Leitura Bíblica Apocalipse 15.3 b- Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo Poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações!
Introdução: Segundo pesquisas relacionadas ao crescimento do cristianismo no mundo, o Brasil saiu do 4° lugar no ranking de países com mais cristãos em 2007/2008, para o 2° lugar em 2013, só perdendo para os Estados Unidos. O que espanta nesta pesquisa é que mesmo com um numero tão acentuado de cristãos, a violência no Brasil é maior do que nos 12 Países do mundo onde se tem mais confrontos atualmente. Matasse no Brasil, mais do que em qualquer lugar do mundo.
A linguagem do verdadeiro cristianismo é o Amor.
Como pode alguém se considerar cristão ( a maioria da população se denomina assim) e haver tanta violência. Cristo ensinou que devemos dar a outra face, que devemos orar pelos inimigos, amar os que nos perseguem, amar o outro como ele nos amou. Mas no Brasil, a linguagem do amor ensinada pelo Mestre parece não encontrar seguidores.
No livro de Lucas capitulo 10. 27, Jesus disse: Amarás o Senhor teu Deus, de todo o coração, de toda a tua alma, de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento; Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Em Mateus 5.44, lemos- Eu porém vos digo: Amai vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem...
A linguagem celestial, é totalmente desprovida de qualquer sentimento de vingança ou maldade.
Como pode um País que é considerado o 2° no ranking mundial com mais cristãos, ser tão violento e existir tantas mortes? Será que os brasileiros realmente conhecem o verdadeiro amor?
Estatísticas de morte no Brasil.
No Brasil em 4 anos morreram 206 mil pessoas assasinadas. Estes números superaram países onde há sérios conflitos, como: Iraque, Sudão, Afeganistão, Colômbia, República Dominicana, Sri Lanka, Índia, Somália, Nepal, Caxemira, Paquistão e Israel. Nestes países que passam por momentos tumultuosos e de turbulência, morreram menos pessoas do que no Brasil. Somadas todas as mortes destes países, chegamos ao numero de 170 mil pessoas assassinadas.
Como pode, num País que não enfrenta, disputas territórias, movimentos emancipatórios, guerras civis, enfrentamento religioso ou étnico, conflitos de fronteiras, atos terroristas, ou qualquer outro tipo de agitação, morrer tanta gente? Que tipo de cristianismo é este que temos no Brasil?
São 27,4 homicídios por grupo de cada 100 mil pessoas. Supera largamente os índices dos 12 países mais populosos do mundo. A cultura da violência é preocupante no Brasil. Por incrível que pareça estes homicídios não estão ligados as drogas. Mas, sim, a cultura do bateu levou que impera neste País.
De acordo com dados de uma pesquisa realizada pelo Centro Pew de Pesquisa, existe no Brasil, mais de 175 milhões de cristãos. Num País onde segundo dados recentes do IBGE a população atingiu pouco mais de 200 milhões de brasileiros em 2013, ou seja: quase 90% da população se diz cristã. Como entender tamanha violência?
Conclusão: Falta Cristo nos corações brasileiros. A unica resposta para tamanha violência, está nesta triste realidade. O Brasileiro só conhece Cristo de ouvir falar. Falta realmente uma experiência mais profunda com o Mestre. A Bíblia ensina que quem está em Cristo é nova criatura, que a arvore boa dá bom fruto, que quem diz que ama a Deus e não ama o seu próximo é mentiroso, num País onde a violência impera, a conclusão que podemos chegar é: O Deus da Bíblia, o Deus que é amor, que ensinou o amor. Que através de Jesus deu a maior demonstração de amor que alguém pode dar. Não é conhecido por aqueles que se dizem seus seguidores. É uma conclusão triste, mais é a realidade que vivemos.
A palavra de Deus, seus ensinamentos, não estão encontrando lugar nos corações da maioria que se denomina seguidora de Cristo. Precisamos orar pela nossa nação. Precisamos pedir a Deus que renove o coração dos Brasileiros. Precisamos dobrar nossos joelhos e entregar a nossa nação a Deus para que no futuro, vejamos um País livre destas estatísticas, onde Cristo realmente possa reinar e ser conhecido. Você, homem e mulher de bem, você que também é vitima desta violência que impera hoje e que de perto atinge nossas famílias. Ore incessantemente por nossa Nação. Que Deus seja a segurança de nossos lares.
Podemos virar este jogo. Só precisamos fazer de Cristo, realmente o Senhor de nossos corações.