Deuteronômio 6 13- O Senhor teu Deus temerás, a ele servirás ...
Introdução: Em 1978, um "religioso", chamado Jin Jones, líder de uma seita chamada "Templo Novo", levou na Guiana Francesa aproximadamente 900 pessoas ao suicídio. As mortes teriam sido causadas por envenenamento coletivo. Depois de levar aquelas pessoas a tomarem cianureto misturado a um refresco inclusive sua mulher e um dos seus filhos, ele se matou dando um tiro na própria cabeça.
Deus, através de Moisés, libertou seu povo da escravidão no Egito, depois de mais de 400 anos de sofrimento, estavam livres. Seguindo as orientações de Deus, acamparam próximo ao monte Sinai (Êxodo cap 19 - a finalidade era que Moisés subisse o monte para receber de Deus seus mandamentos).
A Bíblia diz que Moisés, demorou a descer, foram 40 dias afastado do povo, ele estava como vemos no texto bíblico recebendo as instruções divinas (Êxodo 32). O Povo começou a ficar impaciente, e pediu a Arão que fizesse pra eles um deus que pudessem adorar. Arão então, com o material cedido pelo próprio povo, fez para eles um Bezerro de ouro. Eles então edificaram um altar, o puseram sobre ele e começaram a adora-lo. Deus se irou de tal maneira contra aqueles homens que disse a Moisés que os mataria. (Êxodo 10.10). Moisés pediu a Deus que perdoa-se o povo, mas vendo ele com seus próprios olhos como seus irmão tinham se corrompido, convocou aqueles que se mantiveram fieis ao Senhor e os ordenou que matassem os idolatras. Naquele dia aproximadamente 3 mil homens e mulheres perderam suas vidas (Êxodo 10.28).
A Idolatria é uma ofensa contra Deus. Como vimos, quando o homem desvia seu foco de Deus, e coloca qualquer outra coisa em seu lugar ele caminha a passos largos para a perdição.
Isto foi o que levou aquelas 900 pessoas a perderem sua vidas, pois amaram mais o seu líder, do que o próprio Deus. Eles simplesmente viraram as costas para as verdades de Deus, e se esmeraram em aceitar a verdade de um homem.
No deserto não foi diferente. Deus tinha livrado aquelas pessoas da escravidão e idolatria do Egito. Mas seus corações, continuavam presos as antigas tradições. Colocaram um objeto, feito por homem, no lugar do Deus vivo.
O que é idolatria? É uma prática de adoração á ídolos em oposição a adoração ao próprio Deus.
Os povos antigos que não conheciam a Deus, possuíam objetos que representavam suas divindades, os quais adoravam. Hoje em dia, não é muito diferente. Mesmo aqueles que muitas vezes frequentam uma igreja, continuam com as mesmas práticas de antes. Colocando no lugar de Deus, pastores, cantores e "artistas do movimento gospel", e também outras coisas. No lugar de objetos confeccionados por homens, eles tem adorado os próprios homens. Como veremos, isto também ofende a Deus!
Porque pessoas idolatram Pastores e Artistas Gospel?
É inegável o fenômeno que acontece hoje em dia nas Igrejas Brasileiras. Muitas pessoas não irão concordar com esta afirmação, mas, infelizmente é isto o que tem acontecido. Você quer saber como se identifica um idolatra? Pessoas idolatras não suportam que alguém fale mal do seu objeto de adoração. Consideram os artistas e pastores que admiram, acima do bem e do mal. Não se esqueçam, Arão foi consagrado sacerdote pelo próprio Deus. E mesmo assim levou seu povo a idolatria.
Outra característica do idolatra é: aquilo que seu ídolo diz, torna-se lei pra pessoa. o individuo nem mesmo reflete sobre o que esta ouvindo. Um cristão verdadeiro, um adorador autêntico de Deus, põem tudo o que ouve e vê na balança chamada a palavra de Deus, e testifica se está de acordo com ela.
A causa de tantos trilharem o caminho perigoso da idolatria é a falta de intimidade com Deus.
A pessoa começa a frequentar uma igreja e se acha convertida. Depois passa a cumprir a cartilha tradicional do comportamento cristão (vai aos Shows, as reuniões começa a falar como crente a se vestir como crente, ouvem musica de crente colam adesivos de crente nos seus automóveis etc...) e por isto, acham que estão vivendo a fé em sua plenitude. Mas apesar de estarem fazendo tudo isto, continuam sem intimidade com Deus. É por isto que, quando uma pessoa imatura na fé, vê um musico ou um pastor cometendo algum erro, desistem de sua caminhada com Deus.
A pessoa não entende que ser cristão, é pertencer unica e exclusivamente a Deus, e que ela, independente de qualquer situação, não deve desistir dele, pois ele sim, é o nosso objeto maior de adoração. Afinal que culpa tem Deus se muitos os que dizem Senhor, Senhor, nunca abriram seu coração verdadeiramente pra ele? Deus deve ser o motivo que nos basta para servi-lo. Usar outros homens como objeto de admiração e esperar que estes homens possam nos levar a ter intimidade com Deus, é um grande erro. Nossa caminhada com Deus é: Deus e nós. Só quem pode fortalecer nossos laços com Deus, somos nós mesmos. Até porque a vida espiritual não se resume a 2 horas de Show ou palestra, por melhor que seja o preletor ou o cantor. Ou por mais ungido que eles sejam. Vida com Deus é todo dia.
O grande erro do idolatra é não raciocinar sobre o que motiva alguns cantores e pastores a fazer e a se comportar, como se fossem as pessoas mais santas da terra. Quantos cantores chamados de evangélicos, tem se associado a gravadoras seculares? Quantos deles tem ido a programas seculares de emissoras que atacam as famílias e os bons costumes? Quantos tem se envolvido com prostituição e bebedice? Quantos que se denominam servos de Deus só se apresentam se forem pagos cachês milionários? Quantos pastores tem explorado a boa fé das pessoas para continuarem construindo seu império da fé? Quantos gastam os milhões arrecadados nas campanhas e doações em beneficio próprio? Quantos andam em jatos e carros de luxo comprados com o dizimo dos fieis? Viajam de primeira classe, moram em mansões.
Onde na bíblia você já viu isto? A vida de Jesus foi servir sempre. Onde na bíblia encontramos Jesus em palácios? Viajando em carruagens de ultimo modelo? Explorando alguém ou cobrando pra curar ou pregar?
Abre o olho meu irmão!! Igreja não precisa de milhões, a não ser que seja para ajudar os órfãos, viúvas e doentes. Pra manter obras sociais. Chega de idolatrar homens. Abençoe pessoas. Entre pagar para assistir um Show gospel, que na maioria das vezes, Deus não se faz presente, ou doar para campanhas que irão alimentar o ego destes pastores celebridades. Ajude alguém necessitado. Ajude um missionário no campo. Compre um calçado pra alguém, uma roupa um alimento. Ajude obras sérias.
Ouve-se de tudo sobre estas celebridades do momento. Um monte de escanda-los! Saia desta.
Conclusão: Olhe somente pra Deus. Basta de ficar correndo atras de homens. Consagre sua vida a Deus somente. Estude a sua palavra. Tenha você a suas experiências com ele. Não use as experiências alheias que você nem mesmo sabe se são verdadeiras. Olhe para a cruz meu (minha) amado (a).
Foi Cristo quem morreu pra te dar vida. Pra te levar pra perto do Pai. Fuja da adoração. Fuja dos bezerros de ouro deste século. Frequente igrejas lideradas por homens sérios. Igrejas que pregam a palavra de Deus sem subterfúgios. Não deixe que homens mecham com seu emocional. Entregue-se a direção do Espirito de Deus. Você verá quanto tempo perdeu atrás de homens. O que importa em nossa caminhada cristã é saber que um dia Jesus foi crucificado em nosso lugar, que ele é digno de toda honra. E que somente ele pode nos levar a presença do Pai. nenhum homem pode fazer isto por você ou por mim.
* Não se esqueça: A Idolatria é uma ofensa ao próprio Deus. Seja liberto dela em nome de Jesus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário