domingo, 23 de março de 2014

O compromisso é mais importante do que o talento.

Leitura Bíblica: 1 Coríntios 15.58- Portanto meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no senhor, o vosso trabalho, não é vão.

Introdução: Quantas pessoas valorizam mais o talento do que o compromisso? Ter talento não é sinônimo de ter compromisso.

Existem centenas de artistas, cantores e profissionais de diversas áreas que tem muito talento, mas falta-lhes comprometimento.
O que é Talento? Talento vem do latim, e é o dom natural de alguém para realizar determinada atividade. Como por exemplo: cantar, jogar futebol, cozinhar, dirigir, esculpir, tocar bem um instrumento etc...).

E o que é Compromisso? É a forma pública ou não, de se vincular, ha algo ou alguém. Tem ha ver com assumir uma obrigação com um determinado objetivo e levar até o fim. Ser perseverante, constante, inabalável como cita o Apostolo Paulo no texto de Coríntios.

Existem várias formas de Compromisso: Compromisso religioso, Amoroso, Compromisso de negócios etc.
A ideia bíblica de compromisso é: assumir uma responsabilidade no Reino de Deus para desenvolver determinada tarefa e não desistir. É fazer com amor o que lhe for proposto na obra visando o crescimento do Reino e a salvação da humanidade.

Faça o seu melhor da melhor maneira possível.

A bíblia ensina que tudo o que nos vem as mãos para fazer devemos fazer conforme nossas forças (Eclesiastes 9.10).  Há pessoas talentosas por todo o mundo. Nossos talentos são um presente de Deus.
Ninguém faz o que nos fazemos do nosso jeito. Ou fará melhor, ou pior, mas nunca do nosso jeito.

A sociedade de uma forma geral, valoriza muito que tem talento. Podemos observar isto na carreira de muitos desportistas, cantores, ou profissional de outra área. Pessoas que tem talento, são tratadas como especiais.

Alguns estudiosos do talento, entre eles, Willian Barnet, da Universidade de Stanford, perceberam que não basta ser talentoso. É necessário um ingrediente importantíssimo: Compromisso.
O Compromisso vence o talento. Pessoas talentosas somente se envolvem enquanto as coisas vão bem.
Na hora da crise, do aperto financeiro ou não, dos problemas, das lutas, somente quem tem compromisso segue em frente.

Andy Stanley, afirma que o Compromisso deve ser a base do talento. Por exemplo, contratar alguém somente por causa do talento é um grande erro. Ou entregar um cargo pra alguém seja na Igreja ou numa empresa também.

Deve ser por isto que Jesus, enfatizou a importância do Compromisso: " Se alguém quiser vir após mim" (Lucas 9.23). O chamado não se deu por causa do talento dos discípulos, mas do comprometimento que eles estariam assumindo se o seguissem.

Nossas Igrejas estão cheias de pessoas talentosas, e vazias de pessoas com compromisso. Muitos são influenciados pelo que o outro pode oferecer por ser talentoso. E esquecemos de pensar no quanto a pessoa é comprometida. O correto é pensarmos: Quantos seguirão em frente, quando vierem as crises?
Para só então escolhermos alguém para realizar algo. Moisés saiu do Egito com centenas de homens, mulheres e crianças. Mas somente um foi escolhido para liderar o povo: Josué.

Talvez não fosse o mais talentoso entre seus compatriotas, mas Deus viu nele, comprometimento com sua obra. Perseverança, Ousadia, Vontade, Responsabilidade. Compromisso, tem à ver, com vinculo, aliança, promessa.

Conclusão: Precisamos olhar para o futuro e pensar nas batalhas que virão, no quanto precisaremos estar convictos de nosso amor a Cristo e sua obra. E sabermos que somente pessoas comprometidas, permanecerão firmes até o fim. Não basta escolher os mais talentosos, mas sim os mais comprometidos.

Precisamos pensar: Está pessoa estará firme se vierem as dificuldades? Qual seu grau de comprometimento com Deus? Ela tem dado provas deste comprometimento? Se a pessoa não se compromete com Cristo, ela jamais será perseverante em algo que faça. Tomar a Cruz é seguir em frente por amor ao Senhor, independente do que venha contra. É realizar sua missão até o fim. Não desistir nunca.

Você tem sido assim? Tem usado seu talento e sido comprometido (a)? Jesus chamou homens e mulheres dispostos a segui-lo. Você está disposto (a) a segui-lo? Que Deus possa nos dar discernimento, para que possamos nos comprometer com sua palavra, com sua obra e com ele acima de qualquer coisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário