Leitura Bíblica: Efésios 1.22,23- E pôs todas as coisas debaixo do pés, e, para ser o cabeça sobre todas as coisas, o deu a igreja, o qual é o seu corpo, a plenitude daquele que a tudo enche em todas as coisas.
Efésios 2 19,20,21,22- Assim, já nãos sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da família de Deus, edificados sobre o fundamento dos apóstolos e profetas, sendo ele mesmo, Cristo Jesus, a pedra angular, no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor, no qual também vós juntamente estais edificados para habitação de Deus no Espirito.
Introdução: A igreja existe em Cristo e através de Cristo e, por isso, ela é uma realidade distinta do Novo Testamento. A igreja é a família e o rebanho de Deus (Jo 10.16, Ef 2.18; 4.6; 1 Pe 5.2-4). A igreja é santa, porque é consagrada a Deus, é universal e é apostólica, porque esta fundamentada no ensino dos apóstolos.
Mas seguindo a verdade em amor, cresçamos naquele que é a cabeça, Cristo ( Ef 4.15).
Equívocos das igrejas com propósito.
Onde eles erram?
- Em primeiro lugar no conceito de que se dá "certo" é bom!
* Nem sempre os fins justificam os meios- Em outras palavras, usa-se métodos que supostamente funcionam e proporcionam resultados a curto e médio prazo.
O
pragmatismo é abraçado cegamente deixando de lado ou até mesmo combatendo princípios corretos e legítimos, e, dentro do contexto bíblico.
* Pragmatismo é um principio ou filosofia, que consiste em validar e aprovar um método usado para atingir determinado objetivo. Busca-se o resultado a qualquer preço! Mesmo que isto esteja em desacordo com a palavra de Deus.
Vale tudo. O negócio são resultados rápidos, visíveis e impressionantes.
Outro grave erro das igrejas com proposito, é, seguir instruções e ensinamentos de homens.
Existem centenas de livros que tem a pretensão de ensinar como fazer um ministério crescer, como um passe de magica. E a bíblia onde fica?
Um dos autores mais conhecidos destes materiais, chama-se
Rick Warren (pesquise sobre quem ele é)- Este homem é um Herético, Neo Evangélico e apóstata. Da mundana igreja de Saddleback Church na Califórnia, USA. Esta Igreja que nem o nome Batista possui (para não ofender os descrentes) é afiliada da Convenção Batista do Sul dos Estados Unidos. A filosofia desse modelo de crescimento (na verdade inchaço) é rotulada de
"cultura relevante", ou seja, um nome bonitinho para despistar o mundanismo.
Este desnorteado guru a despropósito confessou:
"Nós não estamos falando sobre doutrinas". Isto mesmo!
Pasmem! É com este lixo que centenas de lideres de nossas igrejas tem se encantado.
A bíblia ensina:
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina... (1 Tm 4.16).
E faz um alerta:"
Porque virá o tempo que não suportarão a sã doutrina"... (2 Tm 4.3).
"Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem Deus"...(2 Jo.9).
Se um pregador não prega doutrina, e sã doutrina, que peça demissão, entregue seu cargo e vá fazer qualquer outra coisa. É por isto que vemos tantos "analfabetos nas escrituras" e tanto escândalos nas igrejas.
Será que homens assim realmente creem na palavra? Eles e suas diabólicas Bíblias na Linguagem de Hoje, Bíblias Revisadas etc...
- Bem profetizou Shaeffer no seu livro monumental " The Great Evangelical Disaster" ( O Grande desastre Evangélico): Um grande segmento do mundo evangélico tem se seduzido pelo espirito do mundo dessa era atual.
Rick Warren foi aluno do Southwestern Theological Seminary, Fort Wort, Texas- Uma escola liberal, herética e mundana. Inspirou sua filosofia em ninguém menos que Robert Schuller, um universalista (que defende que todo mundo é salvo, não precisa de Cristo), que nega totalmente o evangelho e é um dos maiores heréticos dos Estados Unidos e pastor da Catedral de Cristal em Los Angeles. Warrem palestrou no instituto de Schuller onde estavam até lideres de denominação sodomita: Metropolitan Community que foram aprender da
"Igreja Com Propósito". Tudo o que é bíblico e tradicional é considerado ultrapassado.
Estes modismos tem gerado crentes sem convicção, superficiais, sem raízes, fúteis, sem transformação de vida. A preocupação deste tipo de movimento é agradar as massas. Rick Warren, saiu pela vizinhança pesquisando sobre que tipo de igreja eles gostariam de ter. Em cima das respostas daquelas pessoas, ele fundamentou seu trabalho. Os jovens querem farra. Vamos dar diversão pra eles!! Os adultos não querem ser confrontados por palavras que os chamam à uma vida de santidade? Vamos dar-lhes um evangelho mamão com açúcar. o importante é o bem estar das pessoas.
Como todo pastor gnótico Warren se acha iluminado e chegou ao ponto de admitir que teve uma revelação divina, para agir segundo sua visão. Na realidade sua visão é: "pensamento exponencial é adicionar um zero a qualquer número que você tenha em mente". Será esta a igreja de Cristo? Não! Pois não é bíblica!
O que Warren pretende e propõe é: Escolha uma fatia do mercado que pretende atingir. Se uma igreja de ricos, ou pobres, de pessoas jovens, ou adultos, ou até uma igreja mista. E mãos a obra. Se você tiver pessoas que pensam igual, fica fácil ludibria-las. De preferência aos novatos na fé. São mais fácil de engabelar. Faça-os seus líderes. Massageie seus egos. Os elogie!
A boa igreja não é aquela que proporciona um bom show, impessoal, artificial, mas aquela onde encontramos a nutrição espiritual da comunhão fraternal com os que, sabem nosso nome, onde todos são iguais, onde as pessoas amam a verdade, onde Cristo é o centro, onde todos buscam santidade e vivem de acordo com os ensinamentos bíblicos. Onde não o homem é glorificado, paparicado e tenha seu ego massageado, mas, Cristo é o centro de tudo.
A igreja de Cristo é:
Guiada pelo Espirito Santo;
Apaixonada por Cristo;
Aquela que ama, prega e ensina a palavra;
Aquela em que seus membros tem prazer na lei do Senhor e nela medita de dia e de noite;
Pura, imaculada, santa;
Aquela que, está sempre pronta a ir em busca do perdido;
Aquela que, sabe, que o crescimento quem dá é Cristo;
Aquela que, a liderança e experimentada na fé e é exemplar;
Aquela que, aborrece a mentira;
Aquela que, odeia o pecado;
Aquela que, esta sempre pronta a se esvaziar para que Cristo cresça;
Aquela que, odeia tudo o que é mundano;
Aquela que abomina o modismo e falsos ventos de doutrina;
Aquela que, pratica o amor de uma forma geral e não somente por afinidades;
Conclusão: O crescimento do reino é um sonho de todo aquele que ama Cristo e sua igreja, mas não podemos em detrimento de um sonho de crescimento, abrirmos as portas de nossos templos para qualquer vento de doutrina, baseadas em estratégias humanas. Não podemos ignorar o valor do discipulado. Da santidade, do testemunho.
Cuidado com os métodos miraculosos!! Examinai tudo, retem o que bom!
Uma igreja não pode apenas ter o crescimento como finalidade. Ela precisa se preocupar em gerar frutos sadios. Membros que permaneçam.
A igreja que pretende ter um crescimento saudável, não pode ignorar a instrução do apostolo Paulo: "A igreja na verdade, tinha paz por toda a Judeia Galileia e Samaria... Porque? Edificava seu caminho no temor do Senhor; e, no conforto do Espirito Santo, crescia em número. (Atos 9.31).
Qualquer pretenso crescimento que não esteja, fundamentado em Cristo, no temor a Deus, no conforto do Espirito Santo e na prática e vivencia diária da palavra não pode ser levado a serio.