quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

Justificados em Cristo.

Texto Bíblico: Romanos 1.17- visto que a justiça de Deus se revela no evangelho, de fé em fé, como está escrito: O justo viverá por fé.
Romanos 3.21 e 23- Mas agora, sem lei, se manifestou a justiça de Deus testemunhada pela lei e pelos profetas; justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo, para todos ( e sobre todos) os que creem; porque não há distinção...

Introdução:  Uma vez que a justiça de Deus foi revelada a todos os homens, ela deve ser aceita e
recebida através de Cristo, o único pelo qual o homem pode ser justificado diante de Deus.

O que significa ser justificado?

Justificação é o ato de Deus pelo qual ele perdoa pecadores e os aceita como justos por causa de Cristo.
Por este ato, Deus endireita permanentemente o anterior relacionamento alienado (sem Cristo) que os pecadores tinham com ele. Esta sentença justificadora é a concessão por Deus de um status de aceitação de pecadores por causa de Jesus Cristo ( 2 Co 5.21).
O juízo justificador de Deus parece estranho pois declara justificados os pecadores. Parece ser exatamente o tipo de ação injusta praticada por um juiz ( livrar pecadores de seu juízo ). Mas isto não acontece por mérito humano, e sim por causa de Jesus.

O que fazer para ser justificado?

Para ser justificado, ou inocentado de seus erros e ter seu relacionamento restituído com Deus, o homem pecador precisa abrir seu coração para Cristo. Pois Cristo cumpriu na cruz o que seria necessário que o homem cumprisse. Fosse sacrificado por seus erros. Cristo então por amor a humanidade e cumprindo o desejo do Pai se entregou, como sacrifício puro, santo e agradável a Deus, e deu ao homem, a oportunidade de viver através dele. Pagando com Deus de uma vez, a dívida de todo aquele que o busca e se refugia nele.
Uma vez justificados em Cristo, Deus nunca mais voltará atrás e condenará o homem. A justiça de Cristo foi creditada a nosso favor ( Rm 18.19). Estar justificados é estar eternamente seguros ( Rm 5.1-5; 8.30).

Conclusão:  O meio necessário para a justificação é a fé pessoal em Jesus Cristo como salvador crucificado e como Senhor ressurreto ( Rm 4.23-25; 10.8-13 ). a fé é necessária porque o fundamento meritório de nossa justificação está totalmente em Cristo. Ao nos entregarmos a Jesus, em fé, ele nos concede seu dom de justiça, de modo que no próprio ato de "fechar com Cristo"- como os mais antigos mestres reformadores diziam- recebemos o perdão e a aceitação de Deus, que não podemos encontrar em nenhum outro lugar ( Gl 2.15-16; 3.24 ). Não há quem por sua própria justiça, possa ser justificado diante de Deus. Somente Jesus Cristo pode desempenhar este papel. Jesus é a ponte, a porta, o único caminho, pelo qual o homem pecador, pode ser religado há Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário