E divulgava-se a palavra do Senhor por toda aquela região.
Introdução: Que tipo de pessoas precisamos ser para dar um bom testemunho? O que Jesus espera de nós? Como reagir diante das questões que a vida nos apresenta? Você é um Cristão Proativo ou simplesmente Reativo?
Como vencer a barreira do Reativismo.
A tendência de muitas pessoas é cair no campo do reativismo, ou seja, o reativismo é uma forma negativa de nossa capacidade de reagir as situações cotidianas. A pessoa tende a reagir sempre de maneira negativa segundo suas próprias convicções. Por exemplo: os fariseus eram reativistas de carteirinha. Eram legalistas (achavam entre outras coisas que podiam controlar a religião e a palavra de Deus (lei), e aplica-las cegamente as situações do dia a dia). Sempre que confrontados por Jesus, reagiam de forma negativa, reagiam as verdades do evangelho e a todos os que eram beneficiados pelo salvador.
Estavam presos a letra e não ao Espirito. Julgavam as pessoas implacavelmente (achavam-se mais santos do que os outros - Leia Marcos 12.38-40, Marcos 12, Lucas 18. 1 -14), se preocupavam mais com as coisas do que com as pessoas. Estavam mais presos ao sistema religioso, do que, com a religiosidade saudável.
Ligavam-se muito mais a aparência do que ao coração. Está era a triste realidade dos judeus e dos reativistas atuais. A pessoa se isola dentro de um mundo criado por ela, e não se dá a oportunidade de crescer espiritualmente. Ela acha que é muito santa para conviver com as pessoas é incapaz de amar e se importar realmente com alguém. Por outro lado nunca conheceu o verdadeiro amor de Deus. Não era assim que agiam os "doutores da lei" e os fariseus?
Para se vencer a barreira do reativismo, é preciso abrir de fato o coração pra Jesus. Nascer do Espirito.
Jesus espera que sejamos Proativos.
Ele nos deu o exemplo. Jesus via as oportunidades e sempre as aproveitava. Ele era proativo por excelência. Jesus não perdia a oportunidade de guiar as pessoas, de estar perto delas de lhes abençoar.
Ele se preocupava com o bem estar de todos. Usava a palavra de Deus para anunciar o reino. Para desanuviar as mentes. Orava pelas pessoas, as abraçava, era amoroso com elas. Sempre tinha uma palavra de vida - Leia os evangelhos.
Um outro exemplo bem claro de pessoas reativistas e proativas, encontramos na passagem de Números 13- Quando Moisés envia os 12 espias, para observarem a terra prometida. 10 daqueles homens, mesmo vendo as maravilhas que os esperavam, chegaram a Moisés e deram um relatório negativo. Somente Josué ( que depois se tornou o líder do povo) e Calebe, deram um relatório positivo. Eles eram homens proativos.
Criam verdadeiramente em Deus, e entendiam seu papel no mundo. Sua responsabilidade diante de seu povo. eram corajosos, não se escondiam atrás de uma fé fraca e desobediente. Conheciam Deus de fato!
Aqui está a diferente entre ser reativista (alguém que vive sem causar impacto na vida das pessoas e do mundo) e ser proativo (alguém que realmente faz a diferença). Jesus em todo o tempo fez a diferença na vida das pessoas. Ele nos deixou seu exemplo. Precisamos sair do nosso conforto e ser luz pra este mundo.
Precisamos sair do casulo que nos prende e renascermos em Cristo. Os grandes cientistas, navegadores, exploradores, conquistadores, artistas, cantores etc, são pessoas proativas. Não tem medo de viver.
Entendem sua missão no mundo. Como alguém que diz amar a Deus, pode se esconder?
Conclusão: O que o Pai requer de nós, filhos amados, e que sejamos proativos. Ousados, intrépidos, eletrizantes, entusiasmados. Ele não nos chamou para vivermos mecanicamente. Presos a um sistema arcaico, em relacionamentos mecânicos. Ele espera que sejamos sinceros, transparentes que façamos a diferença. Precisamos entender nossa missão na terra. Trabalharmos duro para promover o bem estar de todos e o crescimento do reino de Deus. Vamos lá! Jesus espera de nós que: Testemunhemos em todo o tempo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário