1 Tessalonicenses 5.19- Não apagueis o Espirito.
Introdução: Você sabe qual o papel do Espirito Santo? Como você se relaciona com ele?
Em ambas as línguas, tanto no grego como no hebraico, os vocábulos usados para o Espirito Santo enfatizam santidade. As expressões mais frequentes no Antigo Testamento são o Espirito de Deus (como em Gênesis 1.2- o Espirito de Deus pairava sobre a face das águas) ou o Espirito do Senhor, os quais ocorrem várias vezes. Por toda a escritura a palavra Espirito é escrita com letra maiúscula, para referir-se ao Espirito de Deus.
Como ele atuou no Velho Testamento?
- Na criação : A primeira vez que a palavra Espirito aparece na Bíblia é no relato da criação, em Gênesis.
Ele é o poder criativo de Deus que traz ordem ao caos. O Salmista faz corro a esta afirmativa quando relata- " Pela palavra do Senhor foram feitos os céus, e todo o exército dele pelo sobro da sua boca (Sl 33.6). Foi por meio do sopro de Deus, que Adão se tornou alma vivente ( Gn 2.7). Jó também afirma que o Espirito do Senhor o criou e que recebeu vida por meio do sopro do todo poderoso ( Jó 27.3;32.8;33.4;34.14-15).
- Como uma pessoa : O Espirito Santo é uma pessoa distinta na trindade. Ele não é uma força, uma energia como alguns de maneira equivocada entendem. Os levitas pediram a Deus que os enviasse o Espirito Santo, para os ensinar (Ne 9.20). Davi perguntou: Para onde me irei do teu Espirito? Para onde fugirei da tua face?
(Sl 139.7). Isaías escreveu que o povo entristeceu o Espirito Santo e tornou-se inimigo dele (Is 63.10-12).
-Na profecia : A manifestação do Espirito é evidente na vida dos profetas, os quais transmitiam ao povo o que o Senhor lhes falava. Tornavam-se porta vozes de deus quando o Espirito descia sobre eles. O profeta Isaías declarou que o Espirito do Senhor estava sobre ele ( Is 61.1), o que foi cumprido plenamente em Jesus (Lc 4.18). O rei Davi antes de morrer declarou: "O Sspirito do Senhor fala por mim e a sua palavra esta na minha boca" (2 Sm 23.2).
-Com poder : O Espirito frequentemente incitava uma pessoa e a enchia de poder, como aconteceu com Sansão (Jz 13.25). O Espirito Santo capacitou Gideão, a convocar 300 homens, para lutar contra os opressores de seu povo (Jz 6.34).
Quando o profeta Samuel, ungiu Davi para ser rei, o Espirito do Senhor se apoderou dele. o Espirito também capacitou Bezalel e Aoliabe e outros com capacidade e inteligência para construírem o Tabernáculo
( Ex 31.2-4; 35.31).
Na Escatologia : A recepção universal do Espirito Santo foi anunciada profeticamente séculos antes do derramamento dele no dia do Pentecostes ( At 2.17-21). Deus falou por meio do profeta Joel: " E, depois derramarei o meu Espirito sobre toda a carne, e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões. até sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espirito ( Jl 2.28,29).
O Espirito no Novo Testamento.
-Em Atos : Uma nova dispensação, começa no NT com o derramamento do Espirito Santo, em Pentecostes. As palavras que Jesus disse sobre o Espirito, o qual habitaria no meio de todo o seu povo, foram cumpridas na vida dos apóstolos e continuam a agir na vida de todos os crentes até hoje.
-Nas epístolas Paulinas : Através de muitas cartas, Paulo apresenta uma teologia do Espirito Santo muito mais desenvolvida do que a de qualquer outro escritor do Novo testamento. Ensina sobre o relacionamento do Espirito Santo com o Pai e com o Senhor Jesus Cristo. Instrui os cristãos sobre a obra, os dons, o poder e a presença do Espirito Santo.
Conclusão: Em 1 Coríntios 12.13, Paulo declarou que: "todos nós fomos batizados em um só Espirito, formando um só corpo, quer Judeus, quer Gregos, quer servos, quer livres, a todos foi dado o beber de um só Espirito. O apostolo incluiu a palavra "todos", para enfatizar que todas as pessoas, de todos os lugares do mundo, podem recebe-lo através de Jesus Cristo. O corpo de Cristo (a igreja) é universal, e composta por todos aqueles que são selados pelo Espirito Santo da promessa, através da confissão dos pecados e da indicação de Cristo como Senhor de suas vidas.
o Espirito Santo trabalhou na formação das escrituras e agora se empenha em sua aplicação na vida dos cristãos. Ele fala com as pessoas através das escrituras ( At 28.25; Hb 3.7; 9.8; 10.15).
A palavra de Deus é a espada do Espirito (Ef 6.17). Ele é como o orvalho que desce invisível sobre a Terra, embora seus resultados sejam visíveis. Deus abençoa seu povo por meio do Espirito Santo e concede-lhes a benção trinitária da graça de Cristo, do amor de Deus e da comunhão do Espirito Santo (2 Co 13.13).
Nenhum comentário:
Postar um comentário