quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Construindo uma Família Feliz.

Leitura Bíblica, Atos 16.31... Crê o Senhor Jesus e será salvo, tu e a tua casa.

Efésios 5.22,23 e 25- As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor.
                                  Porque o marido é o cabeça da mulher, como também Cristo é o cabeça da Igreja, sendo este mesmo o Salvador do corpo.
                                  Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela.
Efésios 6.1 e 2- Filhos, obedecei a vossos Pais no Senhor, pois isto é justo.
                         Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa).

Introdução: Deus criou a família. O desejo de Deus é que, todas as famílias da terra, possam se submeter a sua vontade e viver de acordo com seus ensinamentos. No entendimento de Deus, não pode haver harmonia na família, se cada membro dela, não entender o seu papel, e também, não o tiverem como Senhor.

A ausência de Deus, trás desarmonia para o lar. É impossível construir uma família sólida e feliz se Deus estiver ausente. Uma família segundo o coração de Deus, é uma família que faz dele a pedra principal, cuja lar estará firmado, e também uma família que se guia por sua palavra.

Características de uma família que agrada a Deus.

Uma família que agrada a Deus, é uma família onde Pai, Mãe e Filhos, são conscientes do papel que cada um deve ter. É uma família que vive a palavra.
Biblicamente aprendemos que o Pai é o cabeça do lar.
Não como alguns entendem de maneira equivocada, governando o lar com rispidez e falta de amor.

Ma,s amando e respeitando sua esposa e filhos. Zelando pelo seu bem estar. Os guiando por caminhos seguros. Provendo proteção, alimentação, educação, sendo exemplo.Um pai segundo o coração de Deus se importa com a educação secular e principalmente com a educação divina.
Ele ensina seus filhos a amarem a Deus de forma equilibrada e correta, para que eles cresçam e se tornem adultos sadios e preparados para um dia formarem eles, suas próprias famílias, onde Deus também reinará.

Novos lares, sadios e tementes a Deus surgirão. O papel na liderança da família, é tão importante na visão de Deus, que ele compara o marido a Cristo, como cabeça da Igreja.

As esposas devem se submeter a liderança de seus maridos. Não de forma pejorativa, como se fossem seres inferiores. Mas de forma cordata, amorosa. Obedecendo a orientação da palavra.
A esposa deve ocupar seu lugar ao lado do esposo, participando ativamente de todas as decisões relacionadas a sua família, e ajudando-o a governar bem seu lar, e a educar bem seus filhos.

Uma mulher sabia edifica a sua casa. A tola a derruba. Quando a esposa não respeita seu marido, não o honra e ama. Quando ela passa por cima de sua "autoridade", ela colabora para a desarmonia de seu lar.

Assim como a Igreja está sob a liderança de Cristo. A mulher deve estar também sob a direção de seu esposo. A maior prova de amor que uma mulher pode demonstrar por seu marido e se submeter a sua liderança. É aceitar a orientação divina de "submissão" (não tem a ver com humilhação)!

E os maridos devem respeita-las, honra-las e cuidar delas como Cristo cuida de sua Igreja.

O papel dos filhos e também de muita importância. A Bíblia os orienta a honrar seus pais.
O texto sagrado diz que isto é justo. Um filho que não honra, respeita e se submete a seus pais, jamais será um adulto feliz e equilibrado. As bençãos do Senhor sobre os filhos esta condicionada à honra que eles dão a seus pais. Em um lar onde os filhos são rebeldes, não pode haver alegria. O pior erro  que um filho pode cometer e não atentar para este ensinamento. Milhões de adultos infelizes, foram filhos rebeldes que não amaram, respeitaram e honraram seus pais.

Quando entendemos a importância destes ensinamentos, colaboramos para o equilíbrio, alegria e harmonia de nossas casas. Um lar cujos membros da família, se orientam pelos ensinamentos de Deus, é um lar que enfrenta as dificuldades e lutas, juntos e saem das batalhas vitoriosos e glorificando a Deus.

Conclusão: Que a palavra do Senhor seja o nosso guia diário. Que o Senhor seja a rocha sobre a qual nossa casa esteja sendo construída. Que cada membro de nossas famílias possam honrar a Deus de tal forma, que estejamos dispostos a desempenhar os nossos papeis em amor e submissão a ele e uns aos outros. Isto com certeza colaborará para que, tenhamos famílias abençoadas e abençoadoras, e famílias que colaboram para o crescimento do reino de nosso Senhor. Famílias felizes, são famílias que se submetem a Deus e a sua vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário