Isaías 53.4,5,6,- Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputamos por aflito ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos trás a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de todos nós.
Introdução: A bíblia é muito clara, quanto aponta para Cristo, como o bom Pastor. Os homens viviam desgarrados e longe da presença do Pai. Jesus movido pelo amor, aceitou conduzir a humanidade pelo caminho que leva a Deus. Ele se doou de tal maneira que ofereceu sua própria vida para que pudêssemos ter a nossa vida de volta. A pena que teríamos que pagar, foi paga por ele, como resultado ele desfez em nós, os efeitos do pecado.
O cuidado que precisamos ter com os falsos pastores.
Como vimos, o verdadeiro pastor, da a sua vida por suas ovelhas. Mas precisamos estar atentos, para não seguirmos os falsos pastores. Muitas pessoas por inocência, ou por ignorar os ensinamentos da palavra, são enganadas por lobos, que se dizem pastores. Existem algumas classes de pastores que precisamos evitar.
- Pastores libertinos : São aqueles tipo de pastores que tentam arrebanhar pessoas, passando para elas a figura de um evangelho bonzinho, de um Deus que atura qualquer coisa, que não exige nada de ninguém. Dão aos jovens aquilo que lhes dá prazer. Se é show, porque não? Nunca os repreende discípula ou mostra-lhes a verdade de Cristo. Este tipo de pastor está acostumado a abolir os ensinamentos bíblicos, mascarando os pontos que chama a responsabilidade dos jovens, que os exorta a uma vida santa e separada do erro. Enfim, tentam passar um evangelho mamão com açúcar, sempre no intuito de atrair o maior numero de jovens possíveis e também adultos. Quem não gostaria de ter um pastor assim não é mesmo. Quem não gostaria de se apresentando a palavras que massageiam o ego e não exigem compromisso nenhum? Cuidado com estes pastores.
- Pastores ecumênicos- Eles ensinam que a unidade e o amor são as coisas mais importantes na caminhada cristã. Assim evitam confrontar o erro de suas ovelhas e estão sempre abertos, a abraçar outra fé, mesmo que fira o ensinamentos de Cristo. Fazem a politica da boa vizinhança. O importante é passar a figura de bonzinho, que não critica ninguém, que entende todo mundo. Que aceita as heresias, para não arrumar "problema" com ninguém. Certa vez alguém disse: Se um cão protege seu dono, como posso eu não me incomodar quando a verdade da Palavra é atacada? O importante para o pastor ecumênico e se aproximar dos outros, mesmo que vivam longe de Cristo. Mesmo que vivam no pecado. Fazem até eventos junto se forem convidados com outras religiões. Ao invés de levarem as almas salvas para longe dos falsos ensinamentos, as levam para participar destes eventos. A fonte de água viva que desce do trono de Deus, não é suficiente para eles, pois em detrimento ao confronto, aceitam tudo e bebem de todas as fontes.
Preferem o louvor dos homens do que o louvor de Deus por serem bons mordomos. Enganam-se, pois não pode haver unidade, longe da sã doutrina. Qualquer "unidade" que fira os preceitos bíblicos, não passa de perigosa e enganosa.
- Pastores que ensinam somente sobre prosperidade- Estes pastores pertencem aquele grupo que ensinam que Deus e como uma caderneta de poupança. Quanto mais você dá, mais recebe. Ensinam que tudo é possível ao que crê. Que temos direito a tudo. Que podemos pedir a Deus qualquer coisa. Sera?
E a vida de nossos irmãos mártires? Será que eles tinham menos fé do que nós. E a vida de Paulo que passou privações de todas as formas. Será que ele era menos crente do que nós? E a vida de milhões que são assassinados por seu amor a Cristo. Será que merecem menos do que nós? E a vida de José que foi vendido como escravo por seus irmãos. De Jacó que teve que fugir para não ser morto por seu irmão? A vida de Moisés que se sacrificou tanto e não entrou na terra prometida? Estes pastores não examinam as escrituras para ver o que ela ensina. Você já estudou sobre a vida dos discípulos de Cristo? Estude e verá, que o verdadeiro cristão, não serve pra ganhar riquezas, mas sim por saber que sem Deus não passa de um miserável. Que servir o Deus do universo, é por si só a maior recompensa.
Pastores réprobos- É o pior tipo possível. Estes talvez estejam em ultimo lugar na pirâmide dos falsos pastores. São aqueles que entregam-se ao mal a falsa doutrina, tem casos extra conjugais com várias mulheres. Não creem verdadeiramente nos ensinamentos bíblicos. Ensinam um monte de inverdades. Baseiam seus sermões não naquilo que a palavra ensina, mas naquilo que acreditam ser certo. São uma vergonha pro evangelho. Vivem uma vida dupla. Nunca nasceram de novo.
Pastores sem convicção de seu chamado- São os turistas da fé. Igreja pra estes não passa de um emprego de onde tiram seu sustento. Não estão nem um pouco preocupados com a vida espiritual das ovelhas, pois na verdade não sabem o que estão fazendo diante do rebanho. São incapazes de se envolver com os problemas do rebanho. São aqueles que desligam-se do rebanho, tão logo acaba o culto. Chegam ao ponto de desligar o celular, ou atender alguém fora do tempo que dão pro ministério.
Conclusão: Existem ainda outras classes de pastores que precisamos evitar. Talvez você conheça alguns que não foram relacionado aqui. O importante é: OLHE PARA O AUTOR E CONSUMADOR DE NOSSA FÉ, JESUS". Ele é o verdadeiro pastor.
* Aquele que deu sua vida pelas ovelhas,
* Que vai em busca da ovelha ferida,
* Que as conduz a pastos verdejantes,
* Que as alimenta com o melhor que recebe do Pai,
* Que conduz seu rebanho em segurança,
* Que está 24 horas a disposição do rebanho.
* Que ama todas as ovelhas da mesma forma,
1 Pedro 5.4 diz: Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar recebereis a imarcescíveis coroa da glória.
Que possamos como ovelhas que amam seu Pastor, nos mantermos santos, separados do pecado, e nos deixar conduzir, pela voz do Unigênito do Pai, para que possamos nos parecer a cada mais com ele. Dê a Jesus, o bom Pastor. Toda honra que lhe é devida. Ele, somente ele, nos conduz a pastos verdejantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário