domingo, 30 de março de 2014

Não estejais ansiosos por nada.

Leitura Bíblica: Filipenses 4.6,7- Não andeis ansiosos de coisa alguma; porém sejam conhecidas,diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Mateus 6.25,27,28,29,33 e 34- Por isso, vos digo:não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado (46 centímetros) ao curso de sua vida? E porque andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem salomão em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Introdução: A preocupação ansiosa, demonstra falta de fé e confiança no cuidado de Deus. Um pássaro como nos mostra o texto, não se preocupa com seu destino. E Deus cuida de todos eles. Se Deus cuida da natureza, com certeza ele cuidará de todos aqueles que confiam e esperam nele. o problema que muitas pessoas enfrentam é: o que priorizar para ter as necessidades diárias supridas? O texto ensina: Nossa intimidade com Deus. Devemos fazer do governo soberano de Deus e do correto relacionamento com ele, a mais alta prioridade de nossa vida. Deus é justo, e se priorizarmos nossa vida com ele, nada nos faltará.
Quando nos preocupamos em demasia, a ponto de muitos adoecerem, demostramos nossa total falta de fé no cuidado de Deus. A preocupação é incoerente com a fé. Fé é ter certeza de que, as coisas, acontecerão no tempo certo, sob, os cuidados de Deus. Portanto cabe a nós esperar e descansar em Deus.

O que é Ansiedade?

É uma reação de quem se sente desamparado (a). O Problema fica maquinando dia e noite na mente da pessoa. Se fizermos o que está ao nosso alcance, Deus fará o papel dele. Não adianta ficar frustrado ou com sentimento de revolta por não resolver algumas questões. Quem tem fé, sabe, que, Deus tem o controle de tudo. A fé amadurecida, nos leva a descansar em Deus.

Existem alguns tipos de ansiedade.

* Gary Collins em seu livro: " Aconselhamento Cristão" (pag 51 Editora Vida Nova), mostra alguns tipos mais comuns de Ansiedade.

Ansiedade Aguda- Aparece de repente e com grande intensidade, mas é de pequena duração.

Ansiedade Crônica- É persistente e de longa duração, mas de pequena intensidade.

Ansiedade Normal- Manifesta-se quando existe uma ameaça real ou uma situação de perigo. Ela pode ser controlada e reduzida, quando as circunstâncias exteriores se modificam.

Ansiedade Neurótica- Sentimentos exagerados de desespero e medo, mesmo quando o perigo é pequeno ou inexistente.

Ansiedade Moderada- É desejável e sadia. Motiva e ajuda as pessoas a evitarem situações de perigo levando a um aumento da eficiência.

Ansiedade Intensa- Pode diminuir o período de atenção, dificultar a concentração, afetar negativamente a memória, prejudicar a capacidade de realização, interferir na solução de problemas, bloquear a comunicação eficaz, despertar o sentimento de pânico e algumas vezes causar sintomas físicos desagradáveis, tais como paralisia ou terrível dor de cabeça.

* A Ansiedade, muitas vezes é o resultado de pensarmos (consciente ou inconscientemente), que Deus não é maior que nossos problemas.

Conclusão: Jesus nos dá quatro conselhos em Mateus 25.34: 
Reconheçam que sozinhos, vocês não podem mudar nada em suas vidas (versículo 27).
Entendam que Deus sabe o que necessitamos ( versículo 32-b)
Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça ( versículo 33).
Resolvam primeiro o problema do dia de hoje (versículo 34).

O apostolo Paulo ( quem conhece sua história, sabe, quantos problemas ele enfrentou), nos dá 3 conselhos.
Levem os problemas diante de Deus (Filipenses 4.6).
Ocupe sua mente com coisas boas (Filipenses 4.8).
Pratique o que aprendeu com Cristo (Filipenses 4.9-a).

o resultado de tudo isto está no versículo 9-b: ... e o Deus da paz será convosco.

Lembre-se: a tradução para Emanuel é Deus conosco.
Se aprendemos no versículo 7 de Filipenses 4, que a paz de Deus, irá guardar nossas mentes e corações no versículo 9, há garantia de que o próprio Deus da paz estará conosco e não nos abandonará.

Não temas nem esteja ansioso (a), confie em Deus e ele te dará a sua vitória.

domingo, 23 de março de 2014

O compromisso é mais importante do que o talento.

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 15.58- Portanto meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no senhor, o vosso trabalho, não é vão.

Introdução: Quantas pessoas valorizam mais o talento do que o compromisso? Ter talento não é sinônimo de ter compromisso.

Existem centenas de artistas, cantores e profissionais de diversas áreas que tem muito talento, mas falta-lhes comprometimento.
O que é Talento? Talento vem do latim, e é o dom natural de alguém para realizar determinada atividade. Como por exemplo: cantar, jogar futebol, cozinhar, dirigir, esculpir, tocar bem um instrumento etc...).

E o que é Compromisso? É a forma pública ou não, de se vincular, ha algo ou alguém. Tem ha ver com assumir uma obrigação com um determinado objetivo e levar até o fim. Ser perseverante, constante, inabalável como cita o Apostolo Paulo no texto de Coríntios.

Existem várias formas de Compromisso: Compromisso religioso, Amoroso, Compromisso de negócios etc.
A ideia bíblica de compromisso é: assumir uma responsabilidade no Reino de Deus para desenvolver determinada tarefa e não desistir. É fazer com amor o que lhe for proposto na obra visando o crescimento do Reino e a salvação da humanidade.

Faça o seu melhor da melhor maneira possível.

A bíblia ensina que tudo o que nos vem as mãos para fazer devemos fazer conforme nossas forças (Eclesiastes 9.10).  Há pessoas talentosas por todo o mundo. Nossos talentos são um presente de Deus.
Ninguém faz o que nos fazemos do nosso jeito. Ou fará melhor, ou pior, mas nunca do nosso jeito.

A sociedade de uma forma geral, valoriza muito que tem talento. Podemos observar isto na carreira de muitos desportistas, cantores, ou profissional de outra área. Pessoas que tem talento, são tratadas como especiais.

Alguns estudiosos do talento, entre eles, Willian Barnet, da Universidade de Stanford, perceberam que não basta ser talentoso. É necessário um ingrediente importantíssimo: Compromisso.
O Compromisso vence o talento. Pessoas talentosas somente se envolvem enquanto as coisas vão bem.
Na hora da crise, do aperto financeiro ou não, dos problemas, das lutas, somente quem tem compromisso segue em frente.

Andy Stanley, afirma que o Compromisso deve ser a base do talento. Por exemplo, contratar alguém somente por causa do talento é um grande erro. Ou entregar um cargo pra alguém seja na Igreja ou numa empresa também.

Deve ser por isto que Jesus, enfatizou a importância do Compromisso: " Se alguém quiser vir após mim" (Lucas 9.23). O chamado não se deu por causa do talento dos discípulos, mas do comprometimento que eles estariam assumindo se o seguissem.

Nossas Igrejas estão cheias de pessoas talentosas, e vazias de pessoas com compromisso. Muitos são influenciados pelo que o outro pode oferecer por ser talentoso. E esquecemos de pensar no quanto a pessoa é comprometida. O correto é pensarmos: Quantos seguirão em frente, quando vierem as crises?
Para só então escolhermos alguém para realizar algo. Moisés saiu do Egito com centenas de homens, mulheres e crianças. Mas somente um foi escolhido para liderar o povo: Josué.

Talvez não fosse o mais talentoso entre seus compatriotas, mas Deus viu nele, comprometimento com sua obra. Perseverança, Ousadia, Vontade, Responsabilidade. Compromisso, tem à ver, com vinculo, aliança, promessa.

Conclusão: Precisamos olhar para o futuro e pensar nas batalhas que virão, no quanto precisaremos estar convictos de nosso amor a Cristo e sua obra. E sabermos que somente pessoas comprometidas, permanecerão firmes até o fim. Não basta escolher os mais talentosos, mas sim os mais comprometidos.

Precisamos pensar: Está pessoa estará firme se vierem as dificuldades? Qual seu grau de comprometimento com Deus? Ela tem dado provas deste comprometimento? Se a pessoa não se compromete com Cristo, ela jamais será perseverante em algo que faça. Tomar a Cruz é seguir em frente por amor ao Senhor, independente do que venha contra. É realizar sua missão até o fim. Não desistir nunca.

Você tem sido assim? Tem usado seu talento e sido comprometido (a)? Jesus chamou homens e mulheres dispostos a segui-lo. Você está disposto (a) a segui-lo? Que Deus possa nos dar discernimento, para que possamos nos comprometer com sua palavra, com sua obra e com ele acima de qualquer coisa.

sábado, 15 de março de 2014

Integridade nos relacionamentos familiares

Leitura Bíblica: Gênesis 2.24- Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher tornando-se os dois uma só carne.

Introdução: No casamento as prioridades de um homem muda, assim como de uma mulher. As obrigações de um para com outro toma a precedência.

Não há momento em que os seres humanos sejam  mais semelhantes a Deus, do que quando se unem em aliança. O casamento retrato o relacionamento de Deus com seu povo (Os 2.14-23; Ef 5.22-32).

Aprendendo a ser integro no casamento.

Um homem, numa certa noite fria no norte dos Estados Unidos, foi até um restaurante e pediu um lanche para duas pessoas e que fosse colocado numa sacola, pois comeria dentro do próprio carro. Depois de alguns minutos, o mesmo homem voltou e disse ao dono do restaurante que tinha colocado os lanches na mesma sacola em que a féria (o caixa) do dia estava guardado. O proprietário do restaurante ficou admirado da atitude daquele freguês e propôs o seguinte: "senhor, a sua atitude é muito nobre e digna de imitação. Servirá de exemplo para nossa comunidade. Vamos fazer o seguinte: o dono da emissora de televisão de nossa região é também meu freguês. O senhor permitiria que eu ligasse pra ele e pedisse uma equipe de reportagem para vir aqui e documentar esta atitude? O freguês meio sem jeito, disse: "Não obrigado. Por favor não faça isto porque sou casado e a pessoa que está dentro do meu carro também é casada. Ela é minha amante".

* Está palavra pode nos ajudar a compreender o significado de Integridade. O homem da história não era integro. Havia retidão na área financeira, por não querer um dinheiro que não era seu. Que não lhe pertencia. Mas ele não via nenhuma dificuldade em possuir a mulher de um outro homem, além de trair sua própria esposa.

Integridade é ser inteiro. Ser intocável, reto, as atitudes devem ser idôneas em todas as áreas da vida e não somente em algumas. Todo cristão deve ser integro. Inteiro, reto.
Todas as vezes que ouvimos o nome de Martin Luther King Jr logo associamos a sua luta pelos direitos civis americanos. Realmente ele foi muito importante para a história da humanidade. Para que brancos e negros fossem vistos como iguais. Ainda hoje a nação americana colhe os resultados da luta de Martin Luther King Jr. Quando se olha pra televisão, vemos a imagem de Barack Obama, primeiro presidente negro da história dos Estados Unidos.

Mas há um lado sombrio na vida de Martin Luther King Jr, que pouco se fala. Ele era um marido infiel. Gravações do FBI feitas enquanto King estava em evidência revelam que o pastor batista, famoso por seu discurso: "I have a dream" (eu tenho um sonho) tinha relações sexuais com prostitutas.
Davi,, que é chamado na Bíblia, de um homem segundo o coração de Deus, também adulterou.
O apostolo Paulo, ciente da responsabilidade que o cristão tem diante do mundo, e importância que devemos dar, ao bom testemunho, deixou registrado em suas cartas vários conselhos.

Se lermos, 1 Timóteo 3, poderemos encontrar preciosas recomendações aos pastores, extensivas a todos os cristãos. Antes de convocarmos qualquer reunião para levantar alguém a liderança. Devemos fazer um pesquisa de como ele se comporta em família. Se alguém dirige mal sua família, ele jamais poderá ser um bom líder. O cristão deve ser integro em seu relacionamento familiar, e em todos os outros campos de sua vida também. Ele deve ser inteiro. O cristão genuíno, o cristão maduro na fé, investe no seu relacionamento familiar e interpessoal.

Um cristão fiel aos princípios divinos, não pode abdicar de sua família. A retidão de uma pessoa deve começar dentro de casa, com os seus, e depois contagiar todos a sua volta.

Conclusão: É interessante destacar, que: reputação e integridade ou caráter são coisas diferentes.
Willian Hersey Davis, poeta e escritor do Pais de Gales (1871-1940), pode nos ajudar a compreende-las.

" As circunstâncias nas quais você vive determinam sua reputação.
  A verdade na qual você crê determina o seu caráter.
  Reputação é o que pensam a seu respeito.
  Caráter é a sua face.
  A reputação fará de você rico ou pobre.
  O caráter fará de você feliz ou infeliz.
  Reputação é o que os homens dizem a seu respeito no dia do seu funeral.
  Caráter é o que os anjos falam de você perante o trono de Deus".

Vivemos em uma sociedade em que os mais jovens, e aqueles que convivemos precisam de exemplos positivos. Maridos, amem e respeitem suas esposas. Esposas, amem e respeitem seus maridos. Casal, sejam exemplo para seus filhos. Famílias, sejam luz para o mundo. Que possamos ser lembrados, como pessoas que se uniram diante de Deus para ser exemplo pra outras famílias, e servos que cumpriram seu papel diante de seu Deus. Que Deus abençoe nossas famílias, e que possamos mostrar ao mundo, que nossas famílias são guiadas pelos mandamentos de nosso Deus.

quinta-feira, 13 de março de 2014

Entendendo a figura do Pastor.

Leitura Bíblica : João 14.6,13- Respondeu-lhe Jesus: Eu sou, o Caminho, e a Verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim.
E tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho.

Introdução: Talvez, uma das maiores dificuldades da Igreja de hoje, é compreender o papel dos que servem no ministério pastoral.

O Novo Testamento enfatiza o serviço cristão como agradável a Deus e como uma experiência de mutualidade abençoadora.
Será que alguns homens por terem um ministério específico, como é o ministério pastoral, são mais, santos ou tem mais acesso a Deus do que quem não exerce este ministério? Será que Deus ouve mais a oração de um pastor, do que a de um outro membro de seu corpo? Será o pastor um super crente?

Entendendo a luz da bíblia a figura do Pastor.

Apesar de estar claro que na igreja primitiva havia pastores (também chamados de bispos ou presbíteros) e diáconos reconhecidos pela comunidade (1 Tm 3), o papel deles é principalmente servir e não ocupar uma posição de superioridade e destaque em relação aos demais na igreja de Cristo.

Algumas igrejas fazem de seus pastores, seres acima do bem e do mal. é comum cobrir o pastor de honra e ignorar por exemplo, o aniversário de um outro irmão. é comum também achar que o pastor e mais santo do que os outros membros da igreja, que somente sua oração será ouvida, que ele sabe tudo de bíblia, que ele vai se assentar num lugar mais especial no céu etc...

Porque algumas pessoas não entendem o ministério pastoral a luz da bíblia? Podemos destacar dois motivos: primeiro por desconhecerem as escrituras, segundo porque a maioria dos convertidos de nossas igrejas são de origem católica. No catolicismo é comum a adoração a "santos", e a pessoa quando passa a fazer parte de uma igreja evangélica, muitas vezes demora a se livrar deste costume. Como na igreja católica a palavra do Papa, dos Bispos dos Padres etc, são quase inquestionáveis, a pessoa passa a adotar a mesma postura diante de seu pastor (por isto vemos tantos abusos nas igrejas). O próprio pastor, de tanto ser bajulado, passa a acreditar que ele é especial, e acaba invertendo os papeis. No lugar de servir a igreja, passa a querer ser servido por ela.

A figura de um intermediário, sempre existiu, mesmo nas culturas pagãs. O sacerdote era aquele homem, que ligava o mundo material ao "espiritual" Mesmo em Israel, a figura do sacerdote, era uma realidade desde os tempos mais remotos. Na verdade a palavra sacerdote ocorre centenas de vezes na Bíblia. Qualificado do adjetivo "sumo", o termo ocorre mais de 70 vezes no Antigo Testamento e mais de 80 vezes no Novo Testamento. O termo para sacerdote, no hebraico é: Kohen, encontrado também em inscrições fenicias.

Não se restringia somente aos sacerdotes de Israel, mas também, ao se referir aos sacerdotes estrangeiros.
Etimologicamente o termo vem de Kun, que da a ideia de ficar de pé. A implicação era porque o sacerdote ficava de pé quando ministrava as divindades.
No contexto israelita, a função sacerdotal, tão descrita detalhadamente no Pentateuco, principalmente no Êxodo, Levítico e Números, tinha contornos próprios.

Uma de suas funções, era através de sacrifícios de animais, restaurar as relações dos homens com seu Deus.
Fora da aliança estava o reino da morte e da desordem. Na aliança havia comunhão com Deus e vida.
Deus revelava-se a Israel e fez uma aliança com seu povo. Esta aliança era bi lateral, Deus cumpria sua parte, e o homem deveria fazer o mesmo. Uma das obrigações do povo de Deus, era se manter puro e limpo. Quando o homem pecava, fazia-se necessário, o sacrifício de um animal, que era escolhido pelo sacerdote, baseado no que a lei exigia. este animal era sacrificado no lugar do homem e oferecido a Deus, para que o transgressor fosse perdoado.

Por maior que fossem os sacrifícios, os homens voltavam a pecar, e era necessário repetir, novamente todo o ritual. o sacerdote também era aquele que orava pelo povo, ensinava as leis divinas, cuidava do tabernáculo, somente se ocupavam do serviço espiritual da nação e do cuidado com o tabernáculo.
o homem comum não tinha acesso a presença de Deus, por isso Deus instituiu representantes, que eram os sacerdote, para representar o povo diante de si. Somente os da família de Arão, podiam exercer o sacerdócio (Ex 28.1) e membros de outras tribos não podiam exercer funções levitas (Nm 8.14).

É claro que a posição hierárquica trazia privilégios. Os sacerdotes eram sustentados pelas doações do povo, mas não podiam possuir terras ( Nm 18.20). Suas vestes eram especiais e simbolizavam santidade, justiça e misericórdia de Deus para com seu povo.
Apesar de toda beleza e santidade do sacerdócio, infelizmente, a corrupção se manifestou entre os sacerdotes em vários momentos da história. desde o tempo de Arão (bezerro de ouro- Ex 32.24), passando pela monarquia (Os 4.6; Am 7.10), até os dias de Jesus (Jo 12.10).

Cristo abriu o acesso do homem á presença de Deus.

Como vimos, os homens, precisavam de representantes, que os leva-se a presença de Deus. O livro de Hebreus, capitulo 8, mostra que não precisamos mais de representantes humanos, para termos acesso ao Pai. Jesus inaugurou uma nova era. Através de seu sacrifício perfeito, não há mais necessidade de sacrifícios de animais, e nem mesmo de representantes humanos. Qualquer pessoa, independente da função que exerça na igreja, de seu grau cultural ou financeiro, de sua idade etc... tem aceso a Deus, através de Jesus. Cristo tornou-se nosso sumo sacerdote. Através de seu sangue, ele entrou no Santo dos Santos de uma vez por todas e obteve eterna redenção (Hb 9.12).

Hebreus 10.19-23, diz: "Portanto, irmãos, tendo coragem para entrar no lugar santíssimo por meio do sangue de Jesus, pelo novo e vivo acesso que ele nos abriu através do véu, isto é, do seu corpo. Tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus. Aproximemo-nos com o coração sincero, com a plena certeza da fé, com o coração purificado da má consciência, e tendo o corpo lavado com água limpa. Sem vacilar, mantenhamos inabalável a confissão da nossa esperança, pois quem fez a promessa é fiel".

Conclusão: Imaginar que um líder espiritual (pastor ou não), ocupe algum espaço entre o cristão e Deus, é inaceitável a luz das escrituras. Ninguém pode se imaginar um ungido especial, coberto de plenos poderes e santidade. Como bem mostra o texto de Hebreus, não há distinção entre clero e leigos.
Um pastor não é um ser que especial. Ele não tem mais valor diante de Deus do que outro membro do corpo de Cristo. Embora alguns se aproveitam e distorçam as escrituras em benefício próprio, para tristeza da igreja. Um pastor não é um sacerdote, dono da igreja. Sua oração não é mais forte. Ele não tem plenos poderes diante de Deus. Sua função, e servir a igreja e não ser servido. Ele não pode se achar acima do bem e do mal. O pastor é um membro comum da igreja como outro qualquer.

Sua função é parecida com a de um técnico de um time. Ele deve ser um líder, um mestre na palavra, que equipa pessoas para servir, assim como ele deve servir, com excelência. É um grande erro, concentrar na figura do pastor, uma espiritualidade fora do comum. Como bem ensina Efésios 4.11-13: Deus designou pessoas com ministérios múltiplos para o aperfeiçoamento do corpo e para glória do seu próprio nome. Que ele, Deus, não divide com ninguém. Que Deus nos abençoe, e nos livre de todas as amarras, costumes e supertições, que tínhamos, antes de fazer de Cristo, o nosso Senhor e salvador. Não permita que homens naturais, se coloquem entre você e Deus. Ame e respeite seu pastor. Da mesma maneira que você deve amar e respeitar todas as pessoas. Um verdadeiro pastor sabe seu lugar e tem consciência do porque de seu chamado. Deus está interessado na sua vida, ele ouve a sua oração, da mesma maneira que ele se interessa pela vida de qualquer membro de seu corpo e ouve a oração de todos aqueles que o buscam através de Jesus. Não é o pastor o mediador entre você e Deus e nem qualquer outra criatura, e sim Jesus.

segunda-feira, 10 de março de 2014

O valor da integridade.

Leitura Bíblica: Salmo 84.11- Porque o Senhor Deus é sol e escudo;o Senhor dá graça e glória; nenhum bem sonega aos que andam retamente.

Introdução: Como ser integro nos dias atuais? Num mundo onde prevalece a lei do "mais esperto", como permanecer reto?

Este é um doa maiores dilemas dos nossos dias. Esta é a pedra no sapato da maioria das instituições, inclusive da igreja.

Como podemos tentar persuadir as pessoas a mudarem de vida se a liderança e a membresia de nossas igrejas não forem exemplo?

Integridade é o que Deus espera de seus filhos.

O que é integridade? Esta palavra deriva do latim, Integritate, e significa: "inteireza", "retidão", "imparcialidade", "inocência", "pureza" etc...(Aurélio Ferreira Novo Dicionário da Língua Portuguesa- Editora Nova Fronteira, 1986).

Portanto ser integro, é ser inteiro, sem rachaduras no caráter. Um individuo íntegro, é imparcial em seus julgamentos e avaliações; bem como inocente e puro em suas atitudes.
Daniel é um bom exemplo de homem íntegro. A princípio era apenas um escravo adolescente dentre tantos outros (Dn 1.6). Foi treinado preliminarmente durante três anos na corte babilônica a fim de servir no palácio real.

Pra ressaltar, vale lembrar que seu próprio nome: Daniel- que significa é "Deus meu juiz", já testemunha de seu caráter. Após decifrar o sonho do rei Nabucodonosor ( 632- 562 a.C) foi elevado ao posto de governador de toda a província de babilônia (Dn 2.48). Sua fama de integro, cresceu tanto que Ezequiel seu contemporâneo, o equipara a gigantes da fé, como Jó e Noé (Ez 14.14). Quando Dario subiu ao trono, Daniel e mais dois oficiais são comissionados a cargos de presidência do império.

O Hebreu era tão respeitado que o rei pensava em estabelece-lo sobre todo o reino (Dn 6.3).
Determinados a destruir Daniel, seus inimigos, ministros do império, realizaram uma auditoria completa em seus atos administrativos, mas nada puderam encontrar que o incriminasse. Ele foi considerado imaculado, porque era fiel, e nada de faltoso ou repreensível se achava nele (Dn 6.4).

Atacaram-no em outras áreas de sua vida, como na sua fé e fidelidade a Deus, mas nunca, jamais, conseguiram manchar seu caráter. A fidelidade de Daniel, ao seu Deus, o fez um homem completo.

Deus condena veementemente o desvio de caráter.

Organizações, empresas, igrejas ou qualquer outro tipo de instituição, em que não há integridade, não passa a mínima segurança. O líder integro imprime marca de excelência na empresa ou organização.
O Rev. Dr D.B Riker- Ph.D e reitor da Faculdade Batista Equatorial em Belém,PA, cita, que: As relações pautadas nos princípios supra elencados na esfera interinstitucional serão transparentes e estritamente dentro da lei. Práticas como, caixa 2, omissão de informações, e ou, qualquer ato obscuro. Entristecem a Deus, e depõem negativamente contra o caráter das pessoas envolvidas. A Bíblia nos ensina: "Sede Santos, porque Deus é Santo".

A proteção de qualquer cidadão, é sua conduta imaculada. Numa organização que reivindica ser "cristã", a unica alternativa é a busca completa da integridade a qualquer custo. Da liderança e também dos liderados.

Transparência e retidão é o que se espera de uma instituição que levanta principalmente a bandeira do evangelho. Um Líder sério, é amante da transparência a qualquer custo. Os jornais estão cheios de manchetes sobre políticos corruptos, empresários corruptos, pastores corruptos etc... Precisamos pautar nossas vidas, pela total transparência.

Conclusão: Como tem sido nossa comunhão com Deus? Será que temos valorizado e priorizado o bom testemunho em todas as nossas atividades? Paulo nos adverte: " Sede meus imitadores, como também eu sou de Cristo" ( 1 Coríntios 11.1). Alguém já disse certa vez: Viva o evangelho de modo digno, se precisar pregue. Quantas pessoas se escondem atrás de um púlpito, de um microfone, de uma couraça de "santidade" e vivem uma vida miserável espiritualmente. Como agentes de Cristo neste Mundo, precisamos zelar pela integridade em todo tempo. As pessoas precisam olhar pra nós, e enxergar servos, como Daniel.
Como Jó, Como Noé e tantos outros que colaboraram para que o evangelho tivesse credibilidade e fosse respeitado. Precisamos ser servos que façam a diferença. este é o desejo de Deus pra nós. Precisamos viver de tal modo, que, quando alguém olhar para nossas igrejas, vejam, homens, mulheres e jovens que reflitam Cristo em seu modo de vida. Que Deus nos abençoe e nos ensine a servir conforme a sua palavra.

domingo, 9 de março de 2014

Testemunhando em todo tempo.

Leitura Bíblica: Atos 13.47,49 -  Porque o Senhor assim no-lo determinou: Eu te constitui para luz dos gentios a fim de que sejas para a salvação até aos confins da terra.

E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região.

Introdução: Que tipo de pessoas precisamos ser para dar um bom testemunho? O que Jesus espera de nós? Como reagir diante das questões que a vida nos apresenta? Você é um Cristão Proativo ou simplesmente Reativo?

Como vencer a barreira do Reativismo.

A tendência de muitas pessoas é cair no campo do reativismo, ou seja, o reativismo é uma forma negativa de nossa capacidade de reagir as situações cotidianas. A pessoa tende a reagir sempre de maneira negativa segundo suas próprias convicções. Por exemplo: os fariseus eram reativistas de carteirinha. Eram legalistas (achavam entre outras coisas que podiam controlar a religião e a palavra de Deus (lei), e aplica-las cegamente as situações do dia a dia). Sempre que confrontados por Jesus, reagiam de forma negativa, reagiam as verdades do evangelho e a todos os que eram beneficiados pelo salvador.

Estavam presos a letra e não ao Espirito. Julgavam as pessoas implacavelmente (achavam-se mais santos do que os outros - Leia Marcos 12.38-40, Marcos 12, Lucas 18. 1 -14), se preocupavam mais com as coisas do que com as pessoas. Estavam mais presos ao sistema religioso, do que, com a religiosidade saudável.
Ligavam-se muito mais a aparência do que ao coração. Está era a triste realidade dos judeus e dos reativistas atuais. A pessoa se isola dentro de um mundo criado por ela, e não se dá a oportunidade de crescer espiritualmente. Ela acha que é muito santa para conviver com as pessoas é incapaz de amar e se importar realmente com alguém. Por outro lado nunca conheceu o verdadeiro amor de Deus. Não era assim que agiam os "doutores da lei" e os fariseus?

Para se vencer a barreira do reativismo, é preciso abrir de fato o coração pra Jesus. Nascer do Espirito.

Jesus espera que sejamos Proativos.

Ele nos deu o exemplo. Jesus via as oportunidades e sempre as aproveitava. Ele era proativo por excelência. Jesus não perdia a oportunidade de guiar as pessoas, de estar perto delas de lhes abençoar.
Ele se preocupava com o bem estar de todos. Usava a palavra de Deus para anunciar o reino. Para desanuviar as mentes. Orava pelas pessoas, as abraçava, era amoroso com elas. Sempre tinha uma palavra de vida - Leia os evangelhos.

Um outro exemplo bem claro de pessoas reativistas e proativas, encontramos na passagem de Números 13- Quando Moisés envia os 12 espias, para observarem a terra prometida. 10 daqueles homens, mesmo vendo as maravilhas que os esperavam, chegaram a Moisés e deram um relatório negativo. Somente Josué ( que depois se tornou o líder do povo) e Calebe, deram um relatório positivo. Eles eram homens proativos.
Criam verdadeiramente em Deus, e entendiam seu papel no mundo. Sua responsabilidade diante de seu povo. eram corajosos, não se escondiam atrás de uma fé fraca e desobediente. Conheciam Deus de fato!

Aqui está a diferente entre ser reativista (alguém que vive sem causar impacto na vida das pessoas e do mundo) e ser proativo (alguém que realmente faz a diferença). Jesus em todo o tempo fez a diferença na vida das pessoas. Ele nos deixou seu exemplo. Precisamos sair do nosso conforto e ser luz pra este mundo.
Precisamos sair do casulo que nos prende e renascermos em Cristo. Os grandes cientistas, navegadores, exploradores, conquistadores, artistas, cantores etc, são pessoas proativas. Não tem medo de viver.
Entendem sua missão no mundo. Como alguém que diz amar a Deus, pode se esconder?

Conclusão: O que o Pai requer de nós, filhos amados, e que sejamos proativos. Ousados, intrépidos, eletrizantes, entusiasmados. Ele não nos chamou para vivermos mecanicamente. Presos a um sistema arcaico, em relacionamentos mecânicos. Ele espera que sejamos sinceros, transparentes que façamos a diferença. Precisamos entender nossa missão na terra. Trabalharmos duro para promover o bem estar de todos e o crescimento do reino de Deus. Vamos lá! Jesus espera de nós que: Testemunhemos em todo o tempo.

quinta-feira, 6 de março de 2014

O que a Bíblia ensina sobre a educação dos filhos.

Leitura Bíblica: Gênesis 18.19- Porque eu o escolhi para que ordene a seus filhos e a sua casa depois dele a fim de que guardem o caminho do Senhor e pratiquem a justiça e o juízo.

Provérbios 22.6- Instrui o menino no caminho em que deve andar, e ainda quando for velho, não se desviará dele.


Introdução: A maior dificuldade dos dias atuais é: Como educar filhos para que se tornem pessoas de bem?
Com a família sendo bombardeada 24 horas por todo o tipo de libertinagem o que fazer para que nossos filhos se tornem indivíduos com um comportamento aceitável diante da sociedade e principalmente diante de Deus? O que fazer para que eles nos deem orgulho?

O valor do ensino.

A bíblia é clara, quando adverte os pais, com relação a educação dos filhos. Pais que amam a Deus, não podem se tornar vacilantes nesta área da vida. A bíblia ensina que os filhos são bençãos do Senhor.

Como vimos no texto de Gênesis 18.19, Deus confiou na determinação de homens e mulheres fiéis a ele, a responsabilidade de passar suas instruções as futuras gerações. Cada Pai e cada Mãe que serve ao Senhor, independente da época em que viva, tem a mesma responsabilidade. A palavra de Deus é mandamento eterno.

O grande salmista e homem de Deus, Asafe escreveu; " O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não encobriremos a seus filhos; contaremos a vindoura geração os louvores do Senhor, e o seu Poder e as maravilhas que fez". ( Salmo 8.3-4)

Em Deuteronômio 6.6-7, Deus fala a Moisés: " Estas palavras que, hoje te ordeno, estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te e ao levantar-te".

Como homens e mulheres que dizem amar a Deus, podem ser vacilantes neste aspecto? Não ensinar os filhos a amarem a Deus, e a amar a sua palavra, é uma falha gravíssima aos olhos de Deus.

Como instruir nossos filhos da maneira correta? O apostolo Paulo em Efésios 6.4, adverte aos pais: E vós pais, não provoqueis vossos filhos a ira mas, criai-os na disciplina e na admoestação do Senhor. Devemos passar a nossos filhos com amor, aquilo que está na palavra de Deus. Não por força, mas, sempre com mansidão. Mostrando a eles a importância de guardarem as orientações de Deus, pois serão de valor incalculável para toda a vida e para as futuras gerações.

Não podemos esquecer também, a eficiência do bom testemunho. Pais que não são exemplos para os filhos, colaboram tremendamente para sua perdição. Instruir o filho, é ensina-los a andar em nossas pegadas. É andar junto, do lado, mostrando que, assim como somos bons servos de Deus, eles devem ser também.

Precisamos ensina-los à: Amar a Deus sobre todas as coisas, a respeitarem as autoridades constituídas, a respeitarem seu semelhante a zelarem pela boa moral, a reconhecer os limites e não se excederem, a conhecer a Bíblia, a fazerem distinção entre o certo e o errado, precisamos ensina-los o quanto o pecado entristece a Deus, devemos ensina-los a trabalharem e serem responsáveis, devemos ensina-los a cumprirem seu dever com a família, precisamos ensina-los a olhar pro futuro com perspectivas divinas, precisamos passar bons valores a nossos filhos.

Assim como Deus é um bom Pai, e Jesus é um bom filho. Precisamos também, como pais, cumprir nosso papel com nossos filhos, por sua vez, como filhos cumprirmos nosso papel com relação a nossos pais.

Não podemos abrir mão da disciplina em nenhuma hipótese. Recebemos de Deus esta responsabilidade.
Nossos filhos serão no futuro, aquilo que plantarmos hoje, em seus corações.

As estatísticas mostram que filhos sem instrução, sofrem desde cedo, e levam suas família a sofrer.

A dura realidade das famílias que abriram mão da instrução.

Com relação as drogas: Segundo pesquisas, o Brasil é hoje um dos maiores mercados consumidores de drogas do mundo. O consumo de drogas no Brasil, a partir dos anos 50, tomou uma proporção gigantesca. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional dos Municípios, 89,4 % do municípios brasileiros tem problemas relacionados a venda de drogas. 98 % destes municípios tem problemas com o uso de crack e outras drogas. Segundo a Unodoc (escritório das Nações unidas), 27 milhões de pessoas em todo o mundo tem problemas relacionados ao uso de drogas ilícitas. Isto tem cooperado para o crescimento entre os usuários de drogas de doenças como Hepatite B e C, Aids e outras doenças infecciosas.

Com relação as bebidas alcoólicas: O álcool é a substância psicoativa mais popular do planeta. O Brasil é o primeiro colocado no ranking de consumo de bebidas alcoólicas, e o 5 ° maior produtor de cerveja no mundo. 90% das internações em hospitais psiquiátricos se deve ao consumo de álcool. 65% dos acidentes fatais no trânsito, estão relacionados a bebida. O alcoolismo é a 3ª doença que mais mata no mundo. As pesquisas mostram também que cada vez mais cedo, os jovens começam a beber. Por volta dos 13 anos, a a maioria dos jovens já experimentaram a primeira dose de bebida alcoólica. Metade dos alunos matriculados as escolas brasileiras já tiveram contato com o álcool. Deste numero, grande parte bebe constantemente.

Com relação aos abortos infantis: Um levantamento feito pelo jornalista Roberto Carlos, baseadas  em pesquisas encomendadas pelo governo, mostram que as adolescentes tem se tornado mãe, cada vez mais cedo. 31% dos partos realizados em hospitais do SUS, são de adolescentes na faixa etária entre 10 a 19 anos. Ainda, segundo pesquisas feitas pelo IBGE, meninas nesta faixa etária já engravidaram pelo menos uma vez. Somente no Brasil, são 70 mil meninas, dando a luz prematuramente todos os anos. 2% destas meninas, tem, entre 10 e 14 anos.

Com relação aos crimes na Infância: Somos mais de 200 milhões de brasileiros na atualidade. Deste contingente, 60 % aproximadamente são jovens. Deste percentual, cerca de 30 mil jovens se envolvem com algum tipo de crime todo ano.

Conclusão: Quais seriam as causas de termos números tão alarmantes?
* Em primeiro lugar: a falta de Deus no seio das famílias e a valorização de seus ensinamentos.
* Mesmo em famílias tradicionalmente cristãs, falta convicção de sua fé.
* Podemos citar também a erotização na adolescência. Principalmente do sexo feminino.
* A banalização da família e de seus princípios fundamentais, como educação e respeito.
* O bombardei-o sistemático da mídia com relação a banalização da moral.
* A falta de pulso e responsabilidade dos pais.
* O grande número de divórcios.
* As questões culturais. No Brasil, as pessoas mais velhas não são respeitadas.
* Pais que se eximem de sua condição de educador.

Enfim, a lista é imensa. faltaria espaço para descrever todos os fatores que tem contribuído para a falência da família. Precisamos nos voltar rapidamente pra Deus. Precisamos fundamentar nossas convicções e modo de vida, bem como a vida de nossos filhos aos ensinamentos da palavra. Temos a obrigação, e a responsabilidade, de gerarmos, educarmos e formarmos cidadãos que sejam benção para esta nação.
Temos a responsabilidade diante de Deus, de sermos exemplo para nossos filhos, de ensina-los a sua palavra para que as futuras gerações possam herdar, os princípios que devem nortear a vida de cada servo de Deus. Como vimos, muitas famílias tem pago um alto preço, porque tem negligenciado a instrução de seus filhos. Não podemos permitir que o mundo e seus ensinamentos norteiam nosso modo de vida.
Temos que ser resolutos assim como Josué, e decretarmos que nós e nossos filhos seguiremos ao Senhor.
O verdadeiro cristão, anda na contramão do que o mundo ensina como natural.






sábado, 1 de março de 2014

Jesus o bom Pastor

Leitura Bíblica: João 10.11- Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

Isaías 53.4,5,6,- Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos trás a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.

Introdução: A bíblia é muito clara, quanto aponta para Cristo, como o bom Pastor. Os homens viviam desgarrados e longe da presença do Pai. Jesus movido pelo amor, aceitou conduzir a humanidade pelo caminho que leva a Deus. Ele se doou de tal maneira que ofereceu sua própria vida para que pudêssemos ter a nossa vida de volta. A pena que teríamos que pagar, foi paga por ele, como resultado ele desfez em nós, os efeitos do pecado.

O cuidado que precisamos ter com os falsos pastores.

Como vimos, o verdadeiro pastor, da a sua vida por suas ovelhas. Mas precisamos estar atentos, para não seguirmos os falsos pastores. Muitas pessoas por inocência, ou por ignorar os ensinamentos da palavra, são enganadas por lobos, que se dizem pastores. Existem  algumas classes de pastores que precisamos evitar.

- Pastores libertinos : São aqueles tipo de pastores que tentam arrebanhar pessoas, passando para elas a figura de um evangelho bonzinho, de um Deus que atura qualquer coisa, que não exige nada de ninguém. Dão aos jovens aquilo que lhes dá prazer. Se é show, porque não? Nunca os repreende discípula ou mostra-lhes a verdade de Cristo. Este tipo de pastor está acostumado a abolir os ensinamentos bíblicos, mascarando os pontos que chama a responsabilidade dos jovens, que os exorta a uma vida santa e separada do erro. Enfim, tentam passar um evangelho mamão com açúcar, sempre no intuito de atrair o maior numero de jovens possíveis e também adultos. Quem não gostaria de ter um pastor assim não é mesmo. Quem não gostaria de se apresentando a palavras que massageiam o ego e não exigem compromisso nenhum? Cuidado com estes pastores.

- Pastores ecumênicos- Eles ensinam que a unidade e o amor são as coisas mais importantes na caminhada cristã. Assim evitam confrontar o erro de suas ovelhas e estão sempre abertos, a abraçar outra fé, mesmo que fira o ensinamentos de Cristo. Fazem a politica da boa vizinhança. O importante é passar a figura de bonzinho, que não critica ninguém, que entende todo mundo. Que aceita as heresias, para não arrumar "problema" com ninguém. Certa vez alguém disse: Se um cão protege seu dono, como posso eu não me incomodar quando a verdade da Palavra é atacada? O importante para o pastor ecumênico e se aproximar dos outros, mesmo que vivam longe de Cristo. Mesmo que vivam no pecado. Fazem até eventos junto se forem convidados com outras religiões. Ao invés de levarem as almas salvas para longe dos falsos ensinamentos, as levam para participar destes eventos. A fonte de água viva que desce do trono de Deus, não é suficiente para eles, pois em detrimento ao confronto, aceitam tudo e bebem de todas as fontes.
Preferem o louvor dos homens do que o louvor de Deus por serem bons mordomos. Enganam-se, pois não pode haver unidade, longe da sã doutrina. Qualquer "unidade" que fira os preceitos bíblicos, não passa de perigosa e enganosa.

- Pastores que ensinam somente sobre prosperidade- Estes pastores pertencem aquele grupo que ensinam que Deus e como uma caderneta de poupança. Quanto mais você dá, mais recebe. Ensinam que tudo é possível ao que crê. Que temos direito a tudo. Que podemos pedir a Deus qualquer coisa. Sera?
E a vida de nossos irmãos mártires? Será que eles tinham menos fé do que nós. E a vida de Paulo que passou privações de todas as formas. Será que ele era menos crente do que nós? E a vida de milhões que são assassinados por seu amor a Cristo. Será que merecem menos do que nós? E a vida de José que foi vendido como escravo por seus irmãos. De Jacó que teve que fugir para não ser morto por seu irmão? A vida de Moisés que se sacrificou tanto e não entrou na terra prometida? Estes pastores não examinam as escrituras para ver o que ela ensina. Você já estudou sobre a vida dos discípulos de Cristo? Estude e verá, que o verdadeiro cristão, não serve pra ganhar riquezas, mas sim por saber que sem Deus não passa de um miserável. Que servir o Deus do universo, é por si só a maior recompensa.

Pastores réprobos- É o pior tipo possível. Estes talvez estejam em ultimo lugar na pirâmide dos falsos pastores. São aqueles que entregam-se ao mal a falsa doutrina, tem casos extra conjugais com várias mulheres. Não creem verdadeiramente nos ensinamentos bíblicos. Ensinam um monte de inverdades. Baseiam seus sermões não naquilo que a palavra ensina, mas naquilo que acreditam ser certo. São uma vergonha pro evangelho. Vivem uma vida dupla. Nunca nasceram de novo.

Pastores sem convicção de seu chamado- São os turistas da fé. Igreja pra estes não passa de um emprego de onde tiram seu sustento. Não estão nem um pouco preocupados com a vida espiritual das ovelhas, pois na verdade não sabem o que estão fazendo diante do rebanho. São incapazes de se envolver com os problemas do rebanho. São aqueles que desligam-se do rebanho, tão logo acaba o culto. Chegam ao ponto de desligar o celular, ou atender alguém fora do tempo que dão pro ministério.

Conclusão: Existem ainda outras classes de pastores que precisamos evitar. Talvez você conheça alguns que não foram relacionado aqui. O importante é: OLHE PARA O AUTOR E CONSUMADOR DE NOSSA FÉ, JESUS". Ele é o verdadeiro pastor.
* Aquele que deu sua vida pelas ovelhas,
* Que vai em busca da ovelha ferida,
* Que as conduz a pastos verdejantes,
* Que as alimenta com o melhor que recebe do Pai,
* Que conduz seu rebanho em segurança,
* Que está 24 horas a disposição do rebanho.
* Que ama todas as ovelhas da mesma forma,

1 Pedro 5.4 diz: Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar recebereis a imarcescíveis coroa da glória.

Que possamos como ovelhas que amam seu Pastor, nos mantermos santos, separados do pecado, e nos deixar conduzir, pela voz do Unigênito do Pai, para que possamos nos parecer a cada mais com ele. Dê a Jesus, o bom Pastor. Toda honra que lhe é devida. Ele, somente ele, nos conduz a pastos verdejantes.