Introdução: Até onde você iria para demonstrar sua amizade por alguém? Qual o conceito que você tem sobre amizade? Você acha que ser amigo é concordar com tudo o que o outro faz?
Vamos estudar um pouco, sobre, como a bíblia trata este assunto.
Espero que este artigo. Coopere para seu crescimento.
Meditando sobre amizade.
Amigos tem uma influência muito grande em nossas vidas. Ou para o bem, ou para o mal não é verdade?
Quantas pessoas você conhece que já se deu mal por causa de amizades que não eram sadias? Eu conheço alguns. Da mesma forma, muitas pessoas que conhecemos, mudaram a direção de suas vidas, repensaram seu comportamento e foram abençoados por cauda de seus amigos. Se você é um servo de Cristo, deve estar atento ao que a bíblia ensina sobre este assunto.
Em Provérbios 12.26, lemos: " O justo serve de guia para seu companheiro, mas o caminho dos perversos os faz errar".
" Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau".
( Provérbios 13.20 ).
Em matéria de amizade, nossas escolhas podem determinar nosso destino!! É uma área super importante de nossas vidas que precisamos estar atentos. A bíblia chama Abraão de amigo de Deus, porque ele foi leal ao Senhor ( Tiago 2.23 ). Todos que conhecem a palavra sabem do legado que ele deixou!!
É muito fácil escolher mal. Muitas pessoas que não amam a Deus e nem a sua palavra nos oferecem sua amizade. Algumas vezes podemos influenciar estas pessoas através de nossa fé e exemplo. Mas outras vezes, somos mau influenciados por eles, e comprometemos nossa amizade com Deus! A palavra é: Cuidado com quem você se relaciona. Escolha seus amigos pelo nível de comprometimento que eles tem com Deus.
A instrução de Provérbios 1.10-16 é: " Filho meu, se os pecadores querem seduzir-te, não consintas. Se disserem: Vem conosco, embosquemo-nos para derramar sangue, espreitemos, ainda que sem motivo, os inocentes; traguemo-los vivos, como o abismo, e inteiros, como os que descem as covas; acharemos toda a sorte de bens preciosos, encheremos de despojos a nossa casa; lança a tua sorte entre nós; teremos uma só bolsa. Filho meu, não te ponhas a caminho com eles; guarda das suas veredas os pés; porque os seus pés correm para o mal e se apressam a derramar sangue".
Infelizmente, quantas pessoas são induzidas a usar drogas, a se prostituir, a desrespeitar pai e mãe, a roubar, matar, entrar na criminalidade e cometer toda a sorte de loucuras, porque escolhem mal seus amigos!
Existem "amizades" que precisam ser totalmente evitadas. Mesmo dentro das igrejas.
O Salmo 1.1, chama de Feliz ( Bem aventurado ), aquele que não anda segundo o conselho dos impios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
Como escolher nossas amizades?
O livro de Provérbios nos orienta no capítulo 14.7-9: "Foge do homem insensato, porque nele não divisarás lábios de conhecimento. A sabedoria do prudente é entender o seu próprio caminho, mas a estultícia dos insensatos é enganadora. Os loucos zombam do pecado, mas entre os retos há boa vontade".
* Alguns dos amigos mais perigosos, são aqueles que sempre concordam conosco. Aprovam tudo o que fazemos. Mesmo que nossas atitudes estejam erradas. Eles nunca nos contrariam. Cuidado se você tem amigos assim. A palavra de Deus nos adverte: "Melhor é ouvir a repreensão do sábio do que ouvir a canção do insensato". ( Eclesiastes 7.5 ). O amigo verdadeiro nos corrige, e a pessoa sábia procura ter amigos assim. Os loucos e insensatos, evitam pessoas que os corrigem e os confrontam. Porque não aturam ser criticados, advertidos e nem contrariados. o nome disto é Soberba e Orgulho.
Exemplos de boas e más amizades: Davi e Jônatas - Foram amigos leais um ao outro e ao Senhor por todas suas vidas.
Amnon e Jonadabe- Foram péssimos exemplo de amigos. Quando Amnon intentou estuprar sua própria irmã, foi em Jonadabe que ele encontrou apoio para sua loucura ( 2 Samuel 13. 3-36 ). Os maus conselhos de Jonadabe levaram Amnon a morte.
Rooboão e seus amigos- causaram a divisão das tribos de Israel ( 1 Reis 12.7-11 ).
Seus amigos podem falar coisas que lhe agradem, mas cuidado com suas decisões apoiadas por eles. Eles podem colaborar para sua derrocada moral e espiritual
" Não se esqueça: A amizade com o mundo, gera inimizade contra Deus". Tenha sabedoria para escolher seus amigos. Uma dica interessante é: Seus amigos amam a Deus? Qual o nível de envolvimento eles tem com o Senhor? Se a resposta for duvidosa. Fuja deles.
Estudo edificante , parabéns!
ResponderExcluir