Introdução: Um dos maiores problemas encontrados hoje no meio dos cristãos é o analfabetismo bíblico.
Embora a Bíblia seja o livro mais lido do mundo em todos os tempos. Vemos por parte das Igrejas, um afrouxamento na tocante ao discipulado e ensino da palavra.
O que esperar de uma geração que não conhece a Deus? Que tipo de crente alguém que não conhece a palavra pode se tornar?
Porque estudar e aprender a palavra?
1- A Bíblia reflete o carácter de Deus;
2- A Bíblia é a bussola do cristão, o seu guia;
3- A Bíblia revela os planos de Deus para seu povo, desde a criação do mundo;
4- Na Bíblia encontramos respostas para nossas questões em relação a qualquer assunto.
5- Ela é o alimento diário para nosso espirito.
É de vital importância para o cristão o conhecimento das escrituras.
Negligenciar o ensino e o estudo da palavra, é o mesmo que assinar a sentença de morte espiritual do novo crente e também do crente mais maduro.
É impossível se relacionar com Deus de uma maneira sadia, com a igreja e com nosso próximo se ignorarmos a sua palavra.
Qual a importância do discipulado?
Ninguém consegue caminhar na presença de Deus se ignora seus ensinamentos. O Salmo 11.3, diz- Ora, destruídos os fundamentos, que poderá fazer o justo?
Dentro deste contexto, o que a Igreja pode fazer? A Igreja não pode ficar apática diante de tudo o que acontece no mundo e a sua volta. Vivemos tempos em que as informações chegam em alta velocidade.
Parece que o mundo diminuiu diante dos recursos que possuímos hoje. As pessoas são bombardeadas 24 horas por informações provenientes de várias parte do globo. Informações boas e ruins. E isto influencia de certa forma o individuo. Influencia na formação dos jovens e das crianças. A mídia global é uma formadora de opinião.
Se a Igreja não se mover, no sentindo de dar ao novo crente uma alimentação bíblica e sadia, ela corre o risco de perder esta pessoa novamente pro mundo. Somente um estudo minucioso, sistemático, profundo e diário da palavra de Deus, pode livrar o homem das trevas da ignorância espiritual.
O dever da Igreja é mostrar o individuo recém convertido uma nova realidade, segundo a ótica de Deus.
E esta realidade vai na contramão do que é ensinado no mundo. Os valores de Deus precisam ser incutidos de maneira incisiva no coração do homem.
O discipulado é uma ferramenta importante também para preparar as pessoas para influenciar positivamente este mundo. Não existe outra maneira da Igreja crescer em quantidade e qualidade, se não for através do discipulado. o discipulado é extremamente importante para a igreja hoje, assim como foi no passado.
Jesus investiu 3 anos de seu ministério preparando pessoas. Estando diariamente com elas. Mostrando a elas a realidade do reino e a vontade do Pai. Como pode a Igreja ser negligente neste aspecto?
Uma geração que não conhece ao Senhor, será uma geração fracassada espiritualmente. Como vemos em Juízes 2.10.
Uma geração que não conhece ao Senhor é uma geração desorientada- São pessoas sem direção.
O ser humano precisa de um mapa que o oriente. E este mapa ele encontra na palavra de Deus.
Uma geração que não conhece ao Senhor é uma geração medrosa- Como enfrentar as lutas e dificuldades diárias, se a pessoa ignora que o anjo do Senhor acampasse ao redor dos que o temem? Se ele ignora que o Senhor é o guarda da família? As famílias andam preocupadas com o amanhã. A desesperança bate a porta das pessoas. É dever da Igreja, mostrar as famílias que Deus as ama e se importa com elas.
Um "crente" sem esperança, é um crente morto espiritualmente. Um crente fortalecido pela palavra, enfrenta de peito aberto os desafios, porque sabe que Deus esta a seu lado.
Uma geração que não conhece ao Senhor é uma geração secularizada- Quantos novos crentes, continuam com as mesmas práticas que tinham antes de sua conversão? Isto é falta de conhecimento da palavra. Se a Igreja não apontar um novo caminho a ser seguido. A pessoa continuará presa ao pecado.
Secularização vem do latim: "saeculum" ou pertencente a uma era. O novo crente não pertence mais ao mundo. Se ele abriu o coração para Jesus, as leis e costumes que devem permear sua existência, são as leis e costumes divinos. Se um coração não estiver cheio das leis divinas se ele não for preenchido e dominado pela lei de Deus, ele será um coração conformado com os falsos padrões morais do mundo.
Uma geração que não conhece ao Senhor e refém do pluralismo religioso- Quantas pessoas e até lideres, veem com bom olhos a união com outras religiões? Chegam ao ponto de se calar para que não haja um "confronto" de idéias. Jesus nunca se calou, diante dos "doutores da lei", dos fariseus ou de qualquer pessoa que tinha um ensinamento diferente da lei de Deus. Se a Igreja não preparar as pessoas para estes "confrontos" diários, ela será ludibriada pelos costumes mundanos e os falsos ensinamentos de outras religiões. O novo crente precisa conhecer a palavra de Deus que é fonte de vida pra ele.
O Pastor Sergio Melfior, usa uma frase interessante: "Evangelizar é dar um copo com água para o sedento, discipular é mostrar a ele a fonte".
Através do discipulado o novo crente vai sendo preparado para resistir os dados do maligno. Ele vai sendo preparado para a batalha. Vai sendo forjado. Até estar preparado para trazer e discipular outros.
Somente a palavra de Deus pode preparar o homem. Não existe outra ferramenta eficaz como ela.
Conclusão: Certa vez o Pastor Billy Graham declarou: " A decisão e 5%; o seguimento, ou discipulado é 95%.
Uma Igreja que pretende crescer, numérica e espiritualmente, não pode ser negligente com os novos conversos e com os membros mais antigos. Jesus disse em João 8.31: " Se vós permanecerdes na minha palavra, verdadeiramente sereis meus discípulos". Não há outro modo nem ferramenta que possa ser usada e que tenha um papel mais importante do que o conhecimento da palavra de Deus. A maioria das pessoas que permanecem nas Igrejas, são aquelas que se interessam em aprender a palavra e que recebem uma boa alimentação bíblica. Que possamos todos dar a palavra de Deus a importância que ela deve ter. E que a palavra seja ensinada em todo tempo, pois ela é o remédio para toda doença da alma e o que impulsiona o crente em direção a Deus. " LEIA A SUA BÍBLIA DIARIAMENTE".
Nenhum comentário:
Postar um comentário