levantou-se da ceia, tirou a vestimenta de cima e, tomando uma toalha, cingiu-se com ela. Depois deitou água na bacia e passou a lavar os pés dos discípulos e enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.
Introdução: Você ama a Cristo? Está disposto a seguir seu exemplo?
Jesus e seus discípulos estavam no cenáculo reunidos para a ceia. Estava próximo o dia em que ele voltaria pro Pai. Jesus então dá o maior exemplo de humildade que alguém poderia demonstrar.
Ele veio para servir.
É muito comum, seres humanos gostarem de ser servidos. Independente de que parte do mundo a pessoa seja, todos adoram ser servidos. Lavar os pés num lugar poeirento, onde as pessoas andavam de sandálias, era um sinal de hospitalidade. Esta tarefa era realizada geralmente pelo membro mais humilde da família.
O que poderia levar Jesus a tamanho gesto de humildade? Amor. Como nos revela o versículo 1.
Jesus ama tantos aqueles que o buscam, que não teve o menor receio, e nem orgulho, de demonstrar isto.
O filho de Deus nos deu o exemplo de como se deve amar!
O que fizeram aqueles homens para merecer tamanha demonstração de amor e carinho? Definitivamente nada! Isto é graça. Algo que o homem não merece e nunca vai merecer! Não a obtemos por mérito. O favor de Deus não se conquista por mérito humano. Simplesmente ele resolveu dar! Pois, por mais que o homem faça, ele não é digno de nada da parte de Deus!
Jesus o Senhor do universo, o Filho de Deus, o capitão da equipe do Senhor, titular em qualquer equipe da galáxia. Lavou pés. Isto mesmo que você esta lendo! Ele lavou pés.
Num mundo cheio de pessoas presunçosas, orgulhosas, arrogantes, soberbas. Jesus lavou pés!!
Você seria capaz de lavar os pés de alguém?
Pés são sujos, mal cheirosos, são feios. Talvez dar um abraço em alguém, enxugar as lágrimas de alguém, dividir um pedaço de pão, ou outra coisa qualquer nós até faríamos. Mas lavar pés!
Ninguém tira foto de pé e coloca na moldura. Ou guarda a foto dos pés de alguém como recordação!
Mas aquilo que ninguém gosta de fazer, Jesus fez para nos dar o exemplo.
Quanta vezes gritamos a plenos pulmões, " EU AMO AS PESSOAS". Será que seu amor o levaria demonstrar tamanha humildade? O mestre com toda a sua glória. Sabendo que bastaria ordenar e anjos viriam servi-lo. Sabendo que, o que ele quisesse o Pai faria. Amou os homens e demonstrou isto.
Dizemos que amamos e as vezes nem um bom dia damos pra ninguém! Um obrigado.
Jesus tocou as partes mal cheirosas de seus discípulos. Uma tarefa feita por um escravo, por um servo.
Ele fez pra demonstrar seu amor. Depois de um dia de trabalho, quando o senhor da casa chegava, depois de ter caminhado o dia inteiro, com os pés suados e poeirentos. Seu servo mais humilde o esperava há porta com uma bacia de água e uma toalha para lavar-lhe os pés!
Imagine a cena: No cenáculo onde todos estavam, a bacia estava num canto, água no outro, a toalha em outro lugar. Os discípulos se olhando. Talvez pensando: Pedro vai lavar nossos pés. João pensando Judas lavará. Quem sabe Tiago... Quando de repente o Mestre levanta-se, prepara o material, ajoelha-se, e um por um vai lavando-lhes os pés! Ele não excluiu ninguém. Talvez se fizemos tamanho gesto, escolheríamos somente alguns não é mesmo! Os mais próximos, aqueles que nos agradam, que nos elogiam, que são coniventes com nossos erros. Nossos parentes os amigos mais ricos. Enfim aqueles em que tivéssemos mais interesse de agradar!
Jesus ama a todos. Como também devemos amar. A graça de Jesus não exclui nenhuma pessoa.
Ele ama a todos de uma maneira sobrenatural. De uma maneira inexplicável!
Ele deu o exemplo para que seguíssemos: " Se eu, sendo Senhor e Mestre de vocês, lavei-lhes os pés, vocês também devem lavar os pés uns dos outros". Eu lhes dei o exemplo para que vocês façam como eu fiz. (João 13.14-15).
Que cada um de nós, possa ser capaz de demonstrar amor pelos nossos semelhantes.
" Se tivermos Jesus em nossos corações, se ele for o Rei de nossas vidas, isto será possível".
Qualquer gesto que fazemos em benefício de alguém, por menor que seja este gesto, enche o coração de Jesus de alegria. E nos aproxima mais de Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário