgarrada. Aproxima suas ovelhas e as ensina a depender somente do Pastor divino: Jesus!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Construindo uma Família Feliz.

Leitura Bíblica, Atos 16.31... Crê o Senhor Jesus e será salvo, tu e a tua casa.

Efésios 5.22,23 e 25- As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.
                                  Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o Salvador do corpo.
                                  Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela.
Efésios 6.1 e 2- Filhos, obedecei a vossos Pais no Senhor, pois isto é justo.
                         Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa).

Introdução: Deus criou a família. O desejo de Deus é que, todas as famílias da terra, possam se submeter a sua vontade e viver de acordo com seus ensinamentos. No entendimento de Deus, não pode haver harmonia na família, se cada membro dela, não entender o seu papel, e também, não o tiverem como Senhor.

A ausência de Deus, trás desarmonia para o lar. É impossível construir uma família sólida e feliz se Deus estiver ausente. Uma família segundo o coração de Deus, é uma família que faz dele a pedra principal, cuja lar estará firmado, e também uma família que se guia por sua palavra.

Características de uma família que agrada a Deus.

Uma família que agrada a Deus, é uma família onde Pai, Mãe e Filhos, são conscientes do papel que cada um deve ter. É uma família que vive a palavra.
Biblicamente aprendemos que o Pai é o cabeça do lar.
Não como alguns entendem de maneira equivocada, governando o lar com rispidez e falta de amor.

Ma,s amando e respeitando sua esposa e filhos. Zelando pelo seu bem estar. Os guiando por caminhos seguros. Provendo proteção, alimentação, educação, sendo exemplo.Um pai segundo o coração de Deus se importa com a educação secular e principalmente com a educação divina.
Ele ensina seus filhos a amarem a Deus de forma equilibrada e correta, para que eles cresçam e se tornem adultos sadios e preparados para um dia formarem eles, suas próprias famílias, onde Deus também reinará.

Novos lares, sadios e tementes a Deus surgirão. O papel na liderança da família, é tão importante na visão de Deus, que ele compara o marido a Cristo, como cabeça da Igreja.

As esposas devem se submeter a liderança de seus maridos. Não de forma pejorativa, como se fossem seres inferiores. Mas de forma cordata, amorosa. Obedecendo a orientação da palavra.
A esposa deve ocupar seu lugar ao lado do esposo, participando ativamente de todas as decisões relacionadas a sua família, e ajudando-o a governar bem seu lar, e a educar bem seus filhos.

Uma mulher sabia edifica a sua casa. A tola a derruba. Quando a esposa não respeita seu marido, não o honra e ama. Quando ela passa por cima de sua "autoridade", ela colabora para a desarmonia de seu lar.

Assim como a Igreja está sob a liderança de Cristo. A mulher deve estar também sob a direção de seu esposo. A maior prova de amor que uma mulher pode demonstrar por seu marido e se submeter a sua liderança. É aceitar a orientação divina de "submissão" (não tem a ver com humilhação)!

E os maridos devem respeita-las, honra-las e cuidar delas como Cristo cuida de sua Igreja.

O papel dos filhos e também de muita importância. A Bíblia os orienta a honrar seus pais.
O texto sagrado diz que isto é justo. Um filho que não honra, respeita e se submete a seus pais, jamais será um adulto feliz e equilibrado. As bençãos do Senhor sobre os filhos esta condicionada à honra que eles dão a seus pais. Em um lar onde os filhos são rebeldes, não pode haver alegria. O pior erro  que um filho pode cometer e não atentar para este ensinamento. Milhões de adultos infelizes, foram filhos rebeldes que não amaram, respeitaram e honraram seus pais.

Quando entendemos a importância destes ensinamentos, colaboramos para o equilíbrio, alegria e harmonia de nossas casas. Um lar cujos membros da família, se orientam pelos ensinamentos de Deus, é um lar que enfrenta as dificuldades e lutas, juntos e saem das batalhas vitoriosos e glorificando a Deus.

Conclusão: Que a palavra do Senhor seja o nosso guia diário. Que o Senhor seja a rocha sobre a qual nossa casa esteja sendo construída. Que cada membro de nossas famílias possam honrar a Deus de tal forma, que estejamos dispostos a desempenhar os nossos papeis em amor e submissão a ele e uns aos outros. Isto com certeza colaborará para que, tenhamos famílias abençoadas e abençoadoras, e famílias que colaboram para o crescimento do reino de nosso Senhor. Famílias felizes, são famílias que se submetem a Deus e a sua vontade.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Jó, exemplo de Integridade.

Texto Bíblico: Jó 1.1- Havia um homem na terra de Ur, cujo nome era Jó; homem integro e reto, temente a Deus e que se desviava do mal.

Jó 8.20-a- Eis que Deus não rejeita ao integro...

Introdução: A bíblia é clara quando afirma que todos os homens são pecadores (Rm 3.23).
Eclesiastes 7.20, diz que não há homem justo... que não peque.

Porque o texto de Jó 1.1, diz então que Jó era integro?

* Quando a bíblia afirma que Jó era integro, ela não esta se contradizendo. Os textos lidos anteriormente provam isto.
O que aprendemos com Jó, e que: ele, não tinha prazer no pecado e se desviava do mal.

Mesmo com todas as limitações que qualquer homem tem, Jó amava a Deus, muito mais do que o erro.
Este era o grande segredo de Jó. Deus ocupava o trono de seu coração. A lei de Deus era a bússola que o guiava.

Aprendendo com o Exemplo de Jó.

A maior lição que Jó nos ensina é que: Se Deus for o Rei de nosso coração, nossas atitudes podem ser diferentes da maioria dos homens. Quando abrimos nosso coração pra Jesus, nossas atitudes devem refletir nossa nova realidade. Não somos mais homens terrestres, mas sim homens, mulheres e crianças espirituais. A vida que levávamos antes. Sinuosa, cheia de curvas e desvios, agora deve ser reta.

O que é ter uma vida Sinuosa? É ter uma vida sem desvios de conduta, sem coisas escondidas, uma vida que reflita o caráter do Mestre.
As práticas que ferem os princípios cristão, devem ser abandonadas de imediato. Aquele que ama a Cristo, aborrece o pecado. Cristo lhe basta.

A vida de Jó, era uma vida que glorificava a Deus. Por isto ele foi usado por Deus, como exemplo de alguém reto e integro. Por mais que seus amigos tentassem achar algum erro nele, que justificassem aquele momento de luta pelo qual Jó passava. Não acharam nada! Não havia acusação contra ele. Numa época em que o sofrimento muitas vezes estava relacionado ao erro que alguém pudesse cometer. A vida de Jó refletia a sua retidão. Se confessarmos Cristo como Senhor. Nossas atitudes também devem refletir, a nossa decisão.

Jó nos ensina que: mesmo na adversidade, por maior que elas sejam, não podemos abandonar o caminho da retidão. A doença, a perda dos filhos, da riqueza e de tudo o que possuía, não foram capazes de apagar o amor que Jó tinha por Deus.

Praticas que entristecem Deus.

Certa vez uma senhora, num determinado congresso evangélico disse: " Meu marido ora todos os dias por cerca de uma hora. Quando termina a oração, ele se transforma na pessoa mais ignorante que conheço".

Infelizmente, muitas pessoas são assim. Nas igrejas, nas reuniões com os irmãos, passam um ar de santidade e até de superioridade que ninguém desconfia de suas atitudes. Quando estão longe da igreja, eles tiram a mascara de santos e se mostram, como realmente são.

O cristão verdadeiro, é incapaz de negociar com o erro. Ele tem plena convicção de seu chamado, e de sua responsabilidade diante de Deus e dos homens.
Não basta conhecer a bíblia, ir as reuniões ou fazer qualquer obra em nome de Jesus. Precisamos fazer dele o Senhor de todas as áreas de nossas vidas.

Uma vida que deponha contra os ensinamentos do Mestre Jesus, jamais será uma vida que o agrade.

Conclusão: Jó, assim como tantos homens e mulheres de Deus, são bons exemplos a serem seguidos.
São prova que, todo o homem que faz de Cristo seu Senhor, pode vencer o mal. Pode ser exemplo para sua família e amigos. Deus tem poder para fazer de nós, homens e mulheres que antes viviam no erro, pessoas melhores. Mas para que isto aconteça, nossos corações e mentes devem estar totalmente abertos para ele. Jó foi um servo de Deus que se entregou a seu Senhor, sem reservas.

Enquanto o Espirito Santo, não for nossa força motriz, estaremos sempre, voltando aos velhos hábitos.
Que possamos viver, como pessoas renascidas em Deus, através de seu filho Jesus Cristo, e que possamos assimilar seus ensinamentos e pratica-los. Jó provou que isto é possível. Quem conhece sua história, sabe que, o segundo estágio da vida de Jó, foi muito mais abençoado do que o primeiro. Tudo isto, porque ele se manteve fiel a Deus. Para Jó, não existia maior alegria do que viver pra Deus!