domingo, 30 de março de 2014

Não estejais ansiosos por nada.

Leitura Bíblica: Filipenses 4.6,7- Não andeis ansiosos de coisa alguma; porém sejam conhecidas,diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus.

Mateus 6.25,27,28,29,33 e 34- Por isso, vos digo:não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?
Qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado (46 centímetros) ao curso de sua vida? E porque andais ansiosos quanto ao vestuário? Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem salomão em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.
Buscai, pois, em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.

Introdução: A preocupação ansiosa, demonstra falta de fé e confiança no cuidado de Deus. Um pássaro como nos mostra o texto, não se preocupa com seu destino. E Deus cuida de todos eles. Se Deus cuida da natureza, com certeza ele cuidará de todos aqueles que confiam e esperam nele. o problema que muitas pessoas enfrentam é: o que priorizar para ter as necessidades diárias supridas? O texto ensina: Nossa intimidade com Deus. Devemos fazer do governo soberano de Deus e do correto relacionamento com ele, a mais alta prioridade de nossa vida. Deus é justo, e se priorizarmos nossa vida com ele, nada nos faltará.
Quando nos preocupamos em demasia, a ponto de muitos adoecerem, demostramos nossa total falta de fé no cuidado de Deus. A preocupação é incoerente com a fé. Fé é ter certeza de que, as coisas, acontecerão no tempo certo, sob, os cuidados de Deus. Portanto cabe a nós esperar e descansar em Deus.

O que é Ansiedade?

É uma reação de quem se sente desamparado (a). O Problema fica maquinando dia e noite na mente da pessoa. Se fizermos o que está ao nosso alcance, Deus fará o papel dele. Não adianta ficar frustrado ou com sentimento de revolta por não resolver algumas questões. Quem tem fé, sabe, que, Deus tem o controle de tudo. A fé amadurecida, nos leva a descansar em Deus.

Existem alguns tipos de ansiedade.

* Gary Collins em seu livro: " Aconselhamento Cristão" (pag 51 Editora Vida Nova), mostra alguns tipos mais comuns de Ansiedade.

Ansiedade Aguda- Aparece de repente e com grande intensidade, mas é de pequena duração.

Ansiedade Crônica- É persistente e de longa duração, mas de pequena intensidade.

Ansiedade Normal- Manifesta-se quando existe uma ameaça real ou uma situação de perigo. Ela pode ser controlada e reduzida, quando as circunstâncias exteriores se modificam.

Ansiedade Neurótica- Sentimentos exagerados de desespero e medo, mesmo quando o perigo é pequeno ou inexistente.

Ansiedade Moderada- É desejável e sadia. Motiva e ajuda as pessoas a evitarem situações de perigo levando a um aumento da eficiência.

Ansiedade Intensa- Pode diminuir o período de atenção, dificultar a concentração, afetar negativamente a memória, prejudicar a capacidade de realização, interferir na solução de problemas, bloquear a comunicação eficaz, despertar o sentimento de pânico e algumas vezes causar sintomas físicos desagradáveis, tais como paralisia ou terrível dor de cabeça.

* A Ansiedade, muitas vezes é o resultado de pensarmos (consciente ou inconscientemente), que Deus não é maior que nossos problemas.

Conclusão: Jesus nos dá quatro conselhos em Mateus 25.34: 
Reconheçam que sozinhos, vocês não podem mudar nada em suas vidas (versículo 27).
Entendam que Deus sabe o que necessitamos ( versículo 32-b)
Busquem em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça ( versículo 33).
Resolvam primeiro o problema do dia de hoje (versículo 34).

O apostolo Paulo ( quem conhece sua história, sabe, quantos problemas ele enfrentou), nos dá 3 conselhos.
Levem os problemas diante de Deus (Filipenses 4.6).
Ocupe sua mente com coisas boas (Filipenses 4.8).
Pratique o que aprendeu com Cristo (Filipenses 4.9-a).

o resultado de tudo isto está no versículo 9-b: ... e o Deus da paz será convosco.

Lembre-se: a tradução para Emanuel é Deus conosco.
Se aprendemos no versículo 7 de Filipenses 4, que a paz de Deus, irá guardar nossas mentes e corações no versículo 9, há garantia de que o próprio Deus da paz estará conosco e não nos abandonará.

Não temas nem esteja ansioso (a), confie em Deus e ele te dará a sua vitória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário