sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

O Reino de Deus

Leitura Bíblica: João 14.2,3,4- Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos recebereis para mim mesmo, para que onde eu estou, estejais vos também.

Introdução: Jesus prometeu a seus servos, preparar um lugar no céu para recebe-los.
O Espirito Santo prepara os redimidos para este encontro.
Em João 1.51, Jesus se comparou a uma escada entre o céu e a terra. Ele se apresentou como aquele que leva o seu povo para o céu. Jacó teve um sonho em que uma escada ligava a terra ao céu (Gn 28.12).
Jesus se apresentou como a realidade para a qual a escada apontava.

Aprendendo sobre o Reino de Deus.

O termo Reino de Deus percorre ambos os testamentos, focalizando o propósito de Deus para a história mundial. No Antigo Testamento, Deus declarou que exerceria a sua soberania (Dn 4.34-35) governando a vida e circunstâncias do povo, através do seu Rei escolhido, o Messias Davídico (Is 9.6-7) na idade áurea da benção.

Esse reino veio com Jesus e é conhecido onde quer que o senhorio de Cristo é reconhecido.
Jesus está entronizado no céu como soberano sobre todas as coisas (Mt 28.18; Cl 1.13), Rei dos reis e Senhor dos senhores (Ap 17.14; 19.16).
A idade áurea da benção é uma era de salvação do pecado e de comunhão com Deus, que leva a um futuro estado de completa alegria, num universo reconstruído.
Este reino esta presente em seus começos, porém a sua plenitude será no futuro; em certo sentido, já está aqui, mas num sentido mais pleno, ainda virá ( Lc 11.20; 16.16; 17.21; 22.16,18-,29-30).

O reino veio trazendo a graça, mas também juízo, exatamente como João Batista, seu precursor, tinha dito (Mt 3.11-12). Os que recebem a palavra de Jesus e lhe confiam seu destino encontram misericórdia, enquanto os que não o fizeram foram julgados.

O evangelho de Cristo é o evangelho do reino (Mt 4.23; 24.14; At 20.25; 28.23,31), as boas novas da justiça, paz e alegria no Espirito Santo.
A vinda do reino significou um novo estágio no programa redentor de Deus. Tudo aquilo que era típico, temporário e imperfeito nas disposições que Deus fez para a comunhão de Israel com ele tornou-se coisa do passado. O Israel de Deus, a semente de Abraão, foi revelada como a convivência de crentes em Jesus (Gl 3.16,26-29). o Espirito foi derramado, e um novo modo de vida passou a ser uma realidade para este mundo.

O reino de Deus está ao alcance de todos os homens que o buscam através de Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário